Feiras e Eventos

27 de outubro de 2007

Tecnoplast 2007 – Prévia – Feira no Sul atrai empresas de todos os elos da cadeia

Mais artigos por »
Publicado por: Plastico Moderno
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A capital gaúcha volta a sediar exposições da cadeia produtiva do plástico. De 20 a 23 de novembro, no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), acontece a Tecnoplast (Feira de Tecnologias para a Indústria do Plástico, Borracha, Moldes e Matrizes), que terá como eventos paralelos a Embaplast (Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços para Embalagem) e a Expoplastic (Exposição da Transformação do Plástico). Segundo a organização do evento, 130 expositores estavam confirmados até o começo de outubro.

    A região metropolitana de Porto Alegre conta com aproximadamente 270 transformadores de termoplásticos e uma cadeia integrada petroquímica com produção de nafta, eteno, propeno, butadieno e produtos de segunda geração. Ao todo, o Estado concentra aproximadamente 600 indústrias de material plástico, que empregam 24 mil trabalhadores: 87% possuem até 99 empregados; 10% têm entre 100 e 249; 2%, entre 250 e 500; e 1%, acima de 500 funcionários. O parque está concentrado no Vale do Sinos (Novo Hamburgo), Serra (Caxias do Sul) e Metropolitana (Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Cachoeirinha).
    Essa indústria de transformação é bastante diversificada na sua produção e atua em segmentos como o de calçados, embalagens rígidas e flexíveis, utilidades domésticas, brinquedos, componentes técnicos – peças e partes para as indústrias automotiva, de informática, telecomunicações, máquinas e implementos agrícolas, eletroeletrônica, eletrodomésticos, moveleira e outras –, construção civil, agricultura e móveis.

    Outros produtos acabados e semi-acabados como cordas, descartáveis, artigos de toucador, bobinas e lâminas também compõem o amplo espectro da referida indústria. Essa diversificação permite uma interface com a maioria dos segmentos presentes na matriz produtiva gaúcha: alimentos (embalagens para grãos, conservas e industrializados), calçados, químico, moveleiro, têxtil, metal-mecânico (componentes para máquinas), automotivo, agricultura, fumo, bebidas, entre outros.

    Plástico Moderno, Hélvio Pompeo Madeira, presidente da feira, Tecnoplast 2007 - Prévia - Feira no Sul atrai empresas de todos os elos da cadeia

    Madeira planeja desmembrar a Embaplast e a Expoplastic

    Em sua quarta edição, a Tecnoplast apresenta ainda fabricantes de máquinas, ferramentaria e insumos do setor.

    Já a Embaplast, na segunda edição, mostra as novidades referentes aos equipamentos e serviços voltados à indústria da embalagem, trazendo novos modelos de formas, moldes e acessórios.Este ano, a novidade para o consumidor final fica por conta da Expoplastic. De acordo com o presidente da feira, Hélvio Pompeo Madeira, a maior novidade será a forte presença de fabricantes chineses de injetoras e extrusoras.

    “É uma nova concepção de evento, apresentando a importância desses produtos nos dias de hoje, onde todos os integrantes são parceiros expandindo suas fronteiras, conceitos e obtendo como retorno a necessária evolução do setor plástico no Brasil. Vamos mostrar por que a indústria plástica cresce 11,7% ao ano no País”, destaca Madeira.

    No âmbito da Expoplastic, há negociações para trazer autopeças de última geração. Há conversações ainda com fabricantes de componentes da indústria de aviação. A idéia é mostrar a forte presença do plástico na tecnologia de ponta.

    Madeira também quer atrair para a feira os pesos pesados da petroquímica no continente, como a Braskem, que teria espaço para apresentar seu polímero obtido de fonte não fóssil. Conforme o organizador, sua promotora já reservou o centro de eventos da Fiergs entre 12 e 17 de novembro em caráter anual até 2017. O objetivo é desmembrar futuramente a Embaplast e a Expoplastic em feiras independentes.
    Além das novidades tecnológicas e novas ferramentas para o setor, será realizado o seminário Tecnologias do Plástico. “Com o uso do plástico em evidência, é fundamental nós mostrarmos a contribuição desse mercado no crescimento da economia, oportunizando que este nicho se torne ainda mais competitivo”, avalia Madeira.

    O seminário tem como propósito melhorar o entendimento sobre a importância do processamento de plásticos no avanço tecnológico de centenas de produtos, ou como produto de consumo final ou como componentes intermediários e peças inteiras de diversos equipamentos. “Queremos com isso contribuir com tudo o que vem sendo debatido sobre o assunto, tão presente no cenário mundial”, assinala Madeira.
    Novas técnicas de processamento e recuperação de embalagens, conceitos, aplicações, tendências e utilização de componentes plásticos serão alguns dos temas oferecidos para os participantes dos seminários. O propósito desses eventos é atrair técnicos, pessoal de chão de fábrica e estudantes dos diversos cursos de tecnologia de polímeros oferecidos na região metropolitana de Porto Alegre.

    Inúmeros outros setores da economia mundial dependem diretamente do trabalho do segmento plástico. Hoje o Brasil conta com cerca de nove mil empresas de pequeno, médio e grande porte atuando na terceira geração. Elas geram 266 mil postos de trabalho, com faturamento médio de R$ 32 bilhões por ano.

    O consumo mundial está entre 70 e 120 kg per capita. No Brasil, o consumo é inferior a 30 quilos por habitante. Na comparação com igual período do ano passado, no primeiro semestre deste ano as exportações de transformados plásticos cresceram 18,6%. O plástico representa hoje 1,53% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Com 400 mil toneladas/ano, o Rio Grande do Sul é o quarto Estado em transformação de termoplásticos, com predomínio do processo de injeção de  peças técnicas e extrusão de filmes.


    Página 1 de 512345

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *