Agentes de Purga: Mercado amplia consumo para proteger máquinas

Mercado amplia consumo para proteger máquinas e evitar perda de resinas

Plástico Moderno - Agentes de Purga: Mercado amplia consumo para proteger máquinas e evitar perda de resinas ©QD Foto: Divulgação
Limpeza de injetora com agente de purga

 

Ainda inferiores aos registrados em países onde a atividade industrial é mais competitiva, os volumes de utilização de agentes de purga evoluem gradativamente também no Brasil por causa da crescente percepção da relação custo/benefício bastante favorável a eles, quando confrontados com alternativas de limpeza das máquinas de transformação de resinas, segundo quem trabalha com esses produtos.

Talvez paradoxalmente, essa expansão pode ter ganhado um impulso adicional com a Covid-19.

No auge da pandemia, observa Marcos Rufato, gerente nacional de vendas da Chem-Trend, empresas de setores duramente afetados por ela, a exemplo da indústria automobilística, demandaram mais agentes de purga, pois, quando não paralisaram temporariamente suas máquinas, ao menos passaram a produzir de forma menos contínua, ou realizaram ajustes nas máquinas; e precisaram desses agentes para reativar os equipamentos. Por sua vez, as indústrias de embalagens e de utilidades domésticas ampliaram significativamente essa demanda porque passaram a produzir mais.

Resultado: o ano está proporcionando “bons resultados” para a operação brasileira da Chem-Trend, afirma Rufato.

Plástico Moderno - Agentes de Purga: Mercado amplia consumo para proteger máquinas e evitar perda de resinas ©QD Foto: Divulgação
Rufato: paradas provocadas pela Covid-19 elevam vendas

“Nossos agentes de purga têm ação química, e não mecânica”, ressalta o profissional da empresa.

 

 

Em seu portfólio, a Chem-Trend disponibiliza mais de cinquenta soluções de purga, comercializadas com a marca Ultra Purge, adquirida em 2016 com a empresa de mesmo nome (a marca Lusin, com a qual ela também oferecia agentes de purga, está sendo aplicada a protetivos de molde, lubrificantes, limpadores e agentes desmoldantes, entre outros).


Esses agentes químicos, detalha Rufato, além da resina base e dos dispersantes que dissolvem os contaminantes para facilitar a limpeza, contêm ingredientes expansores que permitem que eles atinjam toda a câmara, inclusive os chamados ‘pontos mortos’, onde agentes com ação mecânica têm dificuldade de acesso.

“Eles são mais eficientes e, além de demandarem quantidades menores, limpam todos os pontos da câmara em tempo muito menor. E não são abrasivos”, afirma Rufato.

 

A pandemia, complementa Nilton Bueno, diretor comercial da Compostos do Brasil, de alguma forma incentivou a demanda por agentes de purga, não apenas pela maior quantidade de empresas parando e reiniciando máquinas, mas principalmente porque, quando se reaqueceu a atividade econômica, começou a faltar resina e muitos transformadores perceberem que não poderiam mais perder nenhuma matéria-prima.

 

“O uso de um agente de purga reduz bastante essa perda”, enfatiza Bueno.

Disponibilizando também elastômeros termoplásticos, plásticos de engenharia, aditivos especiais e modificadores de impacto, a Compostos do Brasil ingressou no mercado de agentes de purga no início deste ano, comercializando a marca Dyna-Purge (da norte-americana Shuman), cujos produtos abrangem todas as resinas termoplásticas, nos diversos processos de transformação.

Plástico Moderno - Agentes de Purga: Mercado amplia consumo para proteger máquinas e evitar perda de resinas ©QD Foto: DivulgaçãoBueno: purga bem feita reduz consumo de resinas

“A pandemia chegou logo que começamos a oferecer os aditivos Dyna-Purge e isso prejudicou completamente as análises sobre a aceitação desses produtos. Mas creio que esses produtos terão grande aceitação no mercado brasileiro”, afirma o diretor da empresa.

 

 

1 2Próxima página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios