Brasilplast 2011 – Periféricos – Sistemas propõem mais eficiência

A francesa Sepro Robotique, atuante há dez anos no mercado brasileiro, destacou na exposição a quinta geração de equipamentos representada na família de robôs cartesianos S5 Line. Controlada por eletrônica, engloba os modelos S5-25 e S5-35, ambos concebidos para aplicações complexas, como colocação de insertos nos moldes e paletizações. Alcançando velocidades com cargas até 20 quilos, os robôs da série S5-35 são indicados para injetoras com forças de fechamento desde 350 toneladas até 800 toneladas.

Dosadores e suas novas aplicações – Os novos modelos de dosadores também estão bem mais flexíveis e comportando maiores volumes de materiais. Esse é o caso da linha gravimétrica RDG da Plast-Equip, projetada para atuar com receitas com até seis componentes, incluindo resinas e aditivos de cor e de desempenho. Oferece, ainda, maior capacidade, até uma tonelada de material por hora. Esses foram os principais avanços introduzidos nessa linha lançada na 12ª Brasilplast, mas, agora, disponíveis com novas versões providas de maiores recursos.

“Os dosadores gravimétricos da série RDG, que permitem as dosagens de todos os materiais por peso, medido por meio de células de carga, agora, também permitem dosar até seis componentes granulados ou moídos, gerando relatório de controle de qualidade processado por sistema Windows com Excell, para possibilitar feed-back de todo o processamento”, informou Daniel Ebel, diretor da Plast-Equip/Rax Representações.

Plástico Moderno, Brasilplast 2011 - Periféricos - Sistemas propõem mais eficiência

A empresa também acaba de desenvolver um sistema separador de pós e partículas até cinco mícrons, para a proteção das bombas de vácuo utilizadas em centrais de transporte de resinas. “Trata-se de sistema totalmente novo, sem elemento filtrante e que não requer paradas de manutenção”, explicou Ebel.

Plástico Moderno, Daniel Ebel, Diretor da Plast-Equip/Rax Representações, Brasilplast 2011 - Periféricos - Sistemas propõem mais eficiência
Propostas de Ebel envolvem soluções desde a engenharia

Outro destaque apresentado pela Plast-Equip ficou por conta do alimentador da série RFL, desenvolvido para aplicações especiais, como transportar flakes de PET para reciclagens, com capacidade até 2.400 kg/hora.

“Com esse novo desenvolvimento, nos preocupamos em atender os materiais de baixa densidade, como flakes, mas também queremos atuar na alimentação de silos”, explicou o diretor.

Além de complementar o portfólio, os novos periféricos estão em sintonia com a atual política da empresa de oferecer soluções às indústrias do plástico não só em equipamentos, mas também na área de engenharia de aplicações, abrangendo sistemas de automação voltados à produção, que possam considerar desde as etapas de armazenagem em silos, big-bags, transportadores a vácuo até os sistemas para secagem, dosagem, alimentação de máquinas e de reaproveitamento de aparas, promovidos pelos moinhos.

“Estamos focados no atendimento de soluções globais, envolvendo estudos de engenharia e equipamentos e é essa a nossa atual política de trabalho para o setor plástico, a qual, acreditamos, possa trazer maiores benefícios para as indústrias”, concluiu Ebel.

Especiais para aditivos e masterbatches – A nova solução gravimétrica desenvolvida pela Piovan também atraiu grande atenção dos visitantes mais atentos dessa Brasilplast por oferecer a possibilidade de dosagem de masterbatches e de aditivos com maior desempenho. Trata-se de unidade denominada Lybra LG1/LG2, desenhada para comportar até duas estações dosadoras independentes e com diferentes capacidades. Foi concebida para atender às exigências das mudanças previsíveis na produção das indústrias do plástico.

Um dos aspectos interessantes do novo periférico é que cada estação de dosagem vem equipada com seu próprio sistema de controle por perda contínua de peso, para medir a quantidade de material transportado pela rosca dosadora até a unidade misturadora. Também possui sistema de controle por microprocessador com tela sensível ao toque de sete polegadas, que permite comparar valores de dosagem predefinidos com os valores reais, e verificar instantaneamente os parâmetros da produção.

Na opinião de Ricardo Prado Santos, vice-presidente da Piovan do Brasil, o dosador gravimétrico oferece nova opção ao setor plástico porque a maior parte dos periféricos até hoje utilizados com a finalidade de dosar masterbatches e aditivos é volumétrica. Ele acredita que o mercado estava necessitando desse tipo de solução de alta precisão, que permite controlar a perda de peso várias vezes por segundo e, com isso, propiciar mais precisão nas dosagens de cores e de aditivos de desempenho.

As dosagens realizadas pelo novo equipamento vão desde 10 gramas por hora até 170 kg/hora. Representa um periférico altamente versátil, que pode ser aplicado na injeção de ciclos rápidos, de tampas e de peças de paredes finas, incluindo também a possibilidade de realizar dosagens específicas para linhas de extrusão de chapas e de perfis e para linhas de sopro de frascos e de peças que requeiram alta precisão de cor e de aditivação.

Outra área de investimento recente da Piovan foi direcionada ao desenvolvimento de novo controlador gravimétrico para ser aplicado nas linhas de extrusão de filmes tubulares e de outros materiais. Trata-se de periférico da série TXP que permite o controle preciso de peso (grama) por metro, e que é capaz de ajustar e controlar automaticamente a rotação da rosca e a velocidade de arraste da extrusora, assegurando maior precisão na produção de filmes em mono e multicamadas, bem como na fabricação de tubos e perfis.

Provido de controle eletrônico de alta capacidade, o novo periférico permite a leitura dos dados de processamento da linha e interage on-line com a extrusora, possuindo componentes eletrônicos de última geração que convertem sinais analógicos em digitais. Por contar com funil de pesagem com cobertura em acrílico, propicia a proteção da célula de carga contra interferências externas.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9Próxima página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios