Compósitos

Avião elétrico pede compostos

Jose Paulo Sant Anna
3 de novembro de 2020
    -(reset)+

    Plástico Moderno - Avião elétrico pede compostos ©QD Foto: iStockPhoto

    A empresa japonesa Toray, fabricante de resinas termoplásticas e filmes industriais e para embalagens flexíveis, entre outros produtos químicos, chegou ao Brasil em 2006. “O mercado automotivo é o principal segmento para a companhia e representa hoje cerca de 50% do faturamento do negócio de plásticos de engenharia”, informa Luiz Rocha, gerente de marketing e vendas do escritório brasileiro.

    Plástico Moderno - Avião elétrico pede compostos ©QD Foto: iStockPhoto

    Luiz Rocha, gerente de marketing e vendas da Toray

    O projeto de grande destaque da empresa no momento, no entanto, vem do segmento aéreo. Uma linha de compostos termoplásticos reforçados com fibra de carbono fabricados pela empresa com a marca Torayca está sendo utilizada em um projeto futurista. Trata-se do Lilium Jet, desenvolvido na Alemanha pela Lilium GmbH, aeronave que deve chegar ao mercado em 2025.

    Ele é um veículo totalmente elétrico que decola e pousa verticalmente e tem capacidade para transportar um piloto e até quatro passageiros. Sem a necessidade de infraestrutura para decolagem e pouso, permitirá a realização de conexões diretas entre locais a 300 km de distância no tempo de uma hora – característica muito útil para táxis aéreos usados no transporte entre cidades, por exemplo. “Em julho anunciamos um contrato de fornecimento com a fabricante da aeronave”. Os materiais da Toray podem ser utilizados na fabricação da fuselagem, asas, palhetas do rotor e em outros componentes.

    Voltando à terra, além da linha Torayca, a empresa fornece várias opções para as montadoras. A linha Toyolac (PC/ABS) é anunciada como de alto brilho e ótimo processamento. Formulações especiais de ABS são indicadas para peças que necessitam boa aparência após operações de pintura e cromação. Também são oferecidos os compostos de PA 6 e PA 6.6 Amilan, cujas principais características apresentadas são excelente rigidez e resistência ao calor e óleo; os compostos de PBT Toraycon, indicados para refletores de faróis e lanternas; e os grades de PPS Torelina.

    O lançamento mais recente é a linha Toyolac MT, formada por resinas de ABS e ASA. “Ela apresenta grades de baixo brilho, com efeito fosco e toque macio e foi desenvolvida para aplicações em peças internas”.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *