Em sua quarta edição, os especialistas do setor se reúnem em seminário, deslocando o evento pela primeira vez de São Paulo para Joinville, sob a organização da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. Do temário constam apresentações de trabalhos técnicos de grande interesse nas áreas de ferramentas para extrusão a quente, moldes para plásticos e borrachas, matrizes para forjamento a quente, fundição de ligas não-ferrosas e tecnologias de fabricação de moldes e matrizes.

Como estímulo às inscrições de trabalhos, as melhores apresentações deste ano concorrem aos prêmios Cosipa, nas áreas de laminação e tratamento de aços ao carbono; Luiz Dumont Villares, nas áreas de laminação, forjamento e tratamentos térmicos dos aços especiais; e Paulo Lobo Peçanha, nas áreas de tratamentos termoquímicos de aços ao carbono e metalurgia do pó.

No setor de máquinas-ferramenta, o público poderá conferir novidades da Romi, Debmaq e Agie Charmilles. A Romi irá demonstrar ao público o funcionamento do centro de usinagem “Discovery 1250”. A máquina, preparada para a construção de moldes e matrizes, conta com curso longitudinal de mesa de 1,270 mm de dimensão, e estará operando com software específico, desenvolvido pela própria Romi. Outro equipamento que promete impressionar o público é o centro de torneamento da linha Romi E 280 A, máquina que, além de tornear, fresa, fura e rosqueia com suportes rotativos acionados.

Na área de ferramentas de corte, a Walter do Brasil e a Guhring também são presenças aguardadas. Ainda grandes produtores de aço como a Aços Böhler–Uddeholm do Brasil,Villares Metals, Diferro e Iguafer Aços comparecerão ao evento.

“Estimamos contar com a participação de cerca de 10 mil profissionais provenientes de várias regiões do Brasil e do exterior”, afirmou Walter Khairalla, diretor da FMU, que semanas antes do evento já havia providenciado a remessa de 12 mil credenciais para convidados nacionais e internacionais.

Apesar de ter dobrado o número de expositores e contar com uma provável participação recorde de público, Khairalla enfatiza a importância de continuar organizando o evento sob os moldes da mais alta qualidade, contando com a participação de público qualificado.

Entre os principais destaques da FMU, a Iscar do Brasil deverá lançar nova família de ferramentas (Helido) para fresamento a 90o, constituída de pastilhas retangulares bifaciais, com quatro arestas de corte helicoidal, permitindo alta eficiência no acabamento das superfícies, em raio padrão de 0,8 mm, e podendo ser utilizadas para a usinagem de aços em geral, até mesmo inoxidável e ferro fundido, em parâmetros elevados de usinagem.

No rol de empresas-âncora, destaca-se a Sandvik Coromant, que levará ao público novas soluções para o mercado industrial, como a nova geração de pastilhas para torneamento (GC 4225) e fresamento (GC 4240 e GC 1030), além das pastilhas de nitreto cúbico de boro (CBN 7015), contendo cobertura de grãos policristalinos e superduros, para usinagens muito elevadas.

 
  <<< Anterior
Próxima >>>