Reverter essa situação é um dos objetivos do Export Plastic. “Pretendemos tornar o setor superavitário em US$ 1 bilhão”, diz o presidente da Abiplast Merheg Cachum. Assinado em dezembro de 2003, o programa conta com a participação do governo, por meio da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), da cadeia petroquímica e dos transformadores (leia mais sobre o programa no Anuário Brasileiro do Plástico 2004/2005, página 26).

Dentro desse contexto, contempla diversas ações, desde a prospecção de novos mercados e a participação em feiras internacionais ao apoio estratégico, logístico e operacional às exportações dos associados. A Brasilplast será palco de boa parte dessas ações. “Além de impulsionar as vendas externas, a feira vai sensibilizar a cadeia do plástico e ajudar a reforçar o quadro de associados”, afirma Delarovera.

Cuca Jorge
Delaroven programou palestras e seminários

Convidados especiais – O Projeto Comprador, que promove encontros comerciais entre transformadores brasileiros e importadores internacionais, é uma das vedetes do programa. “Estão previstas 600 rodadas de reuniões durante os cinco dias de feira”, diz Andréa. Não é para menos que o estande conta com 24 salas de reuniões. A iniciativa inclui ainda visitas externas. “Caso haja interesse, os convidados estrangeiros vão conhecer as instalações dos transformadores.”

Os especialistas de mercado do Export Plastic Marco Wydra e Olinto Bizarro são os responsáveis pelos contatos internacionais para o Projeto Comprador. De acordo com eles, devem participar 13 importadores da União Européia e 12 dos Estados Unidos. “Alguns já confirmaram a presença”, diz Wydra. Dentre eles destacam-se grandes distribuidores de filmes, sacos, sacolas e descartáveis como a francesa Albinet, as inglesas Bunzl e Lesta Packaging, a belga Defimex, a alemã Prodinger, a italiana FP e a holandesa BRTC Packaging.

Dos Estados Unidos, já confirmaram presença a Associated Bag, que conta com oito centros de distribuição de transformados naquele país; a Geofabrics, da área de ráfia e sacaria; e dois distribuidores de sacolas do tipo camiseta, com sede em Nova Iorque, além de um distribuidor mexicano de filmes de PVC para a fabricação de blisters.  

<<< Anterior

Próxima >>>