Reciclagem

A importância de se reduzir perdas e desperdícios na indústria do plástico

Plastico Moderno
30 de abril de 2019
    -(reset)+

    Não basta, portanto, apenas aumentar a produção, que é a determinação de uma quantidade produtos para ser fabricados num determinado tempo. É preciso pensar também na produtividade, que é a fabricação em menos tempo com muito mais qualidade. Assim sendo, se uma indústria consegue rastrear e medir esses aspectos, pode também verificar quanto ganhou efetivamente. Às vezes, a fábrica investe em mão-de-obra com determinado valor em treinamento e esse número é revertido em curtíssimo prazo, muitas vezes em dois ou três meses. O aporte se reverte por conta da melhoria na redução das quebras de máquinas e dos moldes, e na redução dos prejuízos com os custos de matérias-primas, como as resinas. Por mais baratas que elas sejam, se forem multiplicados os valores por toneladas serão contabilizados ao final números astronômicos e absurdos. Há produtores de plásticos, atualmente, que têm estoques de toneladas de refugo, que na verdade foram materiais desperdiçados ou contaminados.

    Desta maneira, é preciso, além de proporcionar cursos aos colaboradores, também conscientizá-los de sua importância e fazer a cobrança daquilo que foi ensinado no treinamento em salas de aulas e nos equipamentos. Se não houver cobrança efetiva não haverá retorno e o funcionário pode simplesmente dar continuidade naquilo que fazia antes do treinamento sem mudar sua postura e cometendo os mesmos erros.

    Alexandre Farhan é técnico em plásticos pelo Senai-SP, com 30 anos de atuação no setor. Atualmente, é diretor da Escola LF, especializada na formação de profissionais para a indústria de transformação plástica pelos processos de injeção, sopro e extrusão. (www.escolalf.com.br e/ou alexandre@escolalf.com.br)



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *