Notícias

16 de maio de 2014

Notícias: Mercado de rotomoldagem ganha adepta de Manaus

Mais artigos por »
Publicado por: Renata Pachione
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Que o mercado nacional de rotomoldagem tem crescido não há dúvidas. Apesar de não haver dados oficiais sobre este avanço, o que se vê são aplicações pouco tradicionais com potencial para despontarem, e novas empresas galgando posição de destaque com sua entrada no setor. É justamente isso o que ocorreu com a Avanplas Polímeros da Amazônia. Há oito meses, por uma decisão estratégica, esta fabricante passou a desenvolver compostos de polietileno micronizados para este processo.

    Trata-se da linha Avalene. São compostos produzidos com variados teores de aditivos e cores para atender aos fabricantes de caixas d´água, tanques agrícolas, cisternas e brinquedos, entre outras peças rotomoldadas. Os produtos, Avalene 1000 (polietileno copolímero de buteno) e Avalene 2000 (polietileno copolímero de hexeno), possuem diferentes índices de fluidez e densidade. Eles podem ser customizados e contar com aditivação especial, como o antiUV.

    Plástico Moderno, Favieri aposta no agronegócio

    Favieri aposta no agronegócio

    Apesar de ter interesse em participar de setores de maior volume, como o de caixas d´água e o de cisternas, a fabricante vislumbra aumentar sua participação no segmento de peças técnicas, como o agrícola. “Até mesmo por querermos maior penetração neste mercado, temos focado muito a qualidade dos nossos produtos”, afirma Guilherme de Moraes Terra Favieri, diretor da Avanplas.

    Segundo Favieri, a empresa constatou que o agronegócio estava impulsionando as vendas do mercado de rotomoldagem, tornando-se uma oportunidade para a Avanplas expandir sua área de atuação. “Para nós, este segmento foi um grande indicador do potencial de consumo da rotomoldagem”, comenta.

    Mesmo sem completar um ano na área, Favieri avalia a decisão como positiva. “Saímos do zero para atingir uma produção mensal de cerca de 400 toneladas”, diz. A ideia é manter o mesmo ritmo de crescimento.

    Fundada em 2003, a Avanplas é tradicional no ramo de compostos termoplásticos modificados com aditivos, pigmentos, reforços e cargas minerais. Em seu portfólio conta com a família Avamid, de compostos de poliamida 6 e 6.6, além de ofertar outros compostos customizados de polietileno, policarbonato, polipropileno, poliacetal e ABS.

    Localizada no Polo Industrial de Manaus, a Avanplas está instalada em área de 3.200 m² e atende todo o território nacional. Conta com escritório comercial em São Paulo-SP e representante de vendas em Porto Alegre-RS.

    O processo – A rotomoldagem demonstra capacidade para conquistar posição de mais destaque. Os atributos intrínsecos ao processo, como o uso de ferramental de baixo custo, a simplicidade operacional e sua versatilidade, são positivos para a sua aceitação. Além, obviamente, das melhorias adotadas nos últimos anos, com a sua automatização. A produção teve seu custo reduzido e os gastos operacionais otimizados, isso sem contar com a qualidade das peças, agora superior.

    No entanto, apesar dos avanços, os profissionais do ramo diagnosticam muito a desenvolver. Em relação às aplicações, o potencial é enorme. Pouco explorada, a linha náutica poderia se utilizar do processo na fabricação de caiaques, passando por deques flutuantes, até chegar a embarcações maiores. Sinalizadores aquáticos e pedalinhos (aqueles brinquedos do tipo bote para parques de diversão) são apenas alguns exemplos. Aliás, produtos voltados para o segmento de lazer têm muito a contribuir com o setor. Segundo Favieri, os brinquedos para playgrounds, por exemplo, podem se tornar um dos grandes consumidores do processo no país, como acontece nos Estados Unidos.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *