Brasilplast 2011 – Aditivos – Indústria prioriza inovação e fórmulas mais eficientes

Na mesma trilha, a norte-americana Chemtura lançou o Emerald 3000, um retardante de chamas polimérico brominado. De alto peso molecular, o aditivo foi desenvolvido como um substituto ao hexabromociclododecano (HBCD) para produtos de espuma de poliestireno expandido (EPS) e poliestireno extrudado (XPS). Segundo o fabricante, em testes feitos em escala industrial no XPS, o Emerald 3000 foi aprovado nos quesitos inflamabilidade EM ISSO 1195-2 e DIN 4102 B2, da Alemanha. Na espuma de PS, mostrou desempenho contra incêndio comparável ao que ocorre na espuma com o HBCD, com níveis de bromo equivalentes.

Plástico Moderno, Camila Pecerini, Gerente de vendas da Evonik, Brasilplast 2011 - Aditivos - Indústria prioriza inovação e fórmulas mais eficientes
Camila aposta em novo aditivo para o TPU

A empresa também divulgou o Emerald 1000, aditivo à base de bromo designado para ser usado no lugar do decabromodifenil éter e o decabromodifenil etano, entre outros, além do também retardante à chama Emerald NH-1, isento de halogênio para espumas flexíveis de PU.

A estrela no estande da Evonik Industries AG, antiga Degussa, na área de aditivos, era a linha Aerobatch. Novidade na feira alemã K, o produto por aqui tinha um foco específico: atender o transformador de poliuretano termoplástico (TPU). Por isso, os holofotes se voltaram para o Aerobatch U, um aditivo granulado formulado para melhorar o desempenho na intensidade da fusão e a velocidade de cristalização. A ideia é ampliar a abertura da janela de processamento e facilitar a calibração de produtos TPU, sejam extrudados ou soprados. “É possível também manter a espessura do filme fina, sem modificar a sua propriedade mecânica”, ilustrou a gerente de vendas da Evonik, Camila Pecerini. Essa característica se obtém porque o aditivo previne o congelamento seco, melhora o controle da tixotropia e diminui a viscosidade.

O TPU representa um mercado novo para a Evonik, até por esse motivo, as expectativas para a demanda do Aerobatch U são conservadoras. Segundo Camila, no Brasil, a companhia prevê que as vendas se limitem, num primeiro momento, à indústria de extrusão.

Participar da Brasilplast sempre embute a ideia de se mostrar no melhor estilo. Por isso, o estande da companhia também se destinava à divulgação do portfólio completo que inclui outros aditivos, polímeros de alto desempenho, acrílicos e pigmentos. Camila destacou as sílicas precipitadas Sipernat 310. “O produto oferece boa relação entre o coeficiente de atrito e a transparência”, comentou. O Sipernat atua como agente antibloqueio em filmes de PVC. As linhas Tegomer e Tegopren também mereceram atenção. Esses aditivos foram apresentados com a proposta de melhorar as propriedades mecânicas e as características de superfície.

Plástico Moderno, Cássio Martins, Gerente de vendas de aditivos para polímeros da Cytec, Brasilplast 2011 - Aditivos - Indústria prioriza inovação e fórmulas mais eficientes
Martins anuncia investimento em aumento de capacidade produtiva

Mercados específicos – A norte-americana Cytec manteve seu posicionamento já anunciado na edição passada da feira de se voltar para mercados especiais. “Queremos ser provedores de soluções”, reforçou Cássio Martins, gerente de vendas de aditivos para polímeros da Cytec. Por isso, a plataforma de negócios da companhia se configura com base na ideia de oferecer produtos específicos para determinadas aplicações. Ou seja, a fabricante busca formulações prontas para o uso imediato.

Apesar de não se tratar de um lançamento, a bola da vez na exposição era a linha Cyasorb Cynergy Solutions, exibida sob a chancela de ser um produto multifuncional, capaz de reunir as ações de antioxidante, estabilizante à luz e absorvedor UV. Os produtos se destinam para aplicações dos mercados de rotomoldagem, automotivo, filmes agrícolas, tubos de PE e, recentemente, para o de tintas. Mas a proposta de oferecer um pacote e não um simples aditivo vai além: habilita o transformador a usá-lo sem recorrer ao fabricante de masterbatch. “O usuário final pode desenvolver sua própria tecnologia de estabilização”, disse Martins. Outra vantagem, segundo ele, se refere à possibilidade de o aditivo aumentar a chance de sucesso na dispersão.

Projetos de expansão também estão na berlinda. A companhia possui plantas nos Estados Unidos e na Europa, e ainda neste primeiro semestre terá uma unidade fabril também na Ásia. Segundo previsões da empresa, com a conclusão do processo de ampliação, a sua capacidade produtiva aumentará em 35%. Além do incremento no fornecimento global, Martins diagnosticou o ganho de agilidade. Hoje os produtos são entregues no Brasil em 60 dias, a intenção é reduzir esse tempo à metade. “No futuro, além do laboratório de pesquisa e desenvolvimento que temos nos Estados Unidos, vamos implantar outro no Oriente”, revelou. Esse interesse confirma o que os fabricantes já sabem há algum tempo: a Ásia hoje é o principal mercado de estabilizantes à luz.

Um dos gargalos para o crescimento do mercado de aditivos foi a falha no abastecimento sentida num passado recente. Até por este motivo, conforme apontou o gerente, 2011 será um ano de recuperação financeira. De forma geral, em 2008 a indústria de aditivos sofreu retração. No final do ano seguinte, os investimentos voltaram à tona, e com esse boom da demanda, faltou produto. “Hoje a indústria está se ajustando aos novos tempos”, afirmou Martins.

Também sem lançamentos no estande, mas para comprovar a magnitude do mercado asiático, a Nexo International, empresa brasileira responsável pela distribuição e representação da coreana Songwon Industrial, estava ali na Brasilplast revelando-se como o maior distribuidor de aditivos para os polímeros produzidos no Brasil. “Fornecemos 100% do que a Braskem consome no país em antioxidantes e agentes deslizantes”, orgulhou-se Francisco Neves da Rocha, diretor da representante.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios