Notícias

13 de maio de 2008

Notícias – Envase e impressão ganham novas opções

Mais artigos por »
Publicado por: Plastico Moderno
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Novos desenvolvimentos da Windmöller & Hölscher (W&H) se traduzem na máquina com tecnologia Form-Fill-Seal (FFS) Diamant e na impressora flexográfica de tambor central Miraflex C. As novidades foram apresentadas na Interpack 2008, feira que aconteceu em Düsseldorf, na Alemanha, entre 24 e 30 de abril.

    Plástico Moderno, Notícias - Envase e impressão ganham novas opções

    Miraflex imprime filmes plásticos de alta qualidade

    Foram vários os lançamentos em FFS, também conhecida como tecnologia de envase automático. A última geração de máquinas de alto rendimento da linha Diamant conta com um sistema de câmbio automático das bobinas e um sistema de acionamento completamente novo, segundo o fabricante. Outro modelo, a Opal, tem a proposta de atender às necessidades das indústrias química e da construção civil, pois opera com um sistema fechado, com o qual o envase é feito de forma controlada, inclusive de pós.

    Para completar a linha, a W&H também apresentou a Topas. A máquina foi exibida em duas versões: um modelo tem dispositivo para asas e sistema de selagem de bordas para produtos de consumo e o outro possui alta capacidade e opera em conjunto com uma paletizadora em linha para produtos industriais. Para solicitações de alto rendimento, a companhia conta com a Rubin. A máquina se destina ao envase de produtos de livre fluidez e apresenta rendimento de até 400 sacos por hora.

    Na área de impressoras, o modelo Miraflex C foi desenhado para atender a formatos e rendimentos específicos de impressões flexográficas de tambor central. De acordo com o fabricante, a máquina é de fácil operação e conta com soluções inovadoras de automatização e sistematização. A Miraflex C apresenta versões com oito e dez cores e dimensões de impressão entre 1.000 a 1.450 mm. O desenho privilegia trabalhos de alta qualidade de filmes plásticos, papel e filmes de alumínio e compostos.

    Dow amplia a família dos olefínicos em bloco

    Após um período de testes bem-sucedidos com clientes, a Dow lança no mercado nove novos grades de copolímeros olefínicos em bloco (OBCs), comercializados sob a marca Infuse. O fabricante assegura vantagens de processamento, composição e uso variado: embalagens para líquidos, adesivos, produtos de saúde e higiene, além de aplicações soft touch (de toque macio).

    Esses OBCs contam com uma arquitetura em bloco exclusiva, que possibilita uma combinação única de propriedades de desempenho e processamento, segundo informações da Dow. A empresa garante tratar-se de material inovador, fabricado com a tecnologia Insite. Os elastômeros de olefina podem ser utilizados por convertedores e fabricantes de produtos flexíveis em uma ampla gama de aplicações.

    Para o segmento de embalagens para líquidos, a empresa relaciona benefícios como melhor desempenho e redução de custos. Os grades ofertados apresentam baixa propriedade de compressão aos 70ºC e alta resistência a temperaturas. Além disso, conferem elevadas propriedades de vedação, baixo torque de remoção e excelente desempenho organoléptico.

    Em relação à fabricação de produtos destinados à área de saúde e higiene, a Dow destaca para os copolímeros olefínicos em bloco a processabilidade similar à das poliolefinas com alto desempenho em temperaturas corporais, e outras propriedades como excelentes extensibilidade e elasticidade, adesão e coesão. Por tais características, são especialmente indicados na produção de filmes e não-tecidos elásticos para fraldas infantis e geriátricas.

    Na formulação de adesivos, os OBCs oferecem viscosidade aprimorada, temperatura de aplicação mais baixa, resistência à queimadura e carbonização, além de formar menos géis. Os copolímeros são fáceis de misturar e apresentam resistência mais elevada ao descascamento, melhores propriedades de adesão, estabilidade aos raios ultravioleta e desempenho superior de cor e odor, comparados aos atuais sistemas usados.

    Outra vantagem dos OBCs fica por conta de suas características táteis, com toque macio. Fornecidos na forma granular, os copolímeros podem ser processados de modo contínuo. São muito compatíveis com os polietilenos e o polipropileno, têm boa aceitação de cargas de enchimento e óleos. Na moldagem por injeção, propiciam alta produtividade, demonstram boa estabilidade térmica e possibilitam excelente adesão para sobremoldagem. Os novos grades ainda apresentam estabilidade de cor, boas propriedades mecânicas e de compressão.

    O grade D9000.05 dispõe de índice de fluidez de 0,5 g/10 min., densidade 0,877 g/cm³ e é indicado na extrusão de perfis para aplicações que requeiram alta elasticidade. O tipo D9007.15, igualmente com 0,5 g/10 min. de índice de fluidez e densidade de 0,866 g/cm³, destina-se a composições de elastômeros termoplásticos (TPEs). Com índice de fluidez 1 g/10 min. e densidade de 0,877 g/cm³, o produto designado D9100.05 atende em especial à extrusão de perfis, com alta elasticidade, filmes e produtos soprados. Para TPEs, filmes elásticos e filmes do tipo blow, a Dow indica o D9107.15, que apresenta índice de fluidez 1 g/10 min. e densidade 0,866 g/cm³.

    Para o processo de injeção, a Dow reservou cinco grades, três com índice de fluidez de 5 g/10 min.: o D9500.05, D9507.15 e o D9530.05. O primeiro é indicado para TPEs, espumas de ligação cruzada e sobremoldagem em PE e PP. Além da injeção, o segundo também atende à produção de filmes elásticos; enquanto o terceiro serve ainda às espumas de ligação cruzada.

    Os dois últimos lançamentos são os grades D9817.15 e D9807.15, ambos com índice de fluidez 15 g/10 min. e apropriados para moldagem por injeção para TPEs e adesivos. O diferencial deles é a densidade: 0,877 g/cm³, para o primeiro; e 0,866 g/cm³, o outro.

    M. A. S. R.

     

    Leia a reportagem principal:

    Saiba mais:



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *