Aditivos – Expositores do setor estão otimistas para a realização da feira, mas negócio anda pressionado por aumentos de custos em todo o planeta

Plástico Moderno, Ana Paula Rezende, gerente de produto da unidade de negócios de Cargas Avançadas e Pigmentos, Aditivos - Expositores do setor estão otimistas para a realização da feira, mas negócio anda pressionado por aumentos de custos em todo o planeta
Ana Paula destaca desempenho“inorgânico” do negro-de-fumo

No rastro da reanimação das telecomunicações, a empresa ainda destaca a linha de silanos organofuncionais, já conhecidas dos clientes, de olho nas aplicações em reticulação de PE também na produção de cabos e tubos para condução de água quente, em substituição ao cobre. A aplicação ainda não é muito conhecida no Brasil, mas existem empresas que importam esse tubos, e alguns são fabricados na Argentina. O gerente de produto Edson Factori, da unidade de negócios de Polímeros e Intermediários, lembra que o mercado de cargas minerais modificadas superficialmente também é importante, mas ainda está conhecendo a aplicação de cargas silanizadas, que aumentam sua compatibilidade com a matriz polimérica e incrementam propriedades mecânicas, um benefício grande para produtores de compostos.

O negócio é ser rentável – Aos fornecedores de especialidades, face ao empobrecimento e commoditização de alguns negócios no País, é facultado optar pelas transações comerciais mais rentáveis, mesmo que em certo detrimento dos volumes de vendas. Muitos dos nichos de aditivos com essa característica estão apoiados em produtos que começam a ser utilizados em substituição a concorrentes considerados prejudiciais ao meio ambiente, tanto por legislações novas no País quanto pelas exigências de clientes globais interessados em adotar os mesmos padrões de segurança ambiental europeus e norte-americanos no Brasil.

Plástico Moderno, Edson Factori, gerente de produto da unidade de negócios de Polímeros e Intermediários, Aditivos - Expositores do setor estão otimistas para a realização da feira, mas negócio anda pressionado por aumentos de custos em todo o planeta
Factori destaca silanos para tubos e cabos de PE e cargas

A exportação, em particular na produção de veículos automotivos, também é um fator de adequação a normas internacionais de fabricação. Dentro de seu segmento de Químicos de Desempenho, a Lanxess importa e fornece no Brasil alguns produtos com essas características, e que serão apresentados em breve na Brasilplast.

Os retardantes de chama livres de halogênio não são mais uma novidade, em particular quando se pensa em camadas de isolação térmica de PU para linha branca, mas seu uso é amplo apenas no Hemisfério Norte do planeta. No Brasil, a aplicação é mais recente, mas cresce a conscientização do perigo de fumaça contendo bromo, como atesta Alejandro Gesswein, gerente de marketing da unidade de negócios Químicos Funcionais.

O produto da empresa também interfere nas propriedades de plastificação e fogging, e ganhou mercado com o desempenho diferenciado e verde. É um apelo parecido com o de uma linha de corantes base solvente sem metais pesados, que conta com certificação na Alemanha, Japão e Estados Unidos para contato com alimentos, e está em processo de homologação no Brasil perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Plástico Moderno, Alejandro Gesswein, gerente de marketing da unidade de negócios Químicos Funcionais, Aditivos - Expositores do setor estão otimistas para a realização da feira, mas negócio anda pressionado por aumentos de custos em todo o planeta
Gesswein: custos de energia crescentes na matriz alemã

O caso dos plastificantes poliméricos é parecido. A empresa fabrica um único ftalato, benzil-butil-ftalato, mas que experimenta certa dificuldade de comercialização, pois está sendo evitado na Europa, e adipatos que também estão sendo muito questionados no Velho Continente.

Na opinião de Gesswein, ambos serão banidos em breve por lá, fazendo vir à tona os substitutos poliméricos. Essa opção oferece uma vantagem técnica, uma vez que as cadeias mais longas tendem à menor migração, e oferecem estabilidade em baixas temperaturas, até -50º C.

A Lanxess está prestes a oferecer ao mercado um alquil-sulfonato-éster-fenol com aprovação do FDA para aplicações em brinquedos e em contato com alimentos, e o gerente de marketing acredita que os transformadores brasileiros que exportarem para a Europa deverão lentamente começar a pensar em alternativas poliméricas para a plastificação. Porém esses aditivos ainda são três ou quatro vezes mais caros que os concorrentes, e a oferta de DOP, o principal ftalato, é grande e conta com produtores locais no Brasil, de modo que aos poliméricos caberão os nichos, mas que serão atacados com agressividade.

Por ter sua matriz produtiva na Alemanha, a fornecedora tem sofrido com aumentos de custos de matérias-primas, mas também de energia, com necessidade imperiosa de repasse ao mercado. O ajuste foi mais bem-sucedido na Europa e na Ásia, não por aquecimento da demanda, mas por um pretenso entendimento maior de outros elos na cadeia nessas regiões.

Luta em dois fronts – A rentabilidade perseguida também pode ser alcançada, ou permanecer como meta viável, com um balanço entre produtos de maior valor agregado, e margens mais confortáveis, e aditivos commodities que vendem grandes volumes.

Por ter sua matriz produtiva na Alemanha, a fornecedora tem sofrido com aumentos de custos de matérias-primas, mas também de energia, com necessidade imperiosa de repasse ao mercado. O ajuste foi mais bem-sucedido na Europa e na Ásia, não por aquecimento da demanda, mas por um pretenso entendimento maior de outros elos na cadeia nessas regiões.

Luta em dois fronts – A rentabilidade perseguida também pode ser alcançada, ou permanecer como meta viável, com um balanço entre produtos de maior valor agregado, e margens mais confortáveis, e aditivos commodities que vendem grandes volumes.

Na última edição da feira, a Macroplast destacava a compra da unidade de masterbatches da Basf no Brasil, que agregaria ao seu portfólio aditivos com tecnologia alemã, entre outros produtos, e modificaria sua cultura tradicional voltada para os compostos plásticos e resinas tingidas.

Página anterior 1 2 3 4Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios