Apema traz célula robótica para sua indústria

Empresa foca em tecnologia para aumentar a qualidade, melhorar desempenho e otimizar os processos

Para se adequar aos conceitos de robotização e reforçar seu compromisso com a evolução contínua, a Apema  ingressa em uma nova fase tecnológica, tornando seu sistema de produção mais inteligente e eficiente.

Com o objetivo de modernização do parque fabril, a empresa vem investindo em maquinários com maior tecnologia embarcada para enxugar os processos e aumentar a qualidade do produto.

O grande insight sobre a célula veio através de estudo de tempos e métodos, em que através do mapeamento do fluxo se descobriu a oportunidade de reduzir o processo de montagem dos trocadores de linha de 6 operações para 4, reduzindo, dessa forma, consideravelmente o tempo de espera e processamento.

Robô de solda: o novo projeto da Apema

Atualmente, os produtos considerados no desenvolvimento compreendem a linha Standard da Apema, que inclui TA, TST, CA e CST. Para o futuro, a expectativa é de que a empresa aumente a gama de produtos a serem produzidos na célula.

A célula, adquirida da Motoman (Yaskawa), apresenta dois dispositivos independentes para alimentação de produtos, sendo que o operador alimenta um lado do dispositivo, enquanto o robô realiza a soldagem na outra ponta.

Vale destacar que a forma construtiva do dispositivo integrado garante o dimensional compatível com as tolerâncias e exigências definidas pela engenharia do produto da Apema, além de corrigir pequenas variações que possam surgir de processos anteriores.

O local de instalação da célula será no setor de linha da empresa, e para garantir uma boa funcionalidade e segurança aos colaboradores, a célula conta também com criteriosos sistemas de sensores de presença e demais bloqueios necessários atendendo a NR-12.

O processo de soldagem utilizado será o GMAW (MIG/MAG), com fonte de sistema pulsada e curvas de soldagem específicas e próprias para aplicação em soldagem robotizada, resultando assim em alta taxa de deposição de solda, o que garantirá um aumento da produtividade e excelente qualidade durante o processo.

Contato

Em 2024, a empresa completará 60 anos de mercado, consolidando-se como a marca do trocador de calor. Sua longa trajetória está marcada por expansão e investimentos em sustentabilidade e tecnologia, além de aperfeiçoamento dos produtos e equipe, buscando sempre a satisfação dos seus clientes.

A Apema é empresa destaque no Guia QD. Entre em contato com a nossa equipe de vendas para encontrar a solução perfeita para suas necessidades específicas e eleve o desempenho do seu negócio.

Leia Mais:
Resfriadores de óleo a ar e água da Apema
Apema instala painéis solares em seu parque fabril
Colunas de Destilação da Apema
Pandemia não abala plano de expansão da Apema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios