| |
Transformação
se rende às vantagens
desses equipamentos
e impulsiona o setor
Texto de Simone Ferro e fotos de Cuca Jorge
 |
|
Máquinas geram mais frio
com menos energia
|
|
|
uso de água a temperatura controlada cresceu
entre as pequenas e médias uso |
| de água a temperatura
controlada cresceu entre as pequenas e médias indústrias
transformadoras de plásticos. O avanço gradativo desse nicho de
mercado, além da demanda consolidada dos grandes moldadores, motivou
diversos desenvolvimentos no último ano e aqueceu as vendas de
unidades de água gelada, entre outros equipamentos destinados à
refrigeração. |
Os fabricantes nacionais são unânimes ainda em registrar a elevação das vendas em 2007.
No caso da Piovan do Brasil, as unidades de água gelada representaram um dos maiores crescimentos percentuais no faturamento de 2006. As vendas desse setor aumentaram 50% no ano passado. Este ano, estima-se alta de 25%. A empresa fabrica vasta linha de equipamentos auxiliares de processo, desde dosadores a desumidificadores e moinhos.
Outro foco do mercado se refere à necessidade de reduzir o consumo energético e os custos dos equipamentos, sem prejudicar desempenho e qualidade. Também nesse quesito, os fabricantes nacionais alcançaram sucesso.
Para o diretor da Mecalor, János Szegö, o dimensionamento dos componentes e o uso de compressores de alta tecnologia garantem bons resultados nessas áreas. A Mecalor, especializada em sistemas de água gelada, promoveu grande reestruturação nos sistemas de refrigeração, o que incluiu o lançamento de modelos de maiores e menores capacidades. “A ampliação da linha de produtos nos permite atuar em nichos que antes não atendíamos”, afirma Szegö.
O mercado de plásticos absorve em torno de 60% da produção da Mecalor.
Os 40% restantes são bem pulverizados entre diversos segmentos, desde farmacêutico, hospitalar, alimentício, gráfico e outros. Na Brasilplast 2007, de 7 a 11 de maio, no Anhembi, em São Paulo, foram apresentadas algumas novidades, a começar pela linha MCA, em duas versões com capacidades de 3.000 e 5.000 kcal/hora, condensação a ar, e destinadas para injetoras até 400 toneladas de força de fechamento, entre outros processos.
|
 |
| Dutra estima crescimento de 20% nas vendas neste ano
|
Conforme Szegö, os equipamentos têm construção simplificada e garantem facilidade de operação e manutenção. “Possuem todos os componentes para o fornecimento contínuo, em circuito fechado, de água gelada com controle preciso de temperatura.” Entre as novidades, cita a nova versão 2.0 do Controlador Lógico Programável (CLP) com entradas e saídas digitais ou analógicas e recursos de controle, proteção e sinalização.
Segundo o fabricante, uma das principais características, no entanto, refere-se à integração homem/máquina: “Tivemos a preocupação de tornar o display mais amigável, facilitando a operação e visualização das informações.”
|
|