Impressão 3D – Usuários confirmam as vantagens da tecnologia

Empresas ligadas ao segmento do plástico de diferentes ramos da economia adotaram a tecnologia de impressão 3D para desenvolver produtos e são unânimes em apontar a estratégia como acertada.

Entre elas se encontra a Duratex, fabricante dos produtos com a marca Hydra, entre outras linhas de produção.

“Cerca de 80% a 90% de alguns de nossos produtos, como chuveiros, duchas e torneiras são feitos em plástico. A maior parte das peças é feita com diferentes grades de PP, mas também usamos ABS, náilon e poliacetal”, informa Gabriel Beltrame, coordenador de P&D da Hydra-Corona.

Por participar de um mercado competitivo, o desenvolvimento faz parte do dia a dia da empresa. A atividade exige avaliação constante de protótipos das peças a serem utilizadas nos produtos finais.

“Com os protótipos, realizamos vários testes importantes, temos ideia bem precisa do funcionamento da peça”.

No passado, a construção desses protótipos era uma tarefa terceirizada.

Plástico Moderno, Beltrame: desenvolvimento de produtos ganhou velocidade
Gabriel Beltrame – Hydra-Corona – 3D

“Muitas vezes tínhamos urgência, mas todo o processo, da escolha do fornecedor até recebermos a peça pronta, era tarefa que durava pelo menos vinte dias, muitas vezes mais de um mês”, conta.

Com a aquisição da máquina, concretizada há dois anos, o tempo necessário para essa operação caiu drasticamente.

“Hoje conseguimos fazer um protótipo de um dia para o outro”.

MarGirius

Fundada em 1949, a MarGirius é fabrica controles elétricos e eletrônicos.

Disponibiliza mais de 11 mil opções de produtos que atendem desde as pequenas lojas de material elétrico até grandes indústrias de produtos eletroeletrônicos.

Plástico Moderno, Martin: retrabalho em matrizes caiu 80% com protótipos em 3D
Pedro Juan Martin – MarGirius – 3D

“Somos especializados em produtos customizados, como interruptores, usados em eletrodomésticos de linha branca, linha marrom, eletrodomésticos”, informa Pedro Juan Martin, encarregado para o desenvolvimento de produtos e ferramentas.

Tamanho número de itens exige agilidade no processo de lançamento de projetos.

“No passado fazíamos os protótipos em centros de usinagem, o que era demorado e caro. Há 2,5 anos investimos na compra de uma máquina e ganhamos muita agilidade”, informa.

Martin ressalta outro aspecto. “Os retrabalhos que fazemos nas matrizes para a produção das peças caiu 80%”.

Nitronplast

A Nitronplast, há trinta anos no mercado, fabrica utilidades domésticas em plásticos. Oferece ao mercado mais de 200 itens, como potes, utensílios, caixas organizadoras e outros.

A empresa utiliza tecnologia de impressão 3D desde 2013. “Utilizamos a tecnologia para reproduzir o produto pretendido, tirando dúvidas em relação a tamanho, estética e outros aspectos”, informa Alex de Souza, designer e projetista.

No passado, esse serviço era realizado a partir de modelamento. “Apareciam erros difíceis de serem previstos”.

Hoje, com protótipos com características idênticas às do produto final em mãos, a empresa confere possíveis problemas de funcionamento ou estética dos produtos, evitando futuras modificações no ferramental. “Estamos muito satisfeitos por ter adquirido o equipamento, foi um ótimo investimento pela relação custo/beneficio”.

A impressão 3D também faz sucesso junto aos fornecedores de matrizes.

Moltec

A Moltec, fabricante de moldes de injeção e sopro de alto desempenho para embalagens plásticas, pertence a este time.

“Estamos entre os pioneiros, adquirimos uma impressora 3D há cerca de dez anos. Nossa ideia foi a de oferecer algo a mais para os clientes”, informa Bruno Chagas.

Por contar com uma máquina já um tanto antiga, conforme o caso, a empresa contrata fornecedores para realizar os serviços de impressão.

A ferramentaria, em um projeto feito em parceria com uma empresa alemã, também já utilizou a tecnologia com bons resultados para confeccionar cavidades de moldes voltadas para a produção de um lote pequeno de peças.

Chagas lembra que, antes, os protótipos eram usinados ou feitos à mão. “Não depender de máquinas ferramenta ou tornos melhora a precisão das peças. Os protótipos impressos a partir de arquivos de computador apresentam grande fidelidade de medidas”.

Plástico Moderno, Suporte de lâmpadas customizado
Suporte de lâmpadas customizado – Impressora 3D
Plástico Moderno, Suporte de lâmpadas customizado
Suporte de lâmpadas customizado

 

Outra vantagem está na velocidade de desenvolvimento de um projeto. “Um protótipo impresso reduz em 50%, no mínimo, o tempo necessário para confeccionar as cavidades e isso se traduz em competitividade perante os clientes”.

Leia Mais:

Procurando Fornecedores para o seu negócios – Consulte o GuiaQD

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios