*o texto desta seção foi editado com base nas informações das empresas, em resposta ao convite enviado
por Plástico Moderno a todos os expositores da K’ 2007.

 

   Novidades a serem vistas em Düsseldorf*

ABB Automation

A expositora alardeia a facilidade de uso de seus robôs, e comprova o fato. Durante sua exibição, um de seus modelos ficará à disposição dos visitantes, que poderão guiá-lo pela “mão” (na verdade, pela garra), como se faz com uma criança, e “ensinar” movimentos. Essa técnica de guiar pela mão permite que o usuário segure a garra enquanto um comando deenergiza a máquina, liberando seus movimentos. Ao mover o autômato pelas posições requeridas, um programa “decora” o caminho, gerando o trajeto operacional.

O interessante desenvolvimento será demonstrado pelo modelo IRB140, com seis eixos, perfeito para máquinas de injeção de menor porte. Ainda no tema de facilidade de uso, a ABB apresenta soluções em programação para diversas aplicações robóticas em processamento de plástico e borracha. 11 C39

AEC
 
Essa fabricante de equipamentos para o manejo de materiais apresenta seus produtos com destaque para os funis secadores SD, os controladores de temperatura TrueTemp e as misturadoras BD, todos em exposição. A série SD de funis secadores de pequeno porte é construída em aço inoxidável, possui isolamento térmico duplo no cilindro e oferece design com fluxo de massa único. Os controladores de temperatura, marca TrueTemp, são próprios para aplicações que demandam suprimento contínuos de água com temperatura monitorada. Possuem faixa de trabalho entre 0º C e 121º C (temperatura de saída) e precisão de 1º C, e as opções compactas oferecem configurações de 9 kW, 12 kW, 18 kW, e 24 kW. Já as misturadoras BD, cujo representante in loco será a BD 500, estão disponíveis em vários modelos, com produção entre 5 kg/h e 2.730 kg/h, e possibilidade de blendagem de até oito componentes. 9 D23

 

Divulgação

A AEC destaca os
funis secadores SD

American Maplan
 
Divulgação A especialista em roscas para extrusoras dupla-rosca contra-rotantes possui mais de 400 geometrias diferentes em seu portfólio. Além disso, fabrica extrusoras para produção de tubos e perfis de PVC e compósitos com fibras naturais, bem como extrusoras para a produção de perfis de pequenas dimensões e chapas.  16 D22
Linha de extrusão techBEX da American Maplan

Amut

A expositora escolheu a K como palco internacional para prévia de importantes novidades, entre as quais a maior inovação é a termoformadora AMP 570 GP, cuja parte inferior do molde é inclinável. O controle do movimento das placas formadoras é feito por servomotor, a área de formagem é de 570 x 430 mm, e a máquina é equipada com molde de 30 cavidades, para a produção de copos de 200 cm3.

Na área de reciclagem, a Amut expõe a lavadora automática Auwash 1300-5000, para lavagem e reciclagem de garrafas de PET. O modelo pode tratar até 3,5 t/h de material com baixo consumo de água e produtos químicos, garantindo flakes para pós-tratamentos em processos bottle-to-bottle (de garrafa a garrafa).
 
A quarta e nova geração das extrusoras dupla-rosca contra-rotantes Max será representada por uma BA 92 Nomax, criada para a extrusão de perfis de janelas de PVC, sob taxas de até 400 kg/h. Completando a exposição, a empresa mostra uma calandra desenvolvida para a extrusão de folhas, seguida de termoformagem.  16 D43

Divulgação

Máquina da Amut operará com molde de 30 cavidades

Ankerpoort N. V.

O trióxido de antimônio, Sb2O3, é tradicionalmente usado como retardante à chama. É eficiente nesse mister, mas com as desvantagens de ser caro e tóxico. Por isso, a Ankerpoort oferece o Securoc 10, um retardante à chama não-tóxico para polímeros clorados plastificados e borracha de cloropreno. Dependendo do nível de plastificante, 20% a 45% do aditivo é usado para atingir um índice limite de oxigênio (LOI, na sigla em inglês) em excesso de 30% e uma classificação V0 pela UL94. O produto é composto por um carbonato de cálcio e magnésio hidratado, com partículas em forma de chapas. Essa morfologia e a química do mineral são os responsáveis pela sua eficácia.
 
Divulgação As vantagens desse aditivo ante àqueles com base em antimônio são a toxidez reduzida, o efeito de supressão da fumaça e a habilidade de agir como ligante em relação ao cloreto de hidrogênio (HCl) possivelmente formado em incêndios. Adicionalmente, o produto da Ankerpoort tem ótima compatibilidade com PVC, boa resistividade elétrica, e custo comparável ao de alumina trihidratada e hidróxido de magnésio (Mg(OH)2). 7A C40
Ankerpoort mostra antichamas não-tóxico para uso em cabos

Apex Machine

Ocorre o lançamento oficial da nova impressora offset para tubos C-506C. A troca das seis cores e dos dispositivos de impressão dura quinze segundos, segundo a Apex Machine. A máquina pode ser configurada conforme a maior parte dos tamanhos de tubos, e está disponível em versões para impressão em plástico ou alumínio.

 
  <<< Anterior