Compósitos

18 de setembro de 2013

TPU: Fabricante alemã inova e lança e-TPU

Mais artigos por »
Publicado por: Renata Pachione
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A Basf acaba de apresentar ao mercado o inédito poliuretano termoplástico expandido, o e-TPU, sob o nome Infinergy. Para chegar a este desenvolvimento, o Elastollan, seu famoso TPU, passou por um processo inovador na sede da companhia, em Ludwigshafen, Alemanha. Em linhas gerais, pode-se dizer que aos benefícios do TPU foram incorporadas as propriedades das espumas.

    O Infinergy tem densidade de cerca de 110 kg/m3, e o peso da peça moldada pode ficar entre 200 kg/m3 e 320 kg/m3. Segundo o fabricante, esta característica coloca a nova espuma entre o poliestireno expandido (EPS) e o polipropileno expandido (EPP). Em razão de sua estrutura de células fechadas, o Infinergy também conta com excelente resistência. Testes dão conta, segundo a Basf, de que se trata da espuma de partícula mais elástica disponível no mercado. Além disso, o e-TPU permanece altamente elástico e macio sobre uma ampla faixa de temperatura, mesmo naquelas extremamente baixas, de menos 20ºC.

    O novo material pode ser usado em qualquer peça que exija uma combinação de baixo peso, excelentes propriedades mecânicas e boa durabilidade. Também poderia substituir a borracha na função de amortecedor. Em parceria com a fabricante de calçados Adidas, a Basf desenvolveu, em cerca de três anos, a primeira aplicação do e-TPU: um tênis de corrida. As empresas garantem que o produto embute propriedades capazes de oferecer ao corredor a possibilidade de executar um ótimo desempenho, sem a deformação do material e com o menor desgaste físico do atleta, em todas as estações do ano e zonas climáticas. Ele foi submetido a testes em uma faixa de temperatura entre -20°C e 40°C.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *