Ferramentaria Moderna

4 de junho de 2007

Periféricos – Busca por produtividade sustenta várias novidades em equipamentos para promover maior automação

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Publicado por: Simone Ferro
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    O mercado de rotulagem dentro do molde ou in mold labeling (IML) ainda tem muito espaço para crescer e potencial no Brasil. Talvez, por isso, a tecnologia foi um dos destaques da Brasilplast, ao lado dos manipuladores e de outros equipamentos dedicados à automação das linhas de produção. Na mostra, realizada de 7 a 11 de maio no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, empresas do setor demonstraram o uso de IML na prática.

    Plástico Moderno, Reinaldo Carmo Milito, diretor-geral da Wittmann no Brasil, Periféricos - Busca por produtividade sustenta várias novidades em equipamentos para promover maior automação

    Milito comemora expressiva venda de equipamentos

    Esse foi o caso da austríaca Wittmann que, em parceria com a Arburg, fabricante alemã de injetoras, apresentou sistema completo de moldagem de embalagem de parede fina com IML.

    A linha, exposta no estande da Arburg em injetora de 200 toneladas de força de fechamento, produziu pote pesando 12,5 gramas com paredes de 0,5 mm de espessura, em molde de quatro cavidades. Tanto a automação quanto o molde foram fornecidos pela Wittmann.

    O manipulador aplicou o rótulo no lado fixo do molde, retirou os produtos injetados do lado móvel e os empilhou na área de depósito. “Tudo em aproximadamente quatro segundos”, diz o diretor-geral da Wittmann no Brasil, Reinaldo Carmo Milito.

    De acordo com Milito, a parceria entre as duas empresas permitirá fornecer sistemas completos com IML, desde o projeto do molde à injetora, e já foi destaque nas feiras K e Fakuma, ambas na Alemanha, e no Open House da Wittmann, na Áustria. “A Brasilplast desse ano foi a melhor de todas as feiras que participamos no Brasil. A qualidade das visitas foi excelente e, para grande surpresa, efetuamos expressiva venda de equipamentos.”

    O IML é mais empregado no processo de injeção, em virtude dos volumes produzidos, mas também pode ser aplicado em peças sopradas. De olho nesse mercado, com grande potencial de crescimento, no ano passado, a Wittmann adquiriu a empresa francesa Regad, especializada na fabricação de moldes para a injeção de peças de paredes finas.

    As novidades da série 7 de robôs também foram evidenciadas no estande da empresa, com a exposição do modelo W 721 CS3 com tech box e nova tela touch screen. O equipamento possui sistema de controle com programação flexível em forma de controle remoto CNC 6.2 e tem como opcional o comando R-7. “Com esse sistema, é possível programar livremente os comandos de movimentos, as funções lógicas e de interface entre a máquina e periféricos.” Possui capacidade de carga de até 10 kg e se adequa a injetoras de até 400 toneladas de força de fechamento.

    O equipamento conta com três servomotores que permitem movimentos coordenados e de alta velocidade. O eixo vertical foi projetado para altas velocidades e movimentação livre de vibração. “Tais características proporcionam menor tempo de remoção dentro do molde.” O principal destaque, no entanto, ficou por conta da redução de custo. “Garante ao cliente um custo 20% menor se comparado às versões anteriores de robôs”, afirma Milito.

    Expansão – Segundo estimativas do diretor da Wittmann, o volume de vendas da empresa deverá crescer mais de 35% em 2007. “O mais importante é que o número de novos clientes tem aumentado significativamente.” Os resultados comerciais de 2006 ficaram abaixo das metas, porém o ano superou as previsões em relação à abertura de novos clientes, o que gerou expectativa de bons negócios a curto, médio e longo prazos.

    Os números representam uma tendência do mercado de plásticos, que investe cada vez mais em automação. Outras empresas do setor também registraram aumento nas vendas e projetam metas otimistas para 2007, como a italiana Dal Maschio, com fábrica em Diadema-SP; a Star Seiki, de São Paulo; e a Sunnyvale, representante da japonesa Harmo.

    Os manipuladores representam em torno de 70% das vendas da Wittmann no Brasil, sendo também o principal segmento mundial da companhia. Em 2006, as vendas globais superaram 3 mil unidades de diversos modelos. A empresa também fabrica outros periféricos, como controladores de temperatura, desumidificadores, rotâmetros e moinhos de fresa, que foram expostos na feira.

    Milito credita o crescimento do mercado de robôs a alguns fatores básicos. Segundo ele, os tradicionais clientes estão comprando em decorrência do aumento de suas produções. Os que ainda não são usuários começam a se interessar pelo assunto, de olho nas vantagens da automação em face da pressão exercida por seus clientes na busca de melhores preços e qualidade.

    O câmbio também influenciou. “Ao mesmo tempo em que a queda do dólar prejudica alguns setores da economia, outros são beneficiados, tendo como decorrência um aumento de suas produções, o que estimula novos investimentos em modernização e bens de produção.” Entre os segmentos que mais se destacam estão: autopeças, eletroeletrônicos, linha branca e embalagens para cosméticos.

    O diretor da Dal Maschio do Brasil, José Luiz Galvão Gomes, também ressalta o aquecimento do mercado local. “As vendas do primeiro semestre estão 40% acima das médias tradicionais.” Entre os fatores, o executivo destaca a necessidade de o transformador brasileiro melhorar a competitividade perante os produtos importados, com preços favorecidos pelo câmbio. “A indústria de bens duráveis, como os fabricantes de autopeças e de eletrodomésticos, onde se posicionam os nossos principais clientes, está muito aquecida e demandando ampliações de capacidade instalada.”

    Na Brasilplast, a Dal Maschio demonstrou os manipuladores da nova série PL, além de célula para a produção de potes injetados em ciclo rápido e IML, com robô de entrada lateral modelo Snap. As tecnologias foram apresentadas em estande próprio e em parceria com fabricantes de injetoras.


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