Máquinas e Equipamentos

23 de abril de 2015

Notícias: Peneira molecular seca resina

Mais artigos por »
Publicado por: Jose Paulo Sant Anna
+(reset)-
Compartilhe esta página
    Plástico Moderno, Sistema Eureka, da Moretto, pode processar até 12 t/h de PET

    Sistema Eureka, da Moretto, pode processar até 12 t/h de PET

    A Moretto, fabricante de origem italiana de periféricos para a indústria do plástico, inicia a comercialização no Brasil do sistema Eureka de processamento de materiais, composto por três elementos: o equipamento de gestão e distribuição de ar Flowmatik, o funil de secagem OTX e o desumidificador X Max. Recém-lançado, o conjunto foi desenvolvido ao longo de um período de 13 anos de simulações, experiências e testes.

    “Trata-se do o projeto mais ambicioso na história da desumidificação que conheci durante os meus 45 anos de carreira no mundo dos plásticos”, garante Renato Moretto, CEO da empresa. De acordo com dados da Moretto, o Eureka consegue processar de 10 mil a 12 mil kg/h de material em extrusão, produção de compostos e processamento de PET, com consumo de energia 56% inferior aos sistemas tradicionais.

    O sistema desumidificador X MAX, lançado na feira de Fakuma 2014, no Japão, utiliza a “tecnologia X”, patenteada pela Moretto. Atua a partir de um sistema dessecante multitorre de peneiras moleculares, que garante dew point (ponto de formação de gotas) constante entre os -65°C e os -85°C. Apesar de seu tamanho ser o dobro do das torres convencionais, não requer água de resfriamento ou ar comprimido para a válvula de comutação, e consegue a recuperação total da energia por meio da rotação dos desumidificadores. Também reaproveita o calor do resfriamento da torre durante a regeneração das peneiras moleculares. Conta com soprador centrífugo multiestágio, desenvolvido em colaboração com a Universidade de Pádua (Itália).

    “Devido a estas características, o desumidificador é extremamente eficiente. O modelo X MAX 916, por exemplo, atinge capacidade de secagem de 1.600 m³/h a uma pressão de 300 mbar com um consumo de eletricidade excepcionalmente baixo, de apenas 13,2 kWh”. Podem ser combinadas de duas até dez unidades de desumidificação, alcançando capacidade de secagem extremamente alta. “Com dez unidades, a taxa de fluxo de ar chega a 20.000 m³/h”.

    Não sendo necessária a capacidade de secagem total do sistema, a unidade de gestão do fluxo de ar Flowmatik pode desligar um ou mais secadores e distribuir a carga reduzida entre as unidades em funcionamento, bem como partilhar o ar entre funis de secagem OTX (no máximo 32) instalados. O OTX está disponível em 28 tamanhos diferentes. “Sua geometria interna garante distribuição uniforme do material e do ar para obter a máxima eficiência com baixo consumo de energia em comparação com os funis convencionais”, salientou.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *