10 Tipos de plástico que você precisa conhecer

Confira os tipos de plástico mais utilizados, suas características, categorias e para que servem

Como vimos na matéria O que é plástico, existem vários tipos de plásticos, os quais são obtidos a partir de resinas plásticas derivadas principalmente do petróleo. Vale ainda dizer que eles são produzidos por polimerização, ou seja, um processo químico que proporciona a união de monômeros para formar polímeros.

Apresentam diversas características, como versatilidade, durabilidade, leveza, flexibilidade, resistência a impacto, praticidade, baixo custo, menor consumo de energia na produção. Estas fazem com que os plásticos sejam muito utilizados atualmente pela indústria em diversas aplicações.

Os tipos de plásticos são diferenciados em razão da resistência mecânica, transparência, flexibilidade, resistência ao calor, além de outras características importantes. Confira ao longo do texto mais detalhes sobre cada um deles e suas principais utilizações!

Acesso Rápido no post
Categorias de plásticos
Quais são os principais tipos de plástico?
Numeração nas embalagens plásticas?
Onde comprar plásticos?

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Categorias de plásticos


    Levando em conta as características de fusão ou derretimento, os plásticos podem ser divididos em duas categorias importantes: termoplástico e termorrígido ou termofixo.

    • Termoplástico: compreende aqueles materiais que podem ser remoldados sob aquecimento, pois suas estruturas são menos rígidas. Tal processo pode ser efetuado diversas vezes. Os termoplásticos abrangem os tipos de plásticos mais consumidos. Também é essencial destacar que este tipo pode ser reciclado. São exemplos de termoplásticos: PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS, EVA, ABS.
    • Termorrígido ou termofixo: compreende aqueles materiais que não derretem quando aquecidos. Dessa forma, não podem ser reutilizados nos processos convencionais de reciclagem e não podem ser fundidos novamente. São exemplos de termorrígidos: PU, EVA, poliéster.

    Quais são os principais tipos de plástico?

    1. Polipropileno (PP)
      Este é um termoplástico semicristalino e muito resistente ao calor e ao impacto. É um plástico mais rígido, utilizado para uma grande variedade de aplicações.

      Exemplos: embalagens de alimentos; autopeças; objetos do uso doméstico; itens da construção civil; seringas descartáveis; potes e frascos; lixeiras; pallets de plástico; móveis de plástico; baldes; filme PP; fibras e tecidos; tampas de embalagens (tampas de bebidas e xampu).

    2. Poliestireno (PS)
      É um termoplástico transparente e que apresenta como características a leveza, flexibilidade e capacidade de isolamento térmico.

      Exemplos: produtos descartáveis em geral (pratos, copos, talheres); embalagem de alimentos (iogurtes, sorvetes, doces); jarras; aparelhos de barbear; brinquedos; bandeja, isopor, eletrodomésticos (liquidificador, tampas de máquinas de lavar e grades de geladeira).

    3. PVC (Policloreto de Vinila):
      É um termoplástico produzido a partir da polimerização do monômero de cloreto de vinila (VCM). Necessita da incorporação de aditivos (composto de PVC), podendo assim ter amplas características, como rigidez, flexibilidade, transparência, opacidade e muito mais.Dessa forma, suas características podem ser alteradas para aplicações finais.

      Exemplos: embalagens de alimentos, brinquedos, e materiais da construção civil (canos e tubos), fios e cabos, janelas, revestimentos, mangueiras, material hospitalar. A reciclagem de PVC segue caminhos diversos do PET.

    1. Polietileno tereftalato (PET):
      O polietileno tereftalato, conhecido popularmente como PET, é um termoplástico transparente, resistente, maleável e leve. É um polímero da família dos poliésteres e um dos mais resistentes para a fabricação de embalagens.

    Exemplos: garrafas de refrigerantes, água, suco; recipientes de alimentos; fibras têxteis; embalagens de produtos; viseiras de proteção facial; embalagens cosméticas.

    1. Polietileno (PE):
      É um termoplástico parcialmente cristalino, flexível, leve e resistente à umidade e a muitos produtos químicos. É obtido por meio da polimerização do etileno. De modo geral, os polietilenos podem ser de três tipos: PEBD (polietileno de baixa densidade), PEAD (polietileno de alta densidade) e PEBDL (polietileno de baixa densidade linear).
    1. PEAD (Polietileno de alta densidade):
      É um termoplástico de cor leitosa, leve, flexível e que possui alta resistência térmica, mecânica e química. É mais rígido em relação ao PEBD.

    Exemplos: tampas, embalagens de produtos químicos (tanques, containeres, bombonas, tambores, garrafas, frascos, galões), embalagem de produtos de limpeza doméstica, tubulação de esgoto, sacolas plásticas de supermercado, sacos de lixo, dutos, telhas, tambores para tintas, embalagens de óleos automotivos, tampas, potes, embalagem de xampu, creme; embalagem de remédio, engradados de bebidas.

    1. PEBD (Polietileno de baixa densidade):
      Consiste em um termoplástico obtido pela polimerização do etileno. É transparente, flexível, leve e apresenta boa resistência a impacto e excelente resistência a produtos químicos.

    Exemplos: Filmes para embalagens industriais e agrícolas, de alimentos (embalagens de arroz, feijão, açúcar, sal, etc), produtos farmacêuticos (bolsas para soro) e hospitalares; filmes laminados e plastificados para alimentos; brinquedos; revestimento de fios e cabos; tubos e mangueiras; sacolas de supermercado.

    1. Polietileno de Baixa Densidade Linear (PEBDL)

    Também é um termoplástico obtido por meio da polimerização do etileno, mas apresenta propriedades intermediárias entre o PEBD e PEAD. É menos transparente que o PEBD, mas é muito flexível e possui maior resistência mecânica. Também tem boa resistência a produtos químicos e a impacto.

    Exemplos: filmes, sacolas, caixas d’água, embalagens em geral.

    1. ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno)
      É um termoplástico composto por butadieno, estireno e acrilonitrila. É leve, flexível, possui boa resistência à impacto; certa resistência ao calor e às baixas temperaturas; resistência química aceitável. Também pode ser usado em aplicações que precisam de um bom aspecto visual.

    Exemplo: carcaças de eletrodomésticos (aspirador de pó, cafeteira); capacetes; painéis automotivos; computadores; mouse; teclado; impressora; celulares; calculadoras; tacos de golfe; peças de lego; flautas doces; malas de viagem, ar condicionado;

    1. EVA ou Acetato de Vinila:
      É um termorrígido obtido através do copolímero de etileno-acetato de vinila, uma espuma sintética. Esta matéria-prima pode ser em pó, chapa ou granulado. É leve, emborrachado, flexível, resistente e com propriedades adesivas. Sua principal característica é a absorção de calor.

    Exemplo: solados de calçados; equipamentos de academia, brinquedos, brindes; vedações de janelas, portas e vidros na construção; divisórias, almofadas e concreto vazado; cadeiras de criança, células solares, pneus de carrinhos de bebé, forros de malas.

    Numeração dos tipos de plástico nas embalagens plásticas

    Diversos produtos feitos com materiais plásticos apresentam um Código de Identificação de Resina, que nada mais é do que um número de 1 a 7 dentro de um triangulo de setas. Esta imagem normalmente é colocada na parte inferior ou lateral do produto e serve para identificar a resina plástica utilizada e facilitar o processo de reciclagem.

    De acordo com Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), os materiais plásticos são classificados por 7 números, sendo:
    1 – PET
    2 -PEAD
    3- PVC
    4- PEBD
    5- PP
    6- PS
    7- Outros: representa produtos compostos por diferentes tipos de resinas.

    Onde comprar produtos químicos?

    Não perca tempo! Vá agora ao GuiaQD, o principal guia eletrônico de compra e venda do setor, e otimize o seu negócio!

    Não existe plataforma melhor para você solicitar rapidamente suas cotações. Em um só lugar você encontra uma enorme variedade de fornecedores de diversos tipos de plásticos e pode solicitar cotações para todos de uma forma rápida e eficiente.

    Com apenas alguns cliques você entra em contato com os principais fornecedores dos produtos desejados e ganha tempo para realizar outras tarefas.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.

      Adblock detectado

      Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios