Máquinas e Equipamentos

Braskem aplica 4.0 na produção – Indústria 4.0

Jose Paulo Sant Anna
24 de julho de 2019
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    Plástico Moderno - BrasKem aplica 4.0 na produção ©QD Foto: iStockPhoto

    A Braskem é um exemplo de empresa brasileira que tem investido para adequar suas linhas de produção à tecnologia 4.0. O projeto teve início em 2018. “Estamos engajados para transformar digitalmente as operações de nossas 41 plantas distribuídas no Brasil, México, EUA e Alemanha”, informa Fabio Buckeridge, responsável pela operação. Os objetivos são garantir a qualidade dos produtos, atingir melhores níveis de desempenho e aprimorar a manutenção preditiva.

    Plástico Moderno - BrasKem aplica 4.0 na produção ©QD Foto: iStockPhoto

    Fabio Buckeridge, da Braskem

    Com o apoio de seu recém-criado Centro Digital, a empresa capta e gerencia grande quantidade de dados para, com essas informações, tomar decisões voltadas para aprimorar as operações das fábricas. “Com a integração de todas as nossas atividades digitais está sendo possível identificar onde podem ser feitas transformações”. Já existem mais de 50 iniciativas nesse sentido em diferentes áreas, como as das cadeias de transformação, fornecimento, marketing e vendas, suprimentos, manutenção, funções corporativas, jurídico e finanças, e outras.

    Para recolher os dados são usadas tecnologias como drones, sensores e outras. Os drones, por exemplo, permitem a cobertura de locais remotos das plantas, tanto no Brasil como nos EUA. Por meio de fotos ou filmes, eles ajudam a inspecionar problemas como corrosão e quebra de ativos de difícil acesso. Robôs e inteligência artificial também ajudam na manutenção e controle de qualidade das linhas de produção. Com a ajuda desses recursos é possível, por exemplo, prever a falha de um ativo ou sua queda de desempenho.

    “A empresa já conta com novos formatos de negócios baseados totalmente em modelos digitais que já estão em operação e sendo testados com clientes”, acrescenta Buckeridge. Ele cita alguns exemplos, como a plataforma totalmente digital, na qual os clientes podem visualizar, comprar e fazer o rastreamento da entrega de produtos. “Isso aumenta significativamente as operações realizadas e reduz processos internos”. A empresa também conta com modelos que ajudam a prever demandas dos clientes.



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