Alimentos – Anvisa discute normas adicionais
Critérios para que cereais sejam qualificados como integrais; aditivos para plásticos que entram em contato com alimentos; rotulagem frontal; gorduras trans: esses temas estão em debate na Anvisa, com o potencial de gerar novas normas para a produção de alimentos no Brasil.
No caso dos cereais integrais, “a expectativa é de que ainda neste ano surja uma proposta de regulamentação para consulta pública”, informa Elizabeth Nabeshima, pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).
Já a discussão sobre gordura trans pode impactar os produtos cárneos.
“Estes podem conter gorduras animais que intrinsecamente contêm gordura trans”, destaca Ana Lúcia Lemos, que também atua no Ital.
A atualização dos regulamentos sobre aditivos para plásticos de contato com alimentos já está em consulta pública no site da Anvisa.
“Ela alavancará projetos e possibilitará o uso de tecnologias atualmente utilizadas no exterior”, projeta Aline Lemos, também pesquisadora Ital.
O debate sobre novas normas para a rotulagem envolve diversas entidades e instituições, inclusive o próprio Ital, que trata desse e de outros temas na recém-lançada publicação Alimentos Industrializados:
A importância para a sociedade brasileira (disponível em http://alimentosindustrializados.com.br ).
Importante ainda lembrar que, no final de novembro último, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fixou novas regras para a produção de leite no país, especificando os padrões de identidade e qualidade, não só do leite cru refrigerado como do pasteurizado e do tipo A.
“Nesse caso, estamos atentos especialmente à Instrução Normativa 76, que trata das características e da qualidade do produto na indústria”, ressalta Fabiana Trento, do Centro de Tecnologia de Laticínios do Ital.
Leia Mais:
- Embalagens Plásticas para Alimentos, Medicamentos e Higiene são essenciais em uma das maiores crises sanitárias da sociedade moderna
- Fispal; Tecnologia aprimora produção do setor de alimentos e Bebidas
- Alimentos; Anvisa discute normas adicionais
- Indústria investe nos produtos com rótulo limpo e funcionais; Alimentos
- Alimentos: Indústria procura por insumos de alta qualidade