Notícias

9 de abril de 2012

Notícias – Feira para setor de embalagens foca aumento de competitividade

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A 3ª Semana Internacional de Máquinas e Equipamentos para Embalagem e Impressão, realizada de 12 a 16 de março, no Anhembi, em São Paulo, pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, exibiu aos convertedores de todo o país e do exterior as mais recentes novidades em máquinas e equipamentos, projetados para tornar mais produtiva e versátil a fabricação de embalagens plásticas.

    Reconhecida por reunir três grandes eventos, a BrasilPack (8ª edição), a Expográfica e a Flexo Latino América (4ª edição), a semana recebeu visitantes procedentes das mais diversas localidades, e afoitos por inovações capazes de deixar suas empresas mais competitivas.

    Plástico, Ricardo Rodrigues, diretor comercial da HGR, Notícias - Feira para setor de embalagens foca aumento de competitividade

    Ganhos com o acessório bifluxo na extrusora Compact (ao lado), que sai com ele de fábrica, compensa o pequeno custo adicional, na opinião de Rodrigues

    Em pleno funcionamento durante a exposição, a extrusora tubular de filmes em monocamada de polietileno da linha Compact, modelo 45 mm, da HGR, foi uma das grandes atrações dos eventos. Configurada com acessório “bifluxo” e com bobinador automático, a máquina, exibida em feira pela primeira vez, surpreendeu pelos ganhos em produtividade, podendo alcançar até 55 kg/hora, em se tratando da produção de filmes de baixa densidade linear, e 35 kg/hora, quando da extrusão de filmes de alta densidade.

    De acordo com Ricardo Rodrigues, diretor comercial da HGR, trata-se da única máquina da categoria que já sai de fábrica equipada com o acessório “bifluxo”. Graças ao licenciamento tecnológico feito pela HGR com a fabricante do Canadá, o acessório consta da máquina e já vem sendo produzido há pouco mais de um ano no Brasil.

    “Na versão standard, o acessório bifluxo resulta em pequeno acréscimo, de apenas R$ 30 mil, em relação ao valor da máquina, um custo adicional praticamente irrisório, se considerarmos a produtividade imbatível oferecida por esse tipo de equipamento e a maior qualidade dos filmes fabricados com a sobreposição de duas camadas (A+A), o que eleva a resistência mecânica de todo o material produzido”, afirmou Rodrigues.

    A capacidade da máquina para produzir filmes de polietileno para embalagens com fundo estrela, filmes termoencolhíveis e filmes para linhas de empacotamento automático, entre outros, torna-se ainda mais vantajosa pela presença de bobinador monoponto e de cabeçote em espiral, deixando-a mais funcional e versátil para atender a uma ampla gama de aplicações exigidas dos convertedores.

    “A nossa intenção com a linha Compact é fidelizar de vez os nossos clientes”, afirmou o diretor da HGR. A grande vantagem oferecida pela sobreposição de camadas dos filmes é que, a partir de uma extrusora monocamada, consegue-se produzir filmes com características semelhantes às daqueles produzidos por coextrusão, podendo-se sobrepor filmes com até seis mícrons de espessura de parede, o que irá resultar em filmes até 12 mícrons, em se tratando do uso das resinas de polietileno de alta densidade, bem como filmes com espessuras até 50 mícrons, formado pela sobreposição de duas camadas, cada qual com 25 mícrons, no caso do processamento de resinas de baixa densidade linear.

    Sopro premium – Os visitantes da exposição deste ano também tiveram parada obrigatória no estande da Romi. O tradicional fabricante nacional de injetoras e máquinas-ferramenta lançou na feira a sopradora Premium Full para frascos de polietileno e polipropileno com capacidade para até cinco litros, e cujo maior diferencial está no novo painel de comando. De fabricação austríaca (B&R), o novo comando confere à máquina a capacidade de exercer maior controle sobre a espessura de parede dos frascos soprados.

    Contando também com programador de parison, que permite até 512 pontos de programação, a nova máquina prima pela versatilidade e maior qualidade dos frascos soprados, oferecendo controle individual de temperatura e baixo consumo energético.

    Plástico, Notícias - Feira para setor de embalagens foca aumento de competitividade

    Amorim: Série Premium (ao lado) atende produção de frascos menores

    A Romi também levou para a exposição um modelo consagrado para sopro de PET. Trata-se da máquina PET 230 para sopro de garrafas PET até três litros, com molde para duas cavidades, e que alcança alta produtividade até 2.500 garrafas/hora de 500 ml.

    Disponível ao mercado do sopro desde 2009, a PET 230, de acordo com Marcio Amorim, gerente comercial de sopradoras da Romi, oferece versatilidade, eficiência e alta produtividade. A máquina é configurada com silo alimentador e com carregador automático de pré-formas, painel de comando B&R, e também com sistema de troca de moldes simplificado e rápido, apresenta ainda baixo consumo energético e baixo nível de ruído, atributos obrigatórios perante as atuais exigências de mercado.


    Página 1 de 41234

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *