Aditivos e Masterbatches

Brasilplast 2011 – Masterbatches – Muito além da cor

Patricia Rodrigues
3 de maio de 2011
    -(reset)+

    No segmento destinado aos elastômeros termoplásticos (TPE), apresentou três novos itens para a linha OnFlex HFFR série 300 de retardantes de chama não halogênios, destinada a cabos flexíveis, cabos de força, cabos acessórios, conectores, plugues e revestimentos utilizados em equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. Com esses produtos (360-0185; 361-0190 e 315-01), a empresa amplia as opções para o mercado de aplicações que necessitam atender aos diferentes requisitos de regulamentação e padrões ambientais, com maior desempenho de retardantes de chama e melhor aparência sem o uso de halogênios ou ftalatos.

    Para a linha médica (por exemplo, tubos longos com pequeno fluxo), a PolyOne oferece o Versalloy HC em vários graus. O produto apresenta excelente fluxo, menor taxa de encolhimento e melhor aparência que os elastômeros termoplásticos vulcanizados, incluindo sensação tátil, sem o uso de nitrosaminas, ftalatos ou cloreto de polivinila.

    No evento, a PolyOne aproveitou também para lançar para o mercado global as primeiras ofertas de Stat-Tech CNT, já disponíveis na Ásia. Essas formulações, à base de poliacetal (POM), polieterimida (PEI), poliéter-éter-cetona (PEEK) e policarbonato (PC), possuem tecnologia avançada de nanotubos de carbono que aumentam a condutividade e visam a satisfazer à demanda de exigências das indústrias de eletrônica, como armazenamento de mídia, embalagens de circuitos integrados e dispositivos semicondutores. Por essa tecnologia, a formulação pode ser usada em cargas menores e, como resultado, o aditivo tem efeito mínimo sobre as propriedades como resistência, retração, empenamento e viscosidade. De acordo com a empresa, o produto oferece desempenho de descarga eletrostática, mantendo propriedades mecânicas, além de auxiliar a melhora das taxas de produtividade e acelerar os tempos de ciclo de produção.Plástico Moderno, Brasilplast 2011 - Masterbatches - Muito além da cor

    Pegada verde – Entre as novidades apresentadas pelos fabricantes de masterbatches merecem destaque as soluções eco friendly, que visam a reduzir o impacto ambiental. Nessa linha, a PolyOne apresentou o sistema de corante líquido ecoconsciente, o OnColor Complete Solutions, que fornece uma solução completa de entrega, gestão, uso e reposição de corantes líquidos para injeção, extrusão e sopro. O sistema consiste em um circuito fechado de corantes líquidos recarregáveis em recipientes retornáveis, com tecnologia de medição que elimina desperdícios com o derrame. Além de aumentar a segurança dos funcionários, acaba com muitas das desvantagens com o uso do corante líquido tradicional: os tambores vazios são devolvidos para o reabastecimento e reutilização, eliminando embalagens inutilizadas, equipamentos da limpeza, custos associados e o impacto ambiental global das operações da clientela.

    A linha ECCOH Solar-T LSFOH, também da PolyOne, de não halogenados para vários mercados finais (como fios e cabos), permite aos transformadores mais rapidez para atender às regulamentações, além de melhorar a sustentabilidade de seus produtos. Classificados como soluções sustentáveis, de acordo com a empresa, os produtos ECCOH são altamente retardantes de chama, não corrosivos, oferecem baixa toxicidade e densidade de fumaça, além de garantirem alto desempenho para os segmentos de fibra óptica, ferroviário (material circulante e infraestrutura), energia solar, gás, petróleo e mineração, entre outros. “Para atender às necessidades específicas, cada formulação ECCOH também pode ser fornecida com a cor adequada, com aditivo UV e com masterbatches disponíveis para PEAD, PBT e TPU”, acrescenta Baert.

    A Clariant, por meio da BU Masterbatches, também enfatizou novidades que trazem maior segurança e sustentabilidade, algumas desenvolvidas nos laboratórios brasileiros. Entre os lançamentos, a empresa apresentou duas linhas de cores e aditivos compostáveis: a Cesa-compostable, de estabilizantes UV, agentes split/antiblock, antiestáticos e branqueadores ópticos; e a Renol-compostable, com 80 cores, que ampliam a linha de aditivos e pigmentos “naturais”.

    Ambas foram produzidas em conformidade com a norma EM 13432 e recebem o Ok Compost pela Vinçotte. No catálogo da empresa, os destaques ficam entre o Renol-BL e BA (disponíveis desde 1995) e os aditivos e pigmentos top da linha Renol-natur (lançados em 2007 e 2008). “Os novos produtos compostáveis ampliam as possibilidades do PLA normalmente utilizado em filmes agrícolas e sacolas, podendo ser usados em diferentes aplicações que entram em contato com alimentos e outros bens”, explica Roberto Guzmán, diretor de marketing para a América Latina da BU Masterbatches.

    Plástico Moderno, Roberto Guzmán, Diretor de marketing para América Latina da BU Masterbatches, Brasilplast 2011 - Masterbatches - Muito além da cor

    Guzmán apresentou um composto plástico para substituir madeira

    A empresa também desenvolveu um combibatch de alto desempenho, composto plástico feito com casca de arroz que agrega cor e uma formulação de aditivos com qualidades antifungo e antimicrobianas. O novo material, visto em forma de perfilados de assoalho no estande da empresa, visa a substituir a madeira com maior leveza em diversos segmentos, como o da construção civil e em peças que entram em contato com água, como decks.

    A nacional Cromex também apostou em masterbatches para as novas linhas de cores e aditivos para os plásticos de fontes renováveis e biodegradáveis, especialmente os feitos com o polietileno verde fabricado pela parceira Braskem. Para esta e mais dez empresas com essa finalidade, a Cromex desenvolve várias cores com efeitos especiais e metalizados, além de outros aditivos para os plásticos verdes que conferem propriedades como antibloqueio, barreira aos raios ultravioleta, antiestáticos e antifog.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *