Resina ABS: Acrilonitrila Butadieno Estireno As Características, Fórmula, História e Onde é Aplicado o Plástico ABS

O Acrilonitrila butadieno estireno está presente em tudo, de brinquedos a peças de carro. Confira sua fórmula, aplicação, principais fornecedores, entre outros

O ABS – Acrilonitrila Butadieno Estireno é um material muito utilizado pela indústria não só pelo seu excelente custo-benefício, mas pelas suas características que compreendem leveza, flexibilidade, resistência, versatilidade, facilidade de moldagem e muito mais. Através dele é possível criar uma série de produtos dos mais diferentes tipos, cores e aspectos.

Acesso Rápido no post
O que é Acrilonitrila butadieno estireno?
Qual é a fórmula do ABS?
Quando o Acrilonitrila butadieno estireno foi descoberto?
Onde o ABS é aplicado?
Como é feita a moldagem do Acrilonitrila butadieno estireno?
Quais são as características do ABS?
Onde encontrar os fornecedores de ABS?

O que é Acrilonitrila butadieno estireno?

Trata-se de uma resina termoplástica derivada do petróleo. É desenvolvida pela combinação de três monômeros: acrilonitrila, butadieno e estireno. Em inglês, chama-se Acrylonitrile Butadiene Styrene, daí a sua popular sigla ABS.

  • Acrilonitrila: monômero sintético obtido a partir da amoxidação catalítica do hidrocarboneto propileno e amoníaco.
  • Butadieno: alceno obtido a partir da desidrogenação do butano.
  • Estireno: hidrocarboneto aromático obtido na reação do etileno com o benzeno.

Cada monômero possui suas propriedades, tornando possível a produção de tipos variados de ABS, que serão aplicados de variadas formas e em diferentes segmentos.

Em linhas gerais o butadieno passa pelo processo de polimerização para sua transformação em polibutadieno, enquanto o estireno e a acrilonitrila são submetidos a copolimerização. Em um processo de extrusão é feita a mistura que resulta no ABS.

Qual é a fórmula do ABS?

Fórmula química é (C8H8·C4H6·C3H3N)n

A proporção de cada componente está relacionada a finalidade do produto.

Quando o Acrilonitrila butadieno estireno foi descoberto?

Este importante polímero artificial foi desenvolvido nos Estados Unidos em 1948 com o objetivo de ser um polímero altamente resistente. Sua larga utilização iniciou-se na década de 60 quando os plásticos começaram a substituir outros materiais na produção.

De lá pra cá já teve vários avanços, podendo ainda ser apresentado em versões antichama, antiestática, expandida, reforçada com fibras, passível de cromação e reforçada com outros polímeros.

Onde o ABS é aplicado?

O Acrilonitrila butadieno estireno (ABS) é encontrado em diversos tipos de produtos, incluindo garrafas PET, descartáveis, recipientes de plásticos, eletroeletrônicos.

  • Plásticos em geral: brinquedos, peças de lego, itens de banheiro, tacos de golfe, mala de viagem, flautas doces, artigos descartáveis, móveis para jardim, frascos, entre outros.
  • Indústria automobilística: Grades, painéis interiores, pilares, caixas de bateria, assentos, grelhas, carcaças para espelhos, entre outros.
  • Indústria Eletroeletrônica: carcaça de eletrodomésticos, computadores, mouse, teclado, impressora, celulares, calculadoras, secadores, cafeteiras, entre outros.
  • Construção: chapas corrugadas, fios, tubos, capacetes de segurança e outros.
  • Indústria do Plástico: Filamentos para impressoras 3D, lâminas, bases de duche, coberturas para tratores, produção de tubulações, injeção de moldes e embalagens de cosméticos.
Peças de Brinquedos feitas com ABS Acrilonitrila Butadieno Estireno
Acrilonitrila Butadieno Estireno

Esta resina sintética termoplástica é amplamente utilizada pela indústria na fabricação de produtos moldados, visto que ele dá origem a um material rígido, leve e flexível. Outra vantagem é o custo-benefício, uma vez que ele é mais econômico. Também pode assumir qualquer forma e cor, que variam do transparente ao opaco, permitindo o desenvolvimento de uma infinidade de produtos.

Como é feita a moldagem do Acrilonitrila butadieno estireno?

A moldagem deste termoplástico pode ser feita por meio de processo de injeção ou extrusão.

Na moldagem por injeção o copolímero é aquecido até sua plastificação e injetado em um molde, onde há a solidificação e o produto adquire forma.  Já na moldagem via extrusão, o acrilonitrila butadieno estireno (ABS) é aquecido com um cilindro de plastificação e o cabeçote da máquina sopradora gera um tubo, que é posicionado no interior do molde.  O material é inflado até atingir o formato desejado.

Quais são as características do ABS?

Cada um dos monômeros proporciona uma qualidade diferente ao ABS. A acrilonitrila oferece resistência química e térmica, o butadieno fornece resistência ao impacto e alongamento, e por fim, o estireno dá brilho, rigidez e moldabilidade.

  • Leve e fácil de moldar sob altas temperaturas.
  • Resistente ao impacto, à tração e à abrasão (fricção).
  • Resistente ao calor e baixas temperaturas, quando comparado a outros materiais.
  • Funciona como isolante elétrico.
  • É inflamável quando exposto a altas temperaturas.
  • Excelente custo-benefício.
  • Possui resistência mecânica e resistência química aceitável.
  • Grande durabilidade.
  • Multifuncional.
  • Oferece ótimo acabamento, associado com alto brilho.
  • Cromável.
  • Combina a força e rigidez da acrilonitrila e do estireno com a resistência da borracha de polibutadieno.
  • Possibilidade de formação de blendas com outros polímeros, como ABS/PC (Blenda de Policarbonato + ABS); ABS/PVC; ABS/PA; ABS/PMMA; ABS/PBT.

Onde encontrar os fornecedores de ABS?

O melhor lugar para você encontrar os principais fornecedores de acrilonitrila butadieno estireno (ABS) de uma maneira fácil e rápida é no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

Neste portal você consegue realizar consultas diretamente com as empresas distribuidoras de ABS no Brasil. E mais! Você pode solicitar orçamentos de uma só vez para diversas empresas em um só lugar. Ganhe tempo e proporcione mais eficiência a sua empresa.

Precisa de um orçamento? Clique e preencha o formulário abaixo






    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Adblock detectado

    Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios