Brasilplast 2011 – Sopradoras – Máquinas arrojadas brigam por espaço

Para Newton Zanetti, a feira foi bem movimentada e gerou um número de negócios interessante. Ele estimou em cerca de um mês de produção a quantidade de máquinas de sopro vendidas na exposição. “Foi bom. Boa feira, bons negócios, mas esteve aquém das melhores feiras; sentimos um decréscimo na procura”, avaliou. De qualquer modo, ele acalenta boas perspectivas para tentar fechar negócios gerados durante o evento.

Solução completa – A Romi colocou em operação o ciclo fechado de produção de frascos de PET e aproveitou para lançar a sopradora Romi PET 425. A célula produtiva abrangia desde a entrada do granulado até a garrafa fechada: injeção das pré-formas, sopro da garrafa e injeção da tampa. Ainda ocupou o espaço com equipamento convencional de linha com um sistema completo de testes de vedação da peça soprada.

O novo modelo de sopradora para PET inclui automação total, desde a alimentação, transporte das pré-formas, até a retirada dos frascos para a linha de envase e armazenamento. De acordo com o diretor de comercialização de máquinas, Hermes Alberto Lago Filho, a máquina chega a produzir até 5 mil frascos de 500 ml por hora, sinônimo de altos níveis de produtividade. Mas a capacidade volumétrica do equipamento é maior: chega até 2,5 litros. Segundo ele, trata-se de um equipamento destinado a produções de maior escala.

Projetada para moldes de quatro cavidades, a PET 425 incorpora acionamentos pneumáticos e elétricos. Por conta da não utilização de componentes hidráulicos, evita contaminação. Por essa razão, é ideal para operar em ambientes limpos e para a produção de embalagens de bebidas, alimentos e cosméticos.

Plástico Moderno, Hermes Alberto Lago Filho, Diretor de comercialização de máquinas, Brasilplast 2011 - Sopradoras - Máquinas arrojadas brigam por espaço

Um modelo de sopro de PET de linha, uma PET 230 automática, compunha o ciclo completo de produção dos frascos. O diretor explicou que a opção por exibir todo um conjunto em operação tinha por objetivo focar os negócios em células produtivas e destacar que a empresa detém o controle de todo o processo produtivo de suas máquinas, desde o desenvolvimento do projeto até o serviço de pós-vendas.

A máquina soprava as pré-formas advindas diretamente de uma injetora Primax 220H PET. Para dar uma estimativa da sua produtividade, chegava a moldar 2.500 frascos de 500 ml para água mineral por hora. O equipamento permite moldes de duas cavidades de até três litros cada.

Os visitantes ainda puderam conferir um exemplo de sopro convencional por extrusão contínua retratado no modelo Compacta 5TS versão 2.0. Trata-se de uma linha equipada com unidade hidráulica, acumulador de pressão e válvulas proporcionais nos movimentos de transferência e fechamento do molde. Seu projeto permite a inserção de até dez cabeçotes e produção de embalagens até 10 litros, respeitando os limites de abertura das placas. Ainda possibilita o uso de sistema de view stripe (visor de nível). Durante a exposição, a máquina produziu em torno de 400 frascos de 5 litros por hora, em processo totalmente automatizado.

Com sede instalada em Blumenau-SC, a Pintarelli ofertava solução completa em sopro: máquina e periféricos. Escolheu para a exposição um modelo de configuração com a maior aceitação no mercado: uma Sopratica 3.600 S, mesa simples e cinco cavidades, com 80 mm entre centros. O equipamento produzia frascos monocamadas para iogurte.

Plástico Moderno, Sergio Pintarelli, Diretor industrial, Brasilplast 2011 - Sopradoras - Máquinas arrojadas brigam por espaço

O diretor industrial Sergio Pintarelli enfatizava o acionamento direto da rosca por motorredutor, substituto ao sistema de correia e polia, como característica especial do modelo. Dotado de rosca de 50 mm de diâmetro e capacidade de extrusão de 54 kg/h de PEAD, comporta produção da ordem de 1.800 frascos por hora.

O estande compartilhava os periféricos da empresa do grupo Blufer Tecnoplast, ofertando solução completa para a produção de peças sopradas. Por conta dessa estratégia, o diretor registrou um bom volume de consultas e perspectivas de fechar negócios em curto prazo. Segundo ele estimou, só em periféricos, as vendas realizadas representam uma carteira para os próximos quatro ou cinco meses de produção.

Mais do que fazer negócios, a presença na Brasilplast ao longo de anos – esta foi a sua sétima participação – sempre representou para Pintarelli a oportunidade de um encontro com os clientes, considerados parceiros e amigos. “A cada participação nós sentimos um crescimento nos laços com os nossos clientes e um aprofundamento nas relações pessoais e comerciais”, definiu.

Sopro asiático – A oferta de máquinas no estande da Meggaplástico era ampla. Sua área de sopradoras reservava espaço particular para o lançamento de um modelo direcionado ao processo convencional (atua também com sopro de PET), produzido por sua parceira Invex, com fábrica na China, dona de equipamentos que abrangem volumes de 50 ml até 3.000 litros.

A nova máquina, a HFBA 75 R, um modelo de mesa dupla, comporta cabeçotes sêxtuplos e traz integrado um controlador de parison de 100 pontos. Toda automatizada, com retirada de rebarbas e peças, sopra até 5 litros. Possui inversor de frequência Fuji, sistema de plataforma com ajuste de altura, válvulas proporcionais de vazão e pressão para os movimentos dos moldes e da mesa, além de transdutores de posições para monitoramento das posições da abertura do molde e deslocamento da mesa. O gerente comercial da empresa, Marcelo Pruaño, enfatiza que a máquina atende às normas de segurança, com certificações europeias, e ressalta a origem de marcas internacionais renomadas para todos os seus componentes.

Plástico Moderno, Marcelo Prüano, Gerente comercial da Meggaplástico, Brasilplast 2011 - Sopradoras - Máquinas arrojadas brigam por espaço

Página anterior 1 2 3 4Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios