Agentes de purga: clientes querem mais eficiência

Clientes querem mais eficiência energética com sustentabilidade

Dentre os principais fatores impulsionadores dos agentes de purga no Brasil, destacam-se a menor quantidade de uso do produto comparado com a resina virgem, maior estabilidade operacional e eficiência energética. Pela avaliação dos entrevistados, quando não se utiliza um agente de purga, os ciclos de limpeza de máquina são mais longos. Em consequência, essa atividade de manutenção acaba gerando maior consumo de energia, tempo morto de máquina e ineficiência produtiva, por conta da redução do ritmo das operações de transformação.

“Um bom agente de purga agiliza o processo de limpeza das máquinas e facilita o retorno mais rápido do ritmo normal da produção. Outro fator importante é que a tecnologia de agentes de purga é fundamental no processo de limpeza de câmaras quentes – garante sua eficiência e perfeito funcionamento, por muito mais tempo”, afirma Rufato, da Chem Trend.

Vantagens na utilização dos agentes de purga

O executivo acrescenta que o material garante uma série de benefícios que somados se traduzem em ganhos financeiros. Por exemplo, o setup de máquinas pela utilização de resina virgem se torna cada vez mais custoso, segundo ele, não apenas do ponto de vista da sustentabilidade, mas também em relação à oferta desse tipo de produto no mercado.

A conscientização sobre os “custos ocultos” também é fator impulsionador do uso dos agentes de purga, analisa Stefano, da Freedom. Uma ocorrência desse tipo se manifesta quando o transformador percebe que, ao fazer uma troca de cor ou tenta eliminar eventuais pontos pretos em sua produção, tanto o equipamento como o operador entram no modo de inatividade.

Na prática, segundo ele, o empresário se dá conta de que a máquina está consumindo resina e energia elétrica, ao mesmo tempo em que sofre desgaste por estar ligada. O custo da hora do operador se soma ao do gasto de água gelada para resfriar o molde, além de outros que não são facilmente detectáveis.

Agentes de purga: Clientes querem mais eficiência energética com sustentabilidade ©QD Foto: Divulgação
Stefano: cliente precisa olhar os custos ocultos com atenção

“Ou seja: uma troca de cor está gerando custos e não está produzindo nada. Assim, quando oferecemos um agente de purga eficaz que gera de fato economias, apontamos a redução do tempo de inatividade da máquina, menor consumo resina nas trocas de cores e eliminação de pontos pretos. Isso tudo faz uma grande diferença”, ressalta Stefano.

As atividades de manutenção pesam também nas decisões das empresas, até porque os ativos utilizados pela indústria de transformação de plásticos são caros. Na sua relação com os clientes, os fornecedores dizem ter constatado que os transformadores que criaram rotinas para padronizar a limpeza de máquinas, realizar troca de cores ou evitar contaminação por material oxidado, após longas produções, são também os mais conscientes sobre os benefícios dos agentes de purga.

Leia Mais:

Maior eficiência na produção

Pode-se dizer que, ao embasar a compra em procedimentos desse tipo, os transformadores estão procedendo conforme as melhores práticas de manutenção, diz Bueno, da Compostos. Eliton Da Silva, da Ampacet, acrescenta que a manutenção se consolida também por meio do uso frequente nas empresas de sistemas avançados como TPM (Manufatura Produtiva Total). Em sua opinião, os agentes de purga geram oportunidades de melhoria que se transformam em projetos de eficiência da produção, os quais previnem sobre a ocorrência de falhas ou paradas não programadas por acúmulo de sujeira dentro das máquinas.

Não por acaso, a Chem Trend oferece também soluções voltadas para a manutenção de moldes visando garantir maior vida útil aos equipamentos. “A manutenção fica bem mais fácil e ágil, seja na troca de cores ou na eliminação de contaminações e como tecnologia de purga química não é agressiva aos equipamentos e moldes, reduz bastante a demanda por manutenções corretivas por desgastes decorrentes de abrasividade. Com isso, o time de manutenção fica dispensado da limpeza mecânica – sacar rosca, desplacar molde, desmontar cabeçotes e cilindros”, observa Rufato.

Veja também:

Não deixe de consultar o Guia QD, maior plataforma eletrônica de compras e vendas do setor, com mais de 300 mil consultas mensais por produtos e mais de 400 anunciantes ativos. Nele, você encontra diversos fornecedores de agentes de purga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios