Plástico

12 de janeiro de 2012

Notícias – PEI oferece vantagens para aplicações aeroespaciais

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Aparecida de Sino Reto
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A indústria aeroespacial ganha uma nova opção para aplicação em estruturas compostas: a espuma de baixa absorção de umidade de polieterimida (PEI), da Sabic (Saudi Basic Industries Corporation), comercializada sob a marca Ultem. Apresentado na Aircraft Interiors Expo (Exposição de Interiores Aeronáuticos), o produto oferece redução de peso, baixa absorção de umidade, desempenho e vantagens superiores de custo em relação à polimetacrilimida (PMI), segundo testes de laboratório efetuados pela fabricante.

    As análises demonstram que a espuma absorve significativamente menos umidade em comparação aos produtos em espuma de polimetacrilimida, propriedade que assegura vantagens como estabilidade dimensional, redução de peso e de custos sistêmicos no processamento aerodinâmico, além de elevar a vida útil das peças. À baixa absorção de umidade somam-se propriedades como desempenho dielétrico, acústico, térmico, e ainda aquelas relacionadas à resistência à chama-fumaça-toxicidade (flame-smoke-toxicity – FST).

    O teste consistiu na exposição de placas de espuma de polieterimida e de espuma de polimetacrilimida a temperaturas elevadas (70ºC / 158ºF) e à umidade (85 por cento de UR) em uma câmara ambiental. Os resultados demonstraram que o produto da Sabic absorveu menos de 0,5 por cento de umidade por seu peso, em 1.000 horas. Em contraste, o PMI absorveu de cinco a seis por cento de umidade por peso em apenas 150 horas, mantendo esses resultados durante 1.000 horas.

    O ganho de peso pela absorção da umidade aumenta o peso total da aeronave, exigindo maior consumo de combustível e, por consequência, elevando as emissões. Calcula-se que, em média, uma aeronave queima cerca de 0,03 kg (0,06 lb) de combustível por hora para cada quilo (2,2 lb) levado a bordo. Considerando que a frota comercial total voa cerca de 57 milhões de horas por ano, a redução de um quilograma por voo pode economizar em torno de 1.700 toneladas de combustível, equivalente a menos 5.400 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

    O novo produto chega ao mercado com a proposta de contribuir com os OEMs (Fabricantes de Equipamentos Originais, na sigla em inglês) aeronáuticos na solução de dois dos principais desafios do setor: redução de peso (sinônimo de menos combustível) e de emissões (proporcionada pela economia de combustível), e corte nos custos sistêmicos de fabricação, com desempenho igual ou superior aos materiais tradicionais.

    A espuma de polieterimida é compatível com metais e materiais laminados termofixos, praticamente eliminando adesivos e outras operações secundárias comuns na indústria aeronáutica. Os produtos feitos com a espuma Ultem são fabricados no formato de placas para uso em estruturas compostas do tipo camada-núcleo-camada e estão disponíveis em três densidades: XP060, de 60 kg/m3 (3,8 lb/pé3); XP080, de 80 kg/m3 (5 lb/pé3); e XP110, de 110 kg/m3 (6,9 lb/pé3). As aplicações incluem caixas para bagagem, cozinhas de aeronaves e painéis de paredes inferiores.

    Uma das maiores empresas petroquímicas do mundo, a Sabic é líder global do mercado na produção de polietileno, polipropileno, termoplásticos avançados, glicóis, metanol e fertilizantes, com presença na Arábia Saudita, Américas, Europa e Ásia-Pacífico. A empresa opera em mais de 40 países por todo o mundo, com mais de 33.000 funcionários. Possui recursos significativos em pesquisa, com 18 instalações exclusivas de tecnologia e inovação na Arábia Saudita, nos EUA, na Holanda, na Espanha, na Índia e na China. A petroquímica registrou um lucro líquido de SR 21,59 bilhões (US$ 5,73 bilhões) em 2010. As receitas de vendas totalizaram SR 152 bilhões (US$ 40,5 bilhões).

    Subsidiária da Sabic com atuação na área de polímeros de engenharia, a Innovative Plastics é uma empresa multibilionária com operações em mais de 35 países e cerca de 9.000 funcionários por todo o mundo. Sua extensa linha de produtos abrange resinas termoplásticas, revestimentos, compostos especiais, filmes e chapas, que atendem a diversos mercados, tais como o automotivo, de aparelhos eletrônicos, construção civil, transporte e médico-hospitalar.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *