Feiras e Eventos

13 de junho de 2009

Prévia Intertooling 2009 – Evento reúne a nata da cadeia de ferramentas e se firma como polo de troca de informações

Mais artigos por »
Publicado por: Plastico Moderno
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Ainda é prematuro afirmar quantos profissionais e empresários terão a oportunidade de conhecer, de 14 a 17 de julho, das 14 às 21 horas, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, as mais recentes tecnologias e os mais avançados materiais para a construção de moldes para a manufatura de plásticos, ao visitar a maior feira bienal de ferramentais da América do Sul.

    “Pela primeira vez conseguimos contar com parcerias de grande importância para o sucesso da Intertooling 2009, como da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, a ABM, que estará promovendo durante a exposição o evento Moldes 2009, e de outras entidades que reconhecem e apóiam a mostra”, informou Daniel Pfeiffer, um dos organizadores do evento da Messe Brasil, promotora da Intertooling Brasil.

    Em sua sétima edição, o evento Moldes 2009 facilita a integração e a troca de informações e experiências voltadas às tecnologias de fabricação e aos tratamentos, a fim de aprimorar as técnicas construtivas, a infraestrutura tecnológica, contribuindo para a redução de custos e para otimizar a qualidade dos manufaturados plásticos. Além da apresentação de trabalhos técnicos e cases empresariais, esse evento também deverá contar com palestras e mesas-redondas e a presença de especialistas nos dias 15 e 16 de julho.

    Várias palestras já foram confirmadas, versando sobre temas de interesse do setor. Entre elas, destacam-se: “Tendências e Perspectivas da Indústria Automobilística para 2009/2010”, a ser apresentada por Marcos Munhoz, da General Motors do Brasil; “Ganhando Competitividade por meio da busca constante pela excelência da gestão: um caso prático”, a ser proferida por Felipe Miguel Cassapo, da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ); “Polimento no Processo Produtivo do Molde”, tema de Luis Antonio Pavezzi, da HDB Representações; “Caminhos para a Exportação de Moldes”, a ser proferida por Victor Albert Batista da Silva, da Forvm e “Como se tornar um profissional valorizado pelo mercado”, a ser apresentada pelo professor-doutor Jefferson de Oliveira Gomes, do ITA.

    As mesas-redondas foram organizadas em torno de dois temas: “Critérios para a aquisição de moldes” e “Formação profissional e capacitação de mão-de-obra”.

    O evento Moldes 2009 conta com vários patrocinadores como Villares Metals, Sandvik e Bodycote Brasimet e também com entidades de apoio como a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), a Associação Brasileira de Alumínio, a Associação Brasileira de Cerâmica e a Universidade Metodista de Piracicaba.

    Os melhores trabalhos apresentados no Moldes 2009 irão concorrer aos prêmios Cosipa, nas áreas de laminação e tratamento de aços carbono, Luiz Dumont Villares (laminação, forjamento e tratamentos térmicos de aços especiais) e Paulo Lobo Peçanha (tratamentos termoquímicos de aços carbono e metalurgia do pó).

    Prêmio Excelência – Os aprimoramentos nos processos e recursos para usinagem com consequências positivas para a fabricação de produtos acabados também estarão no foco da Intertooling Brasil 2009, a propósito do evento abrigar e servir de palco para a outorga do Prêmio Excelência Técnica Intertooling Brasil 2009. Organizado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA, de São José dos Campos-SP, a premiação prevista para o dia 16 de julho, a partir das 17 horas, segundo Pfeiffer, incentiva a criação de soluções para aumentar a competitividade estratégica das empresas e valorizar as inovações realizadas em processos e produtos e que resultaram no aumento de sinergia do trabalho em equipe, na maior racionalização de processos de fabricação e na economia de recursos energéticos.

    Neste ano, empresas expositoras de pequeno, médio e grande porte podem concorrer ao prêmio, sendo agraciadas com troféus as primeiras e as segundas colocadas em cada uma das duas categorias criadas para a premiação, que incluem os melhores trabalhos dentro do tema “Desenvolvimento para a Competitividade” e “Inovação Tecnológica”.
    Outro evento a ser realizado em paralelo à Intertooling Brasil 2009 é o II Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer). A promoção é do Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da Associação Empresarial de Joinville-SC, que vem destacar a importância de Joinville como o segundo maior polo de desenvolvimento de moldes do país, com mais de 250 ferramentarias.

    Daniel Pfeiffer também destaca outros aspectos positivos da Intertooling Brasil 2009, como a mudança do local para a realização do evento, do Centro de Exposições Imigrantes para o Expo Center Norte, em atendimento à preferência revelada pela maior parte dos expositores e à adesão contínua dos expositores, “98% das empresas que participaram da primeira e da segunda edição, realizadas em 2005 e 2007, também confirmaram presença em 2009, vindo somar-se a 30 novas empresas que participam pela primeira vez do evento”, destacou.

    Entre os novos expositores estarão presentes a OliverSteel, especializada em engenharia metalúrgica e de materiais, treinamentos e representações comerciais, que traz da China para o Brasil a JCL Mold. Com mais de quinze anos de atividades, a JCL tornou-se referência no mercado internacional por ter 85% de sua produção voltada para exportação, destacando-se por fornecer moldes para a indústria automotiva, em padrão de qualidade exigido pelas montadoras alemãs, com velocidade e precisão das ferramentarias japonesas, e competitividade em preços das indústrias chinesas. Além da JCL, a OliverSteel também apresentará na feira outras empresas representadas da Alemanha, Eslovênia, China e Coreia, nos segmentos de aços e peças especiais, moldes para linhas não-automotivas, eixos e peças forjadas de grande porte.

    Plástico Moderno, Prévia Intertooling 2009 - Evento reúne a nata da cadeia de ferramentas e se firma como polo de troca de informações

    Estante deslizante otimiza estocagem

    Outros destaques da Intertooling Brasil 2009 ficarão por conta da presença de uma ferramentaria de Portugal, a P.M.M. – Projetos, Moldes e Manufatura – e do maior número de ferramentarias oriundas da China, que dobraram neste ano o espaço reservado aos empresários, que deverão ocupar um dos maiores estandes da feira, de 300 m², denotando o crescente interesse em focar seus negócios no mercado brasileiro e sul-americano.

    Mas os mais de cem expositores presentes ao Intertooling Brasil 2009 deverão levar ao conhecimento dos visitantes muitas outras novidades. A Brasfixo apresenta um sistema inovador para armazenagem que consiste em estante deslizante para porta-moldes e ferramentas desde 100 kg a 5.000 kg, desenvolvida para facilitar e otimizar a estocagem, e que possui estrutura modular que permite regular a altura das gavetas. Também apresentará morsas de dupla fixação (modelo ABF), com maior abertura (até 1.204 mm) e menor espaço utilizado na mesa do centro de usinagem, fornecida com ou sem base giratória.

    A Heller Design apresentará seu portfólio nas áreas de desenvolvimento de novos produtos e de gestão de projetos, compreendendo desde o design, especificações técnicas, materiais, homologação de fornecedores nacionais e internacionais, acompanhamento da execução dos ferramentais, definição de processos, projetos e acompanhamento das linhas de montagem, até soluções completas.

    Ao atingir 56 anos de atividades, a Miranda, uma das mais tradicionais fabricantes nacionais de porta-moldes para injeção e

    Plástico Moderno, Prévia Intertooling 2009 - Evento reúne a nata da cadeia de ferramentas e se firma como polo de troca de informações

    Miranda expôs pinos extratores

    bases para estampos, apresentará na exposição extensa linha de componentes para moldes e estampos, como colunas, buchas, gaiolas porta-esferas, buchas bronzeadas, placas retificadas e kits de polimento, além de pinos extratores, molas, punções, gavetas e centralizadores para moldes, todos disponíveis para entrega rápida.

    A R-Tooling Brasil apresentará a primeira impressora em 3D desktop do mundo, a SD300, que está revolucionando a prototipagem rápida por vários motivos, pois propicia menor custo para a construção de protótipos, excelente acabamento e

    Plástico Moderno, Prévia Intertooling 2009 - Evento reúne a nata da cadeia de ferramentas e se firma como polo de troca de informações

    Impressora da R-Tooling é a primeira do mundo em 3D desktop

    resistência mecânica e alta funcionalidade. Entre as novidades a ser conferidas no estande da empresa também se destacam resinas de poliuretano, resinas de silicone e placas de PU, em densidades desde 0,3 g/cm³ até 1,7 g/cm³.

    A ampla linha de produtos para o segmento de moldes para injeção da HDB Representações também contará com destaques. Da alemã Hasco, tradicional fabricante de porta-moldes e acessórios para moldes, sua mais nova representada, serão apresentadas várias novidades da linha formada por mais de 65 mil itens. Nova série de termorreguladores fornecidos pela empresa suíça HB-Therm também poderá ser conhecida pelo público. O HB-Therm Série 5 traz novo conceito para medir e monitorar vazões por intermédio de sistema de ultrassom, proporcionando maior precisão e rapidez ao controle térmico de moldes. Outra novidade está na nova tela colorida, de fácil navegação, em português, e com disponibilidade para armazenamento interno ou via saída USB dos parâmetros de processo.

    Também serão apresentados os consagrados sistemas de microssolda fria, TIG e laser, da fornecedora de sistemas de polimento

    Plástico Moderno, Prévia Intertooling 2009 - Evento reúne a nata da cadeia de ferramentas e se firma como polo de troca de informações

    HDB exibe produtos de moldes para injeção

    Novapax e periféricos de outras representadas europeias como a Movacolor (dosadores gravimétricos), a Sulzer (homogeneizadores estáticos), a Plastoclean (agente limpador de cilindros para injetoras, extrusoras e sopradoras), e a Herzog (bicos valvulados de última geração).

    A Intertooling Brasil 2009 também contará com a presença do Sebrae Santa Catarina e de 14 empresas ligadas ao setor. Em parceria com o Sindicato da Mecânica de Joinville e Região (Sindimec), Associação Empresarial de Joinville (Acij), Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme), Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (Acijs) e Sindicato Metal Mecânico de São Bento do Sul, o Sebrae estará apresentando ao público as bases do projeto de desenvolvimento do setor metal mecânico, que envolve 170 empresas da região norte catarinense. Com duração de três anos (2008 até 2010), esse projeto conta com orçamento de R$ 2 milhões e objetiva incrementar a receita das empresas, estimular o aumento da produtividade e reduzir os custos operacionais.

     

    Organização cria Portal do Expositor

    A Messe Brasil Feiras e Promoções criou e tornou disponível ao expositor uma nova ferramenta para gerar negócios antes, durante e depois de feiras como a Intertooling Brasil 2009. Trata-se do Portal do Expositor, tendência já adotada em feiras norte-americanas e europeias, que permite o acesso às informações sobre as empresas. Segundo Daniel Pfeiffer, o portal irá otimizar a participação dos visitantes e compradores. Os expositores poderão solicitar serviços oferecidos pelas feiras, acessar o manual do expositor e criar um canal direto com a assessoria de imprensa da Messe Brasil, incluindo no portal as informações sobre a empresa com vistas a facilitar as negociações. A Messe Brasil promove feiras de negócios para os setores de gestão empresarial, máquinas e equipamentos industriais, ferramentais, plásticos, metalurgia e construção civil há catorze anos. A maior parte dos eventos é realizada em Joinville e somente a Intertooling Brasil é realizada em São Paulo.

     



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *