Brasilplast 2011 – Sopradoras – Máquinas arrojadas brigam por espaço

Plástico Moderno, Luís Antonio Pavezzi, Gerente geral da HDB Representações, Brasilplast 2011 - Sopradoras - Máquinas arrojadas brigam por espaço
Engenharia de Pavezzi assessora fabricante chinês

“O processo é limpo, livre de rebarbas, e o sistema de injeção preciso, por conta do canhão horizontal”, ressaltou o gerente geral. Ele realça ainda o fato de os equipamentos atenderem às normas brasileiras de segurança NR12 e contarem com a disponibilidade de peças de reposição no mercado nacional. Pavezzi diferencia a HDB da concorrência pelo pacote que oferece. Seu cardápio inclui a oferta de moldes, ou, ainda, sistemas completos, abrangendo máquina, molde e termorreguladores.

Quanto aos negócios por conta da feira, a diretora e sócia Daisy Buschle só tem motivos para comemorar: “Podemos dizer que este foi um dos melhores resultados obtidos por nossa empresa no evento Brasilplast. Estamos com diversos projetos que foram iniciados na exposição em andamento e também concluímos vendas de negócios começados no evento.”

Presente de aniversário – Considerada a mais tradicional fabricante de sopradoras brasileira, a Pavan Zanetti soprou as velinhas de seus 45 anos de atividade, completos em maio. A comemoração na feira envolveu, além do lançamento de máquinas, a comunicação ao mercado da conclusão de sua nova sede, às margens da rodovia Anhanguera, em Americana-SP. A área construída de 13.200 m² insere 10 mil m² de área produtiva. O aporte deve chegar a R$ 15 milhões até a inauguração.

O projeto reserva ainda a possibilidade de expansão das linhas de produção e o diretor de marketing, Newton Zanetti, já idealiza esse cenário em um futuro próximo, com planos de aquisição de novas máquinas operatrizes. Ele planeja a mudança para a nova sede ainda neste ano. Esse foi um dos focos de divulgação na feira.

Plástico Moderno, Newton Zanetti, Diretor de marketing, Brasilplast 2011 - Sopradoras - Máquinas arrojadas brigam por espaço

O clima de comemoração ainda se estendeu ao lançamento de um modelo de sopradora de acumulação incluída na série HPZ. Trata-se do modelo HPZ 300, destinado à produção de peças técnicas, bombonas, autopeças e outras, que sopra entre 20 e 50 litros, dependendo da peça moldada, e é considerado por Zanetti de alta versatilidade. Entre os principais atributos da máquina, ele ressalta a capacidade do porta-moldes, com espaço físico maior, com permissão para o uso de moldes mais complexos; e ainda recurso para troca de ferramental. “Com esse dispositivo o cabeçote faz uma translação e possibilita a troca da trefila macho/fêmea e do molde com facilidade e rapidez”, relatou.

A comemoração chegou ao mercado de PET, com o lançamento da sopradora de pré-formas modelo PETMatic 3C/2L (de três cavidades e até dois litros), dotado de alimentação automática de pré-formas, com eixos giratórios deslizantes, sinônimo de orientações precisas e estabilidade; e sistemas de aquecimento de pré-formas por seções verticais, o que facilita a regulagem da temperatura e a distribuição uniforme de calor. O sistema de fechamento da unidade porta-molde é acionado por cilindro pneumático, com braçagens de cinco pontos, características responsáveis por oferecer alta velocidade e grande força de fechamento. Para dar uma ideia de sua produtividade, o equipamento molda até 3 mil peças de mil ml por hora. “Já está disponível no mercado, mas é a sua primeira apresentação na Brasilplast”, informou o diretor. O sistema automático de retiradas dos frascos inclui garras com acionamento pneumático e amortecimento. Como opção, pode agregar esteiras transportadoras para direcionamento a estágios posteriores.

O modelo BMT5.6S/H da série Bimatic também foi agregado à exposição. O equipamento objetivava demonstrar sopro em cabeçote triplo. A sopradora produzia, em parceria com a Braskem, embalagens de polipropileno clarificado com aditivo da Milliken. A BMT5.6S/H opera com uma estação de sopro e molda até 5 litros. Com cabeçote triplo comporta até 1,5 litro.

Com design e sistema de fechamento das placas porta-moldes novos, a máquina aceita mais cavidades por moldes, opera com alta produtividade e economiza até 30% de energia elétrica. Ainda possui bombas duplas de alta pressão no fechamento e hidráulica com sistema regenerativo para maior velocidade. A propósito, a velocidade de fechamento é controlada por válvula proporcional, o que assegura uma soldagem perfeita. Também conta com função sobe cabeçote para corte da mangueira extrudada.

A série Bimatic pode sair da fábrica com a inclusão de acessórios especiais como extrusoras auxiliares e cabeçotes para coextrusão em até três camadas, o que permite usar resina reciclada na camada central ou ainda executar outras composições; miniextrusoras auxiliares e cabeçotes para a fabricação de linhas visoras de nível em frascos (até três cavidades de moldes); manipuladores automáticos para auxílio de saídas laterais para produções em cabeçotes de múltiplas saídas; e ainda adaptação de sopro inferior para aplicações especiais.

Uma injetora completava a exposição no estande da Pavan Zanetti, que criou o lema “domínio da transformação do plástico” para abranger todos os equipamentos de sua apresentação, envolvendo sopro de extrusão contínua, por acumulação, de pré-formas de PET e a injetora. Havia, ainda, mais máquinas da marca espalhadas pela feira. Outra injetora colocada no estande da Qualicad, com moldes desta, produzia 32 pré-formas, em ciclos de 16 segundos. No espaço Recicla, projetado para demonstrar ao público opção de reciclagem do plástico, uma BMT3.6S soprava embalagens para água sanitária de mil ml. Outra BMT, modelo 5.6D/H, equipada com dois moldes quádruplos de mil ml demonstrava o comando CLP Beckhoff, uma nova geração de controlador que permite acesso a distância para atualização de programas da máquina via intranet ou internet.

Página anterior 1 2 3 4Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios