Brasilplast 2011 – Aditivos – Indústria prioriza inovação e fórmulas mais eficientes

Plástico Moderno, Francisco Neves da Rocha, Diretor da Braskem, Brasilplast 2011 - Aditivos - Indústria prioriza inovação e fórmulas mais eficientes
Rocha confirma os produtos de origem vegetal como tendência

Isso porque a empresa conta com grandes fabricantes na retaguarda. No portfólio de aditivos da Nexo as principais linhas são de antioxidantes, protetores à luz e deslizantes. “Com esses três produtos, estamos falando de volumes superiores a 5 mil toneladas por ano”, comentou Rocha. Fabricante de aditivos desde 1965, a Songwon Industrial se tornou uma das líderes globais em seu segmento. “A empresa é verticalizada. Nós conseguimos ser bastante competitivos porque produzimos nossa matéria-prima”, explicou Rocha.

Não por acaso, a fabricante avança no ritmo da aquecida demanda do Oriente Médio. Por isso, expandiu a capacidade produtiva de antioxidante fenólico e anunciou a compra da empresa indiana High Polymers, produtora de antioxidantes e estabilizantes à luz. O incremento foi da ordem de 10 mil toneladas de antioxidantes.

A Fine Organics também fortalece os alicerces da Nexo entre os fornecedores de aditivos. Especializada em produtos derivados de óleos vegetais nas categorias deslizantes, desmoldantes, lubrificantes e antiestáticos, essa empresa indiana é considerada a segunda maior produtora global de agentes deslizantes. Aqui no Brasil sua visibilidade só tende a crescer. Rocha aposta alto nos aditivos de origem vegetal, como uma tendência confirmada. “Vejo que é um caminho sem volta, pois as políticas sanitárias estão cada vez mais fortes, estamos falando de segurança alimentar, e esse é um tema cada dia mais importante”, enfatizou.

Economia – Ao falar de uma das novidades da fabricante de especialidades químicas Croda, o IncroMax 100, um agente deslizante para PET, o gerente de vendas da área de polímeros da Croda, Juan Yacianci, também apontou os ganhos promovidos à sociedade. Segundo ele, o produto economiza energia durante o processamento da resina e reduz a fricção de superfície em até 60%. Outra maneira de contribuir, para ele, se dá com uma linha de aditivos para biopolímeros, sobretudo PLA. Aliás, a empresa está ampliando a capacidade produtiva do portfólio “verde”. “Hoje o mercado está desenvolvendo muitos produtos para tornar os plásticos verdes economicamente viáveis”, comentou.

Plástico Moderno, Claudia Kaari Sevo, gerente de desenvolvimento de mercado de aditivos para plásticos da Milliken, Brasilplast 2011 - Aditivos - Indústria prioriza inovação e fórmulas mais eficientes
Claudia: clarificante garante economia de energia

Mas o lançamento da unidade de negócios de polímeros da Croda se referia à nova geração de absorvedor UV. Trata-se do Solasorb UV, uma tecnologia patenteada de óxidos metálicos ultrafinos. O desenvolvimento se propõe a garantir dispersão estável e otimizada, a fim de reduzir a reaglomeração do aditivo, e apresentar baixos níveis de migração. “É uma tecnologia já utilizada por nós em cosméticos”, comentou Yacianci. A linha, segundo testes divulgados pelo fabricante, oferece absorção UV consistente em uma ampla faixa de comprimentos de onda, comparado a aditivos orgânicos, como benzofenonas e benzotriazoles. O produto é indicado para aplicações com ou sem contato com alimentos.

A multinacional inglesa Croda, bastante conhecida no mercado de cosméticos, se solidificou no setor dos plásticos após a aquisição da Uniquema, em 2006. Segundo o gerente de vendas Marcos Roberto Cassoli, o negócio permitiu à empresa a penetração no segmento de especialidades. A linha Crodamide, de deslizantes e agentes antiblock, é o carro-chefe da unidade de polímeros, em termos de volume, segundo Cassoli.

Durante os cinco dias de exposição, a Milliken Chemical, divisão especializada em aditivos para plásticos da multinacional de produtos químicos e têxteis Milliken & Company, explorou a economia de energia e o aumento de produtividade conferidos pelo Millad NX 8000. O produto não é novo, no entanto, uma outra faceta sua foi revelada, além dos atributos estéticos designados às peças, promovidos no passado à exaustão. “Sempre focamos a transparência, hoje, com a nova geração, percebemos que o aditivo também pode oferecer ganhos operacionais”, explicou Claudia Kaari Sevo, gerente de desenvolvimento de mercado de aditivos para plásticos da Milliken.Plástico Moderno, Brasilplast 2011 - Aditivos - Indústria prioriza inovação e fórmulas mais eficientes

Segundo a fabricante, o produto assegura a redução da temperatura do processo, mantendo as propriedades da peça inalteradas, e também eleva a sua produtividade em até 20%. De acordo com Claudia, para obter a transparência, as temperaturas do processo em geral devem ir de 230ºC a 240ºC, e o Millad NX8000 permite variação de 190ºC a 200ºC. Na prática, testes indicaram que o uso de resinas aditivadas em um pote para alimentos de 200 gramas, com molde de duas cavidades, rodando em uma injetora hidráulica, diminuiu o tempo de ciclo de 30,8 segundos para 27,7 segundos. Outro exemplo divulgado pela companhia durante a Brasilplast dá conta de uma caixa plástica de 410 gramas. A transformação se deu em uma injetora híbrida, com o ciclo passando de 14,5 segundos para 12 segundos.

Os benefícios no processo também eram o mote da família de agentes hipernucleantes Hyperform apresentada no estande da Milliken. Indicados para o uso em PE e PP, em processos de injeção, termoformagem, sopro e extrusão, os aditivos foram expostos em quatro versões: HPN-68L, HPN-20E, HPN-600 e HPN-803. Claudia ressaltou a estabilidade do processo, a promoção de mais rapidez do ciclo e as melhorias na qualidade da peça. No caso específico da injeção de uma cadeira de quatro quilos, a linha reduz, segundo estudos da companhia, o tempo do ciclo em 16% e o do resfriamento em 42%. Nos filmes de PP, o agente hipernucleante demonstrou a capacidade de elevar a barreira à umidade e a resistência ao rasgo.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios