Aditivos – Vitrine

AMPACET

Plástico Moderno, Aditivos - Vitrine
Aditivo da Ampacet para filmes

Vale a pena conferir as inovações em masterbatches marcadores a laser, aditivos especiais para filmes, entre outras especialidades em apresentação nesse estande. Os novos desenvolvimentos em masterbatches oferecem soluções personalizadas e levam em conta a necessidade das embalagens em oferecer maior segurança e permitir rastreamentos, cumprindo também a função de proteger marcas e produtos contra a “pirataria” e as reproduções ilegais. Também estará entre os destaques a nova tecnologia Ultrabatch, que oferece alto poder de cobertura e tingimento com baixas dosagens, o que reduz o custo da cor por kg de resina. Os maiores benefícios de seu uso poderão ser observados em peças e filmes soprados e planos.

Especialmente para emprego em filmes, poderão ser conferidos quatro novos aditivos: o MB 101501, o MB 101724-U, o MB 102109 e o MB 102163-S. O MB 101501 constitui material não-migratório, para uso em filmes soprados de polietileno, com propriedades deslizantes únicas. O MB 101724-U é a versão mais concentrada do 101501, utilizável em filmes de polietileno soprado, filmes planos e revestimentos por extrusão. O MB 102109 foi desenvolvido para emprego em estruturas laminadas e processos sob altas temperaturas. O MB 102163-S é comparável aos antifog padrão e atua como acelerador de funcionalidades.

BASF

Listados como destaques estão os pigmentos nas cores azul e verde (Heliogen) derivados de ftalocianinas. Apresentam propriedades de solidez a intempéries e compatibilidade com a maior parte das resinas, proporcionando a pigmentação das poliolefinas, mantendo sua estabilidade dimensional. Vale a pena também conferir o novo pigmento Lumogen Black, que absorve 50% da luz solar, oferece alta resistência térmica, alto poder de tingimento e estabilidade à migração.
Na área de estabilizadores de luz, a linha Uvinil contém absorvedores UV – benzofenonas, acrilatos de difenila, cinamatos e HALS. O inovador Uvinul 4050 H é o primeiro HALS monomérico a receber aprovação do FDA – Food and Drug Administration, podendo, portanto, ter contato com alimentos.

BAYER

Desenvolvimentos em nanotecnologia constituem a principal atração da Bayer MaterialScience. Os nanotubos de carbono, utilizados na fabricação de tacos de hóquei, tornaram esses materiais mais leves e mais resistentes ao impacto. Em comparação com o aço, os nanotubos de carbono são quatro vezes mais leves, e cinco vezes mais resistentes quando submetidos a cargas mecânicas. Além disso, conduzem corrente elétrica. tais vantagens, além de muito valorizadas no segmento esportivo, estão sendo exploradas em novas aplicações destinadas a vários outros segmentos de mercado.

BRASCHEMICAL

O importador e distribuidor de especialidades químicas apresentará nova linha de absorvedores UV, fabricada pela Everlight, de Taiwan. A empresa também comunica ao mercado o início do desenvolvimento no Brasil da linha Eversorb, abrangendo benzofenona, benzotriazol e HALS, para proteção contra os raios ultravioleta. Para plásticos reforçados, vale a pena conferir o óxido de ferro Micaceo –  Miox, fabricado pela Karntner, da Áustria. A exposição se complementa com a apresentação de itens já tradicionais, como os pigmentos fluo­rescentes e os fosforescentes para altas temperaturas, até 300ºC, além de branqueadores ópticos, PP random (clarificado), da Dayglo, glitters de poliéster, da Taizhu, glitters de alumínio, da Mea­dowbrook, e termocrômicos e fotocrômicos, da Matsui. Em pigmentos apresenta dióxido de titânio, anatase e rutilo, além de grade micronizado, da Kemira. Na área de pigmentos orgânicos de alta resistência à luz e às intempéries, o público conhecerá os produtos da EC Pigments. No campo dos aditivos, destaca o agente de fluxo para masterbatches líquidos, da Noveon, além das microesferas Expancel, que atuam como importantes redutores de peso de materiais termoplásticos.

CHEMSON

A nova linha de estabilizantes para PVC à base de cálcio-zinco, incluindo os orgânicos, poderá ser conhecida nesse estande. Destinados à fabricação de tubos, conexões, perfis, fios e cabos, oferecem vantagens técnicas principalmente quanto aos quesitos de qualidade e de produtividade dos produtos acabados. O fabricante também expõe formulações à base de chumbo, sais de chumbo, estearatos de cálcio e zinco, lubrificantes e blendas para poliolefinas. Ainda serão evidenciados pacotes de aditivos – antioxidantes, estabilizantes à luz UV, branqueadores ópticos e amidas –, além de serviços de mistura e compactação de aditivos.

CLARIANT

Várias novidades poderão ser acompanhadas nas áreas de pigmentos, aditivos e masterbatches, como a nova linha de ceras metalocênicas Licocene PEMA para uso em compostos de PP com madeira (WPC), destinados a pisos e revestimentos. Os novos pigmentos PV sólido vermelho D3G-W e PV sólido vermelho HGR, por sua vez, destinam-se a várias aplicações, sobretudo para engradados de refrigerantes.

A linha de preparações pigmentárias Hostacryl também oferece nova aplicação em perfis coloridos para janelas de PVC. Os aditivos especiais Hostavin B-Cap e Hostanox O3 apresentam desempenho diferenciado para aplicação em chapas de policarbonato e tubos. Também estarão sendo divulgados os aditivos retardantes de chama da linha Exolit para aplicação em compósitos. Livres de halogênios e metais pesados, são considerados amigáveis ao meio-ambiente. Parte dessa família, o Exolit AP é um retardante à chama intumescente, baseado em polifosfato de amônia, enquanto o Exolit OP oferece vantagens para as poliamidas e os poliésteres. Para poliuretanos, serão destacados os retardantes à chama reativos, como Exolit OP 560. Já Exolit RP é um retardante à chama baseado em fósforo vermelho, empregado na Europa em compostos reforçados com fibras de vidro.

Na área de masterbatches, serão divulgadas as atividades de desenvolvimento local de novos produtos e os lançamentos pertencentes à linha Hydrocerol. Constituída de agentes de expansão química e nucleantes, essa linha permite reduzir o consumo dos materiais, otimiza a produção e melhora a aparência das superfícies de embalagens e de diversos artigos extrudados, injetados e soprados com base em poliolefinas e outras resinas, atendendo aos regulamentos do Comitê Europeu para Padronização (European Committee for Standardization) e a lei que regulamenta o uso de contêineres na Califórnia.

COGNIS OLEOCHEMICALS

As linhas de plastificantes e lubrificantes para PVC estarão no foco das apresentações programadas pelo fabricante. Os plastificantes de origem vegetal para PVC, da linha Edenol, representam alternativa aos plastificantes de origem petroquímica e integram a mostra juntamente com os lubrificantes para PVC e para polímeros em geral, pertencentes à linha Loxiol. A empresa ainda irá lançar uma nova forma de promover negócios, realizando projetos “customizados”, que contarão com parcerias.

COIM BRASIL

Dois novos plastificantes poliméricos desenvolvidos com tecnologia nacional, no laboratório da empresa, em Vinhedo–SP, ocuparão o centro das atenções no estande desse fabricante que completa dez anos de atividades no Brasil. Um deles apresenta baixa viscosidade e é voltado para as linhas de PVC. O outro se destina às formulações em borrachas natural e nitrílica. O expositor aproveita a ocasião para anunciar que, ainda neste ano, promoverá novos investimentos em logística, ampliará os depósitos de armazenagem, realizará melhorias nas instalações e oferecerá ao mercado outras novidades. Considerada benchmark para o grupo italiano, destacando-se como primeira filial a ser implantada fora da Itália, a empresa mantém unidade de reciclagem em Novo Hamburgo–RS, e é reconhecida como líder no segmento de matérias-primas para solados, com mais de 50% de participação.

COLUMBIAN CHEMICALS

O produtor mundial de negros-de-fumo divulga linhas nacionais e importadas. A linha nacional de produtos Copeblack conta com vários grades para diferentes aplicações em plásticos, principalmente voltadas à produção de compostos, masterbatches e matização de compostos coloridos. O expositor destaca que seus produtos Copeblack possuem maior grau de pureza em comparação com os negros-de-fumo tradicionais, sendo embalados em sacos de PE, para melhor preservar suas características. O novo lançamento dessa linha fica por conta do Copeblack193, cuja principal característica é permitir a produção de masterbatches mais concentrados, com excelente fluidez, alto poder de tingimento, promovendo subtons azulados.

A linha Pureblack, com aprovação da Food and Drug Administration (FDA), trará como destaques os tipos Pureblack 100 e 115, oferecendo altíssima pureza e desempenhos únicos, testados e aprovados conforme especificações, oferecendo benefícios para embalagens em contato com alimentos e proteção UV. Já o Conductex 7055 foi desenvolvido para produtos que requerem condutividade elétrica superior.

CROMASTER

O destaque ficará por conta da nova linha de masterbatches especiais para plásticos de engenharia, mas o visitante também poderá conferir a linha tradicional de concentrados de cor brancos, pretos e coloridos, além de concentrados de aditivos para os mais variados tipos de polímeros.

CROMEX

O expositor reservou diversos destaques para seu estande. Os vários projetos de pesquisa empreendidos por essa empresa culminaram com o desenvolvimento de novos compostos de carga que, ao serem adicionados aos filmes de polietileno, principalmente para fabricar sacolas, diminuem o consumo das resinas e, conseqüentemente, o custo dos produtos finais. Nessa área também será apresentado novo composto que proporciona características “respiráveis” aos filmes, principalmente para emprego no mercado de fraldas.

Plástico Moderno, Aditivos - Vitrine
Cromex exibe concentradose compostos

A empresa ainda destacará gama de concentrados líquidos que atendem aos mercados de fibras têxteis, pré-formas de PET, chapas e termoformagem. Outras novidades poderão ser conferidas em auxiliares de fluxo de última geração. Recentemente também foram lançados masterbatches marcadores a laser para uso em peças injetadas e frascos soprados para cosméticos, produtos domissanitários e lacres de segurança. Para a linha de filmes destinados às embalagens, um novo masterbatch proporciona efeito soft touch.  Para emprego em embalagens para alimentos, como leites e sucos, o expositor irá evidenciar novo antioxidante à base de vitamina E. Para BOPP, ainda serão apresentados aditivos deslizantes e antibloqueio.

Outra nova especialidade da empresa são os nanocompósitos. Também as nanopartículas constam da exposição, mostrando características bacteriológicas, resistência à radiação ultravioleta e propriedades mecânicas. Aplicados em filmes, os nanocompósitos melhoram as propriedades mecânicas, o fechamento e a selagem, bem como as propriedades de barreira, aumentando o shelf-life dos produtos neles acondicionados.

CYTEC

Novas soluções para estabilização térmica de filmes para plasticultura e filtros UV para aplicações em embalagens de PET constituem as atrações da empresa. O Cyasorb THT-6460 foi especialmente desenvolvido para filmes destinados a estufas agrícolas, o Cyasorb UV-6408 destina-se a filmes empregados na cobertura de solos (mulching) e o Cyasorb UV-350, para filmes de estufas, com resistência à exposição a pesticidas, apresentando alto grau de transmissão da luz.

Em se tratando de filtros UV de alto desempenho para embalagens PET, a empresa irá apresentar o Cyasorb UV-3638F. Sua grande vantagem é não alterar a cor mesmo em embalagens com paredes mais espessas. Com aprovação da FDA, também será apresentado o filtro Cyasorb UV-3638, que permite aplicações em embalagens para alimentos, até gordurosos, e para acondicionar álcool. Para aplicações automotivas, apresenta o Cyasorb UV-3808PP5, um dos mais representativos por evitar embaçamento em pára-brisas e apresentar ausência de exsudação (blooming).

DAICOLOR

Divulgará o projeto Daieco, voltado ao emprego de fibras naturais e/ou de seus resíduos para modificar polímeros termoplásticos. São cerca de trinta diferentes modificadores de polipropileno, oferecendo novas composições para o mercado de injetados. A empresa destaca também compostos de náilon desenvolvidos com modificadores naturais.

DEGUSSA

Em cargas avançadas e pigmentos, vale a pena conferir os negros-de-fumo Printex, FW, Special Black (SB) e Lamp Black . Também integram a lista dos materiais inovadores as sílicas precipitadas Sipernat, utilizadas principalmente como agentes antibloqueio, e o agente fosqueante Acematt OP 278, compatível com PVC, ABS e PU. Ainda em pigmentos, a Degussa destaca produto de sua representada Kronos Titan. Trata-se de dióxido de titânio desenvolvido para coloração de plásticos em geral e para dar opacidade às fibras sintéticas, conferindo a todos resistência ao intemperismo.

Como representante da Chemtura, maior produtor de retardantes à chama (halogenados e não-halogenados) e segundo maior produtor mundial de estabilizantes poliméricos, a expositora promoverá as linhas de antioxidantes Anox, Lowinox e Alkanox e os protetores contra raios UV (Lowilite).

Outro ponto alto refere-se ao lançamento do plastificante para resinas de PVC Vestinol 9 (DINP) com viscosidade moderada e baixa volatilidade, largamente difundido na Europa como substituto do dioctilftalato (DOP). Produzido a partir de isononanol, apresenta características superiores às do DOP, sendo particularmente indicado para a produção de compostos direcionados a revestimentos para cabos elétricos, bem como para formular plastissóis para emprego na indústria automotiva.

DUPONT

A DuPont Titanium Techonologies apresenta a nova geração para dispersão de TiO2 – DuPont Ti-Pure R-350, que melhora a qualidade e reduz os custos de produção dos masterbatches brancos.

A DuPont Elastomers mostrará a linha de aditivos de processo oferecendo benefícios para transformadores, fabricantes de poliolefinas e demais empresas fornecedoras de resinas para fabricantes de filmes alimentícios. w

HDB

O expositor comparece à feira como representante da MJ Additive com sua linha completa de produtos que engloba expansores, deslizantes moleculares, antibloqueio, antiUVA, antiUVB, expansor microcelular e diversos outros aditivos.w

INBRA

Lançará estabilizantes térmicos à base de cálcio e zinco para PVC rígido, bem como para a fabricação de fios e cabos, propondo, assim, a eliminação do chumbo nas formulações. Fundada em 1939, e desde a década de 60 oferecendo linhas de produtos voltadas especialmente para o mercado de PVC e outras resinas, a empresa oferece estabilizantes térmicos, óleos epoxidados de soja e linhaça, estearatos metálicos, fosfitos orgânicos, alvejantes ópticos e agentes esponjantes (azodicarbonamida).

ITATEX

Várias novidades poderão ser conferidas em aditivos minerais reforçantes, agentes nucleantes, barreiras térmicas à radiação infravermelha, aditivo dielétrico, antichamas, antibloqueio e aditivos hidrorepelentes e antiescorrimento. Os aditivos reforçantes modificados (Itamic 307, Itamic ES e Itasil 4160), à base de silicatos lamelares, aumentam a resistência ao esforço de flexão de compósitos termoplásticos carregados com fibras de vidro, diminuindo empenamentos e/ou contrações de peças moldadas por injeção.

Os agentes nucleantes (Saca C-5, Saca C, Itatalc 635AS) antecipam a cristalização de termoplásticos cristalizáveis, reduzindo os tempos de ciclo das moldagens por injeção e sopro. As barreiras térmicas à radiação infravermelha (Sac 200ZA, Itasac 200 Z Plus, Itatalc V4198), à base de silicatos calcinados, absorvem radiação infravermelha quando incorporadas em composições de poliolefinas para emprego na fabricação de estufas.

O aditivo dielétrico (Sac 100ZA) melhora a resistividade e a estabilidade do fator de dissipação em água de composições de PVC destinadas à fabricação de fios e cabos de baixa tensão. Os antichamas (Itamag ES, HIdraltex ES, Itasil 2250 e 2250A ) são ecológicos e revestidos superficialmente para melhorar a compatibilidade com as poliolefinas. O aditivo mineral antiodor (Itamic Plus) foi desenvolvido para atuar em compósitos à base de PP. O antibloqueio (Saca C, C-5, C-6) representa nova geração de aditivos para atuar como antiaderente de filmes.

MASH COMPOSTOS

A expositora destacará várias linhas de compostos. A série MashComp é constituída de compostos poliméricos à base de resinas termoplásticas reforçadas com fibras de vidro, fibras de carbono, cargas minerais, condutivos, lubrificantes, retardantes à chama halogenados ou não, anti-estáticos e modificadores de impacto. A linha MasterMash abrange concentrados de aditivos, auxiliares de processos, antichama, antibloqueio, antioxidantes, antiestáticos e estabilizantes a UV.

MULTICEL

Única produtora local de pigmentos de cádmio (linha Multipure), a empresa comparece à feira com sua série completa de pigmentos e preparações pigmentárias, com destaque para a linha multitherm, composta de pigmentos complexos inorgânicos e pigmentos refletivos aos raios infravermelhos.

OURO BRANCO

Pigmentos perolados em novas nuances (Polychrome, Weather Resistaant, Chamaleon and Special Effect), baseados em mica sintética, ainda inéditos no Brasil, e pigmentos de alumínio, em pasta e em pó, constituem as principais novidades em apresentação nesse estande. O público, porém, também poderá conferir aditivos minerais, como talco micronizado, carbonato de cálcio de alta pureza, mica micronizada e caulim calcinado, além de fibras celulósicas, cargas de última geração utilizadas principalmente em formulações de compostos destinados à indústria automotiva.

PARABOR

A maior atração estará na linha de aditivos para “madeira” plástica. Seus benefícios constituem alta produtividade em extrusora convencional para processamento de PVC, PP e PE, alto controle de viscosidade, redução de fricção, diminuição de tempo de mistura, maior resistência ao impacto, redução de rebarbas, melhoria do fluxo na parte central de perfis e redução do torque das máquinas, entre outros. Também serão apresentados produtos e equipamentos de alto desempenho para os mercados de plásticos, borrachas, adesivos e especialidades.

PLASTENG

O aditivo biodegradável da Bio-Tec, dos Estados Unidos, para emprego em poliolefinas, PVC e PET, estará entre os destaques nesse estande. O produto não requer condições oxo-bio ou foto-bio, tem grau alimentício, é compostável e só inicia a degradação em aterro sanitário. Agentes de purga Ramclean, da Polyram, de Israel; nanoargilas para a obtenção de nanocompostos, da Nanocor, dos Estados Unidos; concentrados de nanoargilas para aumentar a rigidez de PEAD e PP, que proporcionam melhoria de fluxo e não acarretam perda de impacto, além de sistema de filme lubrificante seco à base de sulfeto de tungstênio, da Dicronite, também americana, aplicado por pulverização a frio compõem outras novidades.

PRO-COLOR

Os 20 anos de atividades da empresa serão comemorados com clientes, amigos, representantes e fornecedores em meio ao lançamento de novos produtos. Na área de masterbatches, serão apresentados novos desenvolvimentos foto-sensíveis (fotocromia), para leitura óptica a laser e para aplicação em borracha termoplástica para solados. Na área de aditivos, o público poderá conferir novos desmoldantes para injeção e sopro, além de novo antichama para compostos e novo agente expansor branco. Também estarão entre os destaques a linha convencional de masterbatches brancos e pretos em diversas concentrações e veículos, a ampla linha de coloridos e especiais, e os aditivos antiultravioleta, antichama, antiestático, deslizante, auxiliar de fluxo e de processo, antioxidante e agente expansor.

TERMOCOLOR

A empresa leva à feira seu portfólio tradicional de produtos: masterbatches, colormatches, e compostos com cargas minerais, linhas de proteção contra UV, retardantes à chama, antiestáticos, antifibrilantes e deslizantes, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios