Matérias Primas

14 de abril de 2014

Notícias: PAs da marca Mazzaferro são trocadas pelas resinas da Basf

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Aparecida de Sino Reto
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Quase dois anos após adquirir os negócios de polímeros de poliamida do Grupo Mazzaferro, então um tradicional fabricante brasileiro da resina, a Basf anuncia a substituição gradual de todos os tipos de PA ainda comercializados com a marca anterior (Mazmid). Em seu lugar a empresa passa a oferecer as suas famílias de poliamidas conhecidas pelo nome Ultramid.

    Como divulgou na época (em maio de 2012), a empresa alemã pretendia, com a compra, fortalecer a sua posição no mercado de resinas de engenharia na América do Sul, com especial atenção para o mercado brasileiro, sobre o qual havia expectativas de forte alta na demanda por poliamidas, particularmente na indústria automotiva e no segmento de extrusão. Fato que vem se
    concretizando.

    Com a negociação, a Basf assumiu uma unidade administrativa e a fábrica, com capacidade de polimerização da ordem de 20 mil toneladas anuais de PA 6, além de compostos de engenharia, em São Bernardo do Campo-SP. Na ocasião, o grupo europeu informou que o negócio adquirido se somaria ao seu portfólio já existente.

    Esses quase dois anos serviram para a empresa alemã adequar a linha produtiva às novas estratégias, como informa o grupo, com aprimoramento e otimização dos equipamentos e processos. De acordo com Katrin Freitag, diretora de operações de polímeros de performance para a América do Sul, a Basf investiu em melhorias que “alavancaram a qualidade do produto para um outro nível; e agora podemos fornecer aos nossos clientes o Ultramid de alta performance com confiança, por meio da nossa planta de produção no Brasil”.

    Em outras palavras, a planta brasileira foi considerada obsoleta, bem como os grades então disponibilizados ao mercado. A Basf informa que continua implementando processos a fim de substituir todos os produtos da marca precedente. Seguindo a mesma padronização mundial, o produto será ofertado em embalagens revitalizadas de 25 kg.

    A Basf é uma das maiores fornecedoras de poliamida e intermediários de PA (ácido adípico, anolon, caprolactama) para as indústrias de plásticos de engenharia, películas, fibras e monofilamentos. A linha compreende poliamida 6.6 (Ultramid A), poliamida 6 (Ultramid B), poliamida 6/6.6 copolímero (Ultramid C), e poliamida 6.10 (Ultramid S Balance), sendo este último polímero elaborado parcialmente com insumos derivados de fontes renováveis e que teve recentemente uma versão para aplicações em monofilamentos lançada no Brasil. Por ora, o Ultramid A ainda não é fabricado no país, e o C continua sendo, por enquanto, comercializado sob a marca Mazmid.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *