Borracha EPDM: Fabricante inclui Tecnologia Insite gera novo Grade de EPDM Etileno-Propileno-Dieno
Lançamento da Dow

Chega ao mercado uma nova variedade de etileno-propileno-dieno (EPDM), lançamento da Dow, produzida com a tecnologia própria e exclusiva Insite, que emprega catalisadores metalocênicos, e um processo de produção em fase gasosa.
O resultado é o Nordel MG NDR 46100.00, com excelente desempenho em baixas temperaturas e vantagens de processamento associadas à redução de custos.
O novo grade de EPDM consiste em um produto com baixo conteúdo de etileno, médio dieno (etilideno-norboneno ENB) e alta viscosidade: 55% em peso de etileno, 4,5% em peso de ENB e viscosidade Mooney igual a 100 (ML 1+4 a 125 ºC, calculado).
Por tais características, o produto é ideal para perfis curados com peróxido, mangueiras, câmaras de bicicletas, tiras de vedação automotivas e outros componentes de borracha que exigem desempenho superior sob baixas temperaturas.
Comprar BORRACHA EPDM (etileno-propileno-dieno-monômero) (borracha de etileno-propileno) (EPDM )
De acordo com o fabricante, a tecnologia Insite permite controle da arquitetura molecular com precisão e previsibilidade.
O processo de reação em fase gasosa e a forma granular da linha Nordel asseguram a produção de grades com alta viscosidade Mooney (superior a 90 ML 1+4 a 125ºC), com vantagens no manuseio, produtividade e custos.
O fabricante ressalta que o negro-de-fumo presente no produto e a forma granular dispensam necessidade de extensão a óleo para facilitar a fabricação.
Os usuários podem adicionar seu próprio óleo para aprimorar as características de processamento e reduzir custos.
Por apresentar densidade aparente mais baixa, comparada aos elastômeros fornecidos em fardos, os produtos da linha Nordel são compactados no início do ciclo de mistura em Banbury, o que garante melhor dispersão e permite um aumento de até 10% no fator de enchimento.
Além disso, a consistência dos produtos aumenta o rendimento de processamento e reduz a quantidade de refugo.
A forma granular contribui para melhorar a dispersão dos componentes, permitindo a mistura em uma única etapa, e ainda possibilita o manuseio automatizado e a implementação de mistura contínua, sinônimos de custos de produção menores e processos mais limpos, entre outros benefícios.
Leia Mais sobre EPDM Borracha e assuntos relacionados:
- Nova linha de EPDM suporta até 160°C
- Perspectivas 2007: ABTB – Tormento quer tornar indústria mais competitiva
- Elastômeros: Demanda em alta estimula novos projetos de investimento no setor
- Presidente da Cabot é vencedor do prêmio “O CEO Responsável do Ano”
- EXPOBOR Produtos sustentáveis deram o tom à tradicional feira para o mercado da borracha
- Elastômeros – Novos desenvolvimentos contemplam aplicações de alta exigência e ampliam a abrangência do setor
- Sustentabilidade e borracha verde movem evento no rio
- Retardantes de Chamas: Aditivos, até nos halogenados
- Lanxess aporta R$ 75 milhões em projetos nacionais