NOTÍCIAS          

FÓRUM LATINOPLAST REÚNE TODA CADEIA PETROQUÍMICA

Reunir a cadeia petroquímica para debater os desafios do setor é o principal objetivo do Fórum Latinoplast, de realização simultânea à Feira de Tecnologia, de 23 a 25 de setembro, no Hotel Sierra Park, em Gramado–RS. Sob a promoção da Efep – Empresa de Feiras e Empreendimentos Promocionais – e organização do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Rio Grande do Sul (Sinplast), em conjunto com as principais petroquímicas do País, como Braskem, Copesul, Innova, Ipiranga Petroquímica e Petroquímica Triunfo, além da Petrobrás, o evento tem amplitude internacional e deve atrair visitantes de toda a América Latina.

“Promovemos a divulgação do fórum junto a diversas entidades ligadas à indústria do plástico em todos os países latino-americanos”, informou o presidente do Sinplast Hugo Doormann. Entre os temas definidos pela comissão de organizadores, destacam-se a integração na cadeia do plástico, o sistema de investimento, os fatores tecnológicos, a internacionalização e a competitividade. Em paralelo à realização das palestras e painéis, a Feira de Tecnologia reunirá expositores dos segmentos de matérias-primas, resinas, máquinas, equipamentos, ferramentas e moldes, produtos e serviços direcionados às atividades de transformação.

Um dos principais méritos do Sinplast foi, sem dúvida, conquistar a adesão dos principais competidores da cadeia produtiva petroquímica, e a participação das empresas da segunda geração, feito comemorado pelo diretor do Sinplast Alfredo Schimidt, responsável pela organização do fórum.  

O evento ainda conta com o apoio da Associação Brasileira do Plástico (Abiplast), Associação Latino-Americana da Indústria do Plástico (Aliplast), Instituto Nacional do Plástico (INP), e ministérios da Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Relações Exteriores e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.   Cuca Jorge
Schimidt: objetivo é troca de experiências 

“Trata-se de fórum para a apresentação de experiências de sucesso de outros setores da indústria, as quais poderão trazer novos paradigmas para a terceira geração petroquímica”, adiantou Schimidt. Exemplo disto poderá ser conferido na palestra de abertura, a ser proferida pelo diretor de planejamento da Gerdau, Ruy Lopes Filho, versando sobre o tema “Integração Competitiva Industrial Brasileira”. Também estão confirmadas as presenças de David Kupfer, doutor em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fernando Musa, diretor da Monitor Group e da ex-ministra Dorothéa Werneck. O navegador Amyr Klink é convidado especial para o encerramento do evento.

Para Schimidt, os atuais fatores–chave para o sucesso das indústrias são a tecnologia, a gestão de capital e o mercado. Por isso, a decisão do Sinplast em modificar o caráter da Latinoplast, que nas duas edições anteriores privilegiou a exposição de máquinas, equipamentos, produtos e serviços. “Chegamos à conclusão de que não necessitamos criar novas feiras e sim propiciar espaço para o intercâmbio de informações”, acredita o empresário. No seu entender, a Brasilplast e as atuais feiras regionais já representam muito bem o País no segmento de exposições.

A Feira de Tecnologia, no entanto, irá apresentar um seleto grupo de empresas que pretendem consolidar negócios na região, como é o caso da Dax Resinas, distribuidor de matérias-primas e produtos da Ipiranga Petroquímica, Petroquímica Triunfo e Videolar.

“Apesar do nosso foco estar voltado para a comercialização de commodities, como polietilenos, polipropilenos e poliestirenos, temos condições de também suprir a demanda de nossos clientes com plásticos de engenharia e especialidades”, afirmou a relações públicas da empresa Branca Maisonnave Rosito. Sediada em Porto Alegre–RS, onde iniciou atividades em 2003, a empresa já instalou filial em Caxias do Sul–RS e pretende inaugurar em 2005 novos pontos de comercialização nos estados de Santa Catarina e Paraná.

Também programada para marcar presença na feira, a Lipon Química, de Porto Alegre–RS, apresentará sua estrutura física e tecnologias para atender as necessidades das indústrias em masterbatches, tintas e vernizes para flexografia e rotogravura, pastas, bases e chips, incluindo várias linhas de diluentes e auxiliares de impressão.

Com área de 4 mil m², a fábrica agrega produtos específicos para pigmentação de polietilenos e polipropilenos, em processos de extrusão, injeção e sopro, além de oferecer softwares, apoio técnico e tecnologia para gerenciamento e implantação de sistemas de produção de tintas e vernizes a partir de bases pigmentadas.

No setor de equipamentos, um dos destaques da feira estará no lançamento da torre de resfriamento Qualiterm, fabricada pela Refrigeração Solução, de Novo Hamburgo–RS. Com estrutura em fibra de vidro em formato redondo para favorecer a circulação do ar, o equipamento possui enchimentos em polipropileno, distribuidor automático de água em PVC, e sistema de ventilação por meio de hélice construída na forma de foice, que reduz o nível de ruído e a velocidade do motor elétrico.   

Fernando de Castro e Rose de Moraes  

 

<<< Anterior

Próxima >>>