Matérias Primas

14 de agosto de 2013

Notícias: Estádio do grêmio terá cobertura de policarbonato

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Aparecida de Sino Reto
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Plástico Moderno, Notícias: Estádio do grêmio terá cobertura de policarbonatoA nova Arena do Grêmio, estádio esportivo localizado em Porto Alegre-RS, será coberta com as chapas alveolares de policarbonato da divisão Innovative Plastics da Sabic, comercializadas sob a marca Lexan Thermoclear. As chapas de plástico de engenharia, de 10 mm e cor personalizada, venceram a concorrência por conta do baixo peso, dureza e resistência a impacto, em comparação ao vidro. O produto mostrou sua alta resistência antes mesmo da conclusão do estádio, quando a cobertura parcialmente instalada resistiu a uma violenta tempestade de vento.

    De acordo com a fabricante, a chapa de policarbonato foi avaliada pela empresa instaladora do projeto como sendo tecnológica e esteticamente superior em relação ao vidro colorido e laminado, considerado inicialmente. O material, durável e leve, também teve aval como mais eficiente em questão de custos, facilidade de transporte e de instalação em comparação ao vidro, pesado e quebrável.

    A chapa tem um tom personalizado de azul, em combinação com as cores do Grêmio. A Sabic informa que a cor leve e com superfície altamente refletiva da chapa ajuda a minimizar os efeitos de calor e reduz a necessidade de sistemas de refrigeração. Esses atributos, somados ao baixo peso de cada painel (2,2 kg/m²), contribuem para o impacto ambiental reduzido da Arena do Grêmio, que aguarda receber a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), do Green Building Council, dos Estados Unidos.

    Na comparação com os materiais convencionais, como o vidro, a Sabic ressalta nas chapas de policarbonato a segurança, leveza, facilidade de corte e elevada resistência mecânica, atributos que conferem ao produto significativa redução de custo com transporte, manuseio e instalação. Em relação ao vidro aramado de 6 mm, a chapa moldada com o policarbonato da empresa, na espessura de 10 mm, oferece uma redução de peso acima de 85%.

    Além disso, o produto proporciona uma elevada resistência ao impacto, dentro de uma larga variação de temperatura, entre -40oC e 120oC, e também após prolongada exposição a ambientes externos. Suporta condições climáticas rigorosas, assim como variações de temperatura sem quebras ou empenamento. Possui recurso de tratamento de superfície patenteado em um de seus lados que oferece excelente resistência contra degradação por radiação ultravioleta (UV). O tratamento tem garantia de 15 anos contra descoloração, perda de transmissão de luz e de resistência a impacto por conta de intempéries.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *