Quem também atraiu a curiosidade dos visitantes foi a Rikutec, de Altenkirchen, Alemanha, mas não pela economia, e sim pelo tamanho dos produtos capaz de fabricar. O autodenominado fabricante da maior sopradora do mundo (processo de coextrusãosopro) não levou a imensa GBM S 6.000/A coex 4/4 para a feira, mas expôs um enorme recipiente de cerca de 10 mil l e altura de quase 2 m. Dedicada à fabricação de grandes reservatórios, como cisternas (30 mil litros) de coleta de água da chuva para a automação de edifícios, e até canoas, a empresa desenvolveu tecnologia específica para o sopro de produtos plásticos de grandes volumes e área com múltiplas camadas. Os processos da Rikutec também podem ser utilizados para o reuso de plásticos em camadas de reciclados que reforçam as propriedades mecânicos das peças. Particularmente, a permeabilidade de tanques de combustíveis pode ser manejada e produtos químicos muito difusivos podem ser transportados em recipientes de grande volume, acarretando menores custos de transporte.

A italiana Magic MP SpA reservou 2004 para o lançamento da nova série AVS de sopradoras elétricas. O nome AVS vem de automatic variable stroke (curso variável automático), e se refere à opção desenvolvida para clientes que necessitam de ajustes de centralização do parison quando fabricam determinados tipos de garrafas. O sistema permite ao operador modificar o curso do carro sem intervenção manual ao mesmo tempo em que centraliza corretamente o molde. Além da série AVS, a Magic, com experiência de cinco anos na fabricação de máquinas elétricas, também fabrica as máquinas de extrusãosopro da série EP e as sopradoras FV de dois estágios, para a produção de frascos planos, introduzida na K 2001.

A Kautex Maschinenbau GmbH, de Bonn, na Alemanha, destacou a máquina de sucçãosopro K3D SB 8 HT para aplicações em altas temperaturas. No rastro das novas regulamentações européias acerca do controle de emissões, que impõem altos requisitos para os materiais de dutos de ar expostos ao calor em turbomotores, a empresa aposta na substituição de metais por plásticos resistentes a altas temperaturas como HTN, PPS e PEEK. O aprimoramento da técnica de sucçãosopro abriu novas fronteiras em aplicações de alto desempenho antes não atendidas pelo sopro, incluindo produtos de várias camadas como dutos de ar e tubulações de águas de resfriamento. Divulgação
A sucçãosopro expande as possibilidades de aplicação

A exposição a altas temperaturas requer superiores propriedades mecânicas e alta resistência química a meios agressivos, em especial no caso da tubulação de água de resfriamento, onde é crítica a ocorrência de hidrólise. 

A maioria dos polímeros de alto desempenho (caso da poliamida modificada, do PPS e do PEEK), no entanto, apresentam alta taxa de cristalização combinada a baixa e média estabilidade do fundido, restringindo seu processamento a máquinas de sucçãosopro, em que o parison é expelido sob alta velocidade, evitando seu resfriamento prematuro antes da etapa de sopro. Divulgação
A K3D SB 8, da Kautex, opera em alta temperatura

A empresa desenvolveu a máquina K3D SB 8 HT para processar materiais com temperatura de fusão entre 250o C e 360o C, com modificações na unidade de extrusão para permitir plastificação suave e boa homogeneização do fundido. Comparada a máquinas de sucçãosopro convencionais, o modelo da Kautex se destaca pelo emprego de aços especiais resistentes ao cisalhamento e alta temperatura em todos os componentes em contato com o fundido. Devido as altas temperaturas de processo, também foi introduzido um isolamento térmico entre a zona de alimentação e a caixa de engrenagens da extrusora, que opera com temperatura limite de segurança de 400o C.

 

<<< Anterior

Próxima >>>