Brasilplast 2011 – O que há para ver na feira
FORTYMIL
A empresa levará à exposição algumas novidades em termos de melhorias no desempenho dos compostos e recuperados na linha de injeção e extrusão de filmes tipo blow, o que resultará em ganho de produtividade e desempenho mais próximo ao da resina virgem. Os participantes também poderão conhecer a linha completa de compostos virgens e recuperados de PP, PE, ABS e PS, naturais e coloridos, produtos voltados aos mercados automotivo, agrícola, de brinquedos, construção, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, higiene e limpeza, utilidades domésticas etc.
Equipamentos para controle térmico industrial, totalmente adaptados para os mais variados processos, estarão expostos no estande da empresa, com destaque para uma unidade de água gelada de operação silenciosa. O equipamento foi projetado com inovação e tecnologia, em parceria com empresas multinacionais presentes no Brasil.
FURNAX
O grupo estará presente com alguns equipamentos de tecnologia de ponta. A injetora SM-900V de duas placas tem como principal vantagem a economia de energia por meio de seu motor IPM, sendo ideal para aplicações em que há variações de velocidade. O equipamento oferece alto rendimento e baixo nível de ruído. Além disso, aloja uma econômica bomba de 22 kW atuando com cinco servomotores e opera auxiliado pelo sistema closed-loop. Apresenta formato compacto, pois seu sistema de fechamento não possui braçagem, ocupando assim espaço menor que uma máquina comum de mesma tonelagem. Além disso, permite aumentar a sua altura do molde e pode acoplar matrizes que só caberiam em uma máquina de braçagem superior. O modelo MJ-35, compacto de alta repetibilidade, é adequado para injetar pequenas peças e corpos de prova. Possui painel Ai-01 (versão em português) de fácil manuseio, desenvolvido no Japão e atende aos padrões de aceitação JIS. Incorpora painel de comando com monitor LCD colorido e resolução de 320 x 240 megapixels, e permite o armazenamento de dados por mais de cinco anos, mesmo com a energia desligada, para garantir segurança e confiabilidade. A máquina injetora EM-180, da série Easymaster, prima pela economia de energia (bomba de vazão variável), precisão e velocidade. Tem o painel de comando Ai-11 (versão em português), para fácil manuseio e entendimento do controlador, o qual apresenta dados de monitoramento de temperatura, tempo de ação e dados do produto sob a operação automática, movimento e ações de operação da máquina. O modelo SM-200TSV, de alta velocidade, opera auxiliado por cilindros de nitrogênio e seu motor IPM proporciona economia de energia, sendo apropriado para aplicações em que há variações de velocidade, alto rendimento e baixo nível de ruído. A máquina é dotada de válvulas Moog, que garantem alta precisão em seus movimentos.
GNEUSS
Três tipos de tecnologia serão expostos no Anhembi este ano. Um deles é a extrusora MRS, para o processamento de PET sem a pré-secagem, utilizando um sistema de vácuo simples de 25 a 45 mbar, com bomba de anel líquido. O equipamento é baseado em uma extrusora monorrosca convencional, cuja seção de rotações múltiplas (MRS) é um tambor contendo oito roscas satélite simples, acionadas por uma transmissão de coroa e pinhão. Os cilindros cavados no tambor possuem abertura de 30%, para possibilitar a exposição ideal do material. A tecnologia de filtração da empresa será apresentada por meio dos sistemas de filtração rotativa de massa RSFgenius, dotados de novos padrões em relação ao consumo de energia e a níveis de limpeza de material refugado – estão equipados com um sistema de limpeza de comando eletrônico. Produzidos com a geometria do canal de massa otimizada, os sistemas possibilitam aumentar entre 30% e 40% a área de filtração dos modelos RSFgenius 75, 90, 150, 175 e 200. Uma completa linha de transdutores de pressão de massa representarão a área de tecnologia de medição da Gneuss na Feira. Os instrumentos utilizam o fluido sem mercúrio, procedimento que estabeleceu novos padrões em relação à segurança ambiental. Além deste, a empresa exibirá o sistema de monitoramento de pressão de extrusão (EPM), bem como seus transdutores de pressão de massa e demais instrumentos voltados aos crescentes requisitos europeus relativos à proteção contra a sobrepressão de extrusoras.