NOTÍCIAS          

MÓVEIS FINOS ENTRAM NA ERA DO PLÁSTICO

As resinas plásticas ganham cada vez mais mercado na fabricação de móveis e utilidades domésticas, não só em itens confeccionados em larga escala, caso das tradicionais cadeiras injetadas, como também em peças exclusivas. Prova disso é a cadeira produzida a partir de uma chapa de copoliéster da Eastman. Concebida pelo designer Lars Diederichsen e batizada de Giro, foi destaque no guia International Design Yearbook 2003, uma das mais importantes publicações do setor.

Ao contrário das cadeiras injetadas, rentáveis na produção em larga escala, o uso da chapa de copolíéster permitiu a criação de peça quase artesanal e anatômica, porém com a resistência e durabilidade do plástico. A Giro tem formato de concha e foi montada com apenas quatro parafusos na base metálica. O copoliéster permite ainda a aplicação de elementos impressos, aumentado o rol de opções para o cliente, bem como mais liberdade de criação por parte do designer. “Além destes fatores, pode-se assegurar que o copoliéster é altamente resistente”, diz o gerente da área de chapas e filmes da Eastman do Brasil Jefferson Orlando Gaberlotti.

Segundo Diederichsen, profissional nascido no México e com passagens pela Alemanha, Itália, e desde 1993 radicado no Brasil, o desenvolvimento foi um grande desafio. “Para conceber um produto de qualidade e com design atraente, não basta ter criatividade. É preciso garimpar e explorar materiais inovadores e que cheguem ao consumidor com preços mais acessíveis. A Giro tem qualidades suficientes para decorar com classe ambientes como varandas, escritórios, restaurantes, quartos, entre outras opções, sem que o cliente tenha de pagar muito”, afirma.

Com aproximadamente 15.800 funcionários em mais de 30 países, a Eastman tem sua sede corporativa no Tennessee-EUA. As principais instalações industriais nos Estados Unidos estão em Arkansas, Carolina do Sul, Tennessee, Texas e Wisconsin. Conta ainda com plantas na Argentina, Bélgica, Canadá, China, República Checa, Inglaterra, Alemanha, Finlândia, Hong Kong, Irlanda, Itália, Malásia, México, Holanda, Cingapura, Espanha, Suécia e País-de-Gales. No Brasil, atua há 33 anos, por meio de um escritório, instalado em São Paulo. 

S. F.

<<< Anterior

Próxima >>>