Aditivos – Indústria busca competitividade em setores de alto valor agregado

O fabricante também promete que o Hostavin N30 (do tipo Hals) consegue fazer reações de estabilização como um antioxidante primário em temperaturas altas. A saber: em geral, os Hals não têm esta capacidade, porque as reações de degradação da maioria dos polímeros são mais rápidas do que as reações de estabilização dos Hals em temperaturas muito acima de 100ºC.

Plástico Moderno, Paulo Cesar Ghidetti, Coordenador técnico de aditivos para a America Latina, Aditivos - Indústria busca competitividade em setores de alto valor agregado
Ghidetti aposta em formulações com características especiais

A Clariant destaca ainda de seu portfólio de aditivos os antioxidantes Hostanox P-EPQ, um produto, segundo Ghidetti, de alta efetividade. “A concentração de uso é menor do que a média dos aditivos usados para a estabilização de processamento de polímeros, além de apresentar um efeito de nucleação (ou melhor, de clarificação) de polipropileno”, explica.

Plástico Moderno, Cássio Martins, Gerente de vendas de aditivos para polímeros da Cytec, Aditivos - Indústria busca competitividade em setores de alto valor agregado
Martins: companhia encerrará o ano com aumento do faturamento

A norte-americana Cytec também desbrava a trilha das especialidades. “Acredito que o mercado de aditivos caminha cada vez mais para a especialização das moléculas, ou seja, desenvolvendo moléculas e soluções específicas para cada tipo de aplicação e/ou matriz polimérica”, reforça Cássio Martins, gerente de vendas de aditivos para polímeros da Cytec. Apesar de os aditivos considerados commodities ainda ocuparem a maior fatia do mercado, a empresa mantém o foco dos novos investimentos em produtos de alto valor agregado, como os estabilizantes de luz da linha Cyasorb Cynergy Solution (CCS).

No portfólio, Martins destaca as “soluções” para aplicações de filmes agrícolas (CCS A-400 e A-430), compostos de PP (CCS-V703) e para rotomoldagem (CCS R300, CCS R315 e CCS R333), entre outros. Neste ano, a Cytec avançou muito no setor de estabilização de compostos de PP e, segundo Martins, se firmou como a principal fornecedora de estabilizantes de luz UV para o setor de rotomoldagem.

O momento incita comemoração. No ano passado, as vendas aumentaram cerca de 40%, e a estimativa é encerrar 2011 com um crescimento entre 25% e 30% em relação a 2010. Nem mesmo a força dos fabricantes asiáticos compromete essas expectativas. “Não vemos a produção local na Ásia como um concorrente, pois a Cytec tem se dedicado à produção de especialidades, ou seja, produzimos aditivos diferentes do que comumente é produzido lá”, atesta.

De qualquer maneira, independentemente de se tratar de um concorrente ou de um cliente em potencial, os volumes alusivos à Ásia colocam a região na mira dos investimentos. A Cytec, por exemplo, prevê que ainda neste ano entre em operação uma nova unidade fabril localizada na Ásia, onde deverá fabricar Hals monomérico, aditivos Cyasorb Cynergy Solution e absorvedores UV.

Antioxidantes asiáticos – Entre os aditivos mais comuns, como estabilizadores térmicos e antioxidantes, a indústria global está migrando para a Ásia, onde os enormes volumes de produção tornam muito atraentes tanto a atuação local quanto a exportação. No caso dos antioxidantes, o crescimento do consumo global gira em torno de 7% ao ano. A Ásia detém a pole position nessa arrancada. A demanda chinesa, por exemplo, avança entre 8% e 10% ao ano, segundo dados estimados por fabricantes.

A produção asiática de antioxidantes tem um representante de peso em território nacional: a coreana Songwon. Essa fabricante apresentou uma ascensão meteórica por aqui e ostenta o feito de responder por todo o antioxidante consumido atualmente pela petroquímica Braskem, além de se colocar entre as duas maiores empresas da categoria, ao lado da Basf. Quando as patentes das marcas Irganox e Irgafox, introduzidas no mercado globalmente pela Ciba (hoje Basf), começaram a cair, a Songwon foi a primeira empresa a produzir os antioxidantes em grande escala. Desde então, os investimentos foram sucessivos, mas no Brasil sua visibilidade despontou somente em 2008, pois neste ano passou a atuar sem intermediários na comercialização de sua linha de antioxidantes no Ocidente (antes tinha um acordo com a Clariant, responsável por essa operação).

Plástico Moderno, Rodinei Lapietra, Diretor da Pack7, Aditivos - Indústria busca competitividade em setores de alto valor agregado
Segundo Lapietra, fabricante de antioxidante testa novos fosfitos

No portfólio os destaques são: Songnox 1290 (antioxidante fenólico que, segundo seu fabricante, tem excelente capacidade de prolongar a vida útil das peças); Songnox 6280 (fosfito de alto desempenho estável à hidrólise), e Songsorb 7120 e 2908 (benzoatos que atuam como absorvedores de luz UV). A Songwon tem capacidade produtiva total de 80 mil toneladas de antioxidantes, dividida entre as plantas localizadas em Ulsan e Maeam. A sua rápida ascensão no Brasil se deu por vários motivos, entre eles sua verticalização e a vantagem de suas plantas serem novas, afirma Rodinei Lapietra Júnior, diretor da Pack7, empresa representante da Chemson e da Nexo International, que, por sua vez, representa a Songwon. “Os produtos são mais puros”, enfatiza.

Assim como em todo o mercado, os carros-chefes dessa fabricante coreana são os antioxidantes fenólicos e os fosfitos. “Existem tentativas para sair do fenol, mas vejo demanda para esses aditivos em segmentos específicos”, afirma Lapietra. Segundo ele, a Braskem, por exemplo, é uma grande incentivadora para o desenvolvimento de novidades. Ele admite que a Songwon tem testado novos fosfitos.

O mercado de antioxidantes é pouco dinâmico, pelo menos no que se refere a novos desenvolvimentos. No entanto, ele se movimenta em relação ao número de players, que vêm se concentrando e se abrindo para o aumento da capacidade produtiva da indústria global.

Página anterior 1 2 3 4Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios