Brasilplast 2011 – Transformação – Clima favorável para geração de negócios traz otimismo ao setor

Plástico moderno, Brasilplast 2011 - Transformação - Clima favorável para geração de negócios traz otimismo ao setor

Para o representante do programa, o evento deve trazer excelentes oportunidades, uma vez que há a retomada de negócios pós-crise e as exportações brasileiras no plástico estão crescendo. “Vivemos um momento de grande dinamismo em alguns mercados, especialmente em relação ao bioplástico e às embalagens inteligentes. Não dá para dormir no ponto diante das oportunidades”, avalia Wydra.

Plástico moderno, Marco Wydra, Gerente executivo da Export Plastic, Brasilplast 2011 - Transformação - Clima favorável para geração de negócios traz otimismo ao setor
Wydra: empresários devem agregar valor aos produtos

Em 2008, os associados enviaram 88 mil toneladas de produtos transformados ao mercado externo, enquanto o setor exportou 332 mil toneladas. No ano seguinte, os números foram praticamente os mesmos, considerados razoáveis levando-se em conta a crise econômica. Em 2010, as 74 empresas associadas destinaram seus produtos para mais de 30 países e fecharam o ano com um aumento de 24% em relação ao ano anterior: de 87 mil para 114 mil toneladas, gerando uma receita de US$ 317 milhões e aumento de 63%.

O programa não trabalha com perspectivas, mas sim com metas estabelecidas por meio de convênios de dois anos com os patrocinadores, celebrados sempre em maio. O atual convênio (maio de 2010 a maio de 2012) tem meta para o primeiro ano de 115 mil toneladas e, para o segundo ano, de 140 mil toneladas.

Na Brasilplast, o Export Plastic ainda promove palestras internacionais para posicionar mercados ou segmentos específicos, apontar tendências e outras particularidades da dinâmica das exportações. A ação faz parte de um dos eixos estratégicos do Programa Export Plastic, a inteligência competitiva. Nessa linha de atuação, o objetivo é disseminar conhecimento fornecendo ferramentais sobre cultura, demandas, expectativas, exigências, tendências de design, tecnologia e benchmarking no mercado externo. “Não queremos que os associados se aventurem, mas que mergulhem em todas essas questões a fim de agregar valor ao produto criando diferenciais competitivos. Igualmente importantes também são as várias fases de atendimentos pós-venda, como assistência técnica, confiabilidade e entrega do produto”, explica Wydra.

Além das rodadas e palestras, a atuação do Export Plastic na Brasilplast contará com o Projeto Imagem, que promove o setor e o país entre jornalistas e veículos especializados, convidados para a cobertura do evento.

Desde o primeiro convênio entre os patrocinadores, firmado em 2003, Wydra destaca o aprimoramento de várias dinâmicas para entender melhor as necessidades dos associados e dos compradores internacionais. “Um dos diferenciais é a integração dos patrocinadores, o que nos dá uma sinergia muito grande e garante a boa imagem no exterior por meio de empresas âncoras mundialmente conhecidas. Isso aumenta o poder de barganha.”

Plástico moderno, Brasilplast 2011 - Transformação - Clima favorável para geração de negócios traz otimismo ao setor

As ações de incentivo às exportações não acontecem apenas na Brasilplast, mas também em todas as feiras em que o setor plástico vem conquistando espaço, nacionais e internacionais. Nos mesmos moldes, o Programa Export Plastic também promoverá rodadas de negócios durante as feiras Fispal Tecnologia (7 a 10 de junho), Plastech (16 a 19 de agosto) e House & Gift (27 a 30 de agosto) e participa com seus associados, por meio do Projeto Vendedor, de feiras internacionais, como a Interpack (Alemanha), Saitex (África do Sul) e Andina Pack (Colômbia). “Temos um calendário bem denso, de acordo com cada perfil de produto, com os associados expondo no nosso estande.”

[toggle_simple title=”De olho na capacitação e na competitividade” width=”Width of toggle box”]

Muito mais que rodadas de negócios ou participações em feiras, o programa Export Plastic desenvolve suas ações visando o mercado externo baseadas em três eixos de atuação: desenvolvimento empresarial; promoção comercial e comunicação; e inteligência e estratégia competitiva. Também são comuns as parcerias com institutos tecnológicos para adequação de produtos, treinamentos em procedimentos para comercialização internacional, pesquisas de mercado, prospecção de oportunidades de negócios e branding internacional. “Nosso objetivo é desenvolver a cultura exportadora nas empresas, tanto para as iniciantes nesse processo como também oferecendo soluções para as já internacionalizadas, como o apoio de um escritório avançado no exterior, promoções em pontos de venda, parcerias com seguradoras, escritórios de design e outras facilidades”, explica Marco Wydra, gerente executivo do Export Plastic. “Estamos ocupados com o bom uso de todas as ferramentas existentes no Brasil, adequadas a cada segmento de atuação e ao perfil exportador. Como o portfólio é bastante amplo, muitas vezes o empreendedor desconhece a diversidade de serviços.”

Para as empresas que almejam a entrada (e a permanência) no mercado externo, o Export Plastic possui um programa de capacitação, realizado por meio de palestras, cursos e seminários nacionais e internacionais. “Alguns critérios precisam ser preenchidos. Em conjunto e de acordo com o perfil da associada, direcionamos ações de capacitação para que cada empresa possa evoluir, até mesmo dentro da nossa segmentação”, adianta Wydra. “Não capacitamos para o mercado nacional, mas como a exportação tem dinâmica bastante diferente temos que fornecer ferramentas para alinhar o planejamento estratégico.”

De acordo com o gerente, a exportação pode ser entendida como uma ferramenta de aprimoramento. “Quando incentivamos a empresa nacional a definir um plano de negócios internacionais, ela reavalia todos os processos. A exportação influencia todos os setores de uma empresa, da contabilidade à logística. É um trabalho de formiguinha.”

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