Chapas e Perfis

Brasil avança na eliminação do chumbo nos produtos de PVC

Jose Paulo Sant Anna
13 de maio de 2019
    -(reset)+

    Incêndios e laboratório – Entre as resinas, o PVC está entre as que apresentam propriedades mais adequadas à segurança cobrada pelos especialistas em combate a incêndios. A tese foi defendida em palestra proferida por Edson Polistchuck, presidente da SPE – Seção Brasil. “Essa é uma característica muito importante para uma matéria-prima aproveitada em diversos produtos da construção civil”.

    Plástico Moderno, Brasil avança na eliminação do chumbo nos produtos de PVC

    Entre os vários tópicos comentados pelo técnico, destaque para o fato do PVC apresentar baixo potencial de ignição e permitir a extinção do fogo com maior facilidade do que outros materiais. Ele também dificulta a propagação das chamas e conta com baixo teor de liberação do calor. Sobre a liberação de fumaças tóxicas quando em combustão, Polistchuck explica que o PVC apresenta propriedades similares às de todos os plásticos. “Um dos gases mais letais, o monóxido de carbono, é liberado durante a queima de todos os materiais, plásticos ou não”.

    A pesquisadora Izabel Fernanda Machado apresentou aos representantes da indústria presentes no evento um resumo da possibilidade dos trabalhos oferecidos pelo Laboratório de Fenômenos de Superfície da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Dotado com vários equipamentos valiosos para trabalhos de tribologia, nome dado ao estudo do atrito, lubrificação e desgaste de materiais durante a execução de tarefas industriais, o laboratório pode produzir estudos os mais variados. Entre eles, por exemplo, a pesquisa e seleção dos materiais e revestimentos mais adequados presentes em moldes nas máquinas de transformação.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *