Plástico

22 de novembro de 2012

Mercado ganha nova resina desenhada para injeção-sopro

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A Eastman Chemical Company acrescentou ao seu portfólio de resinas o Aspira One, desenvolvido especificamente para os processos de extrusão-sopro e aplicações de embalagem, como frascos transparentes com alças e garrafas em maiores tamanhos. O novo polímero de PET, segundo a empresa, proporciona ótimo equilíbrio entre capacidade de reciclagem, desempenho do produto, eficiência da produção e estética em relação a resinas de poliéster alternativas disponíveis no mercado de extrusão-sopro.

    O polímero possui quatro principais atributos: sustentabilidade, flexibilidade de design, resistência da garrafa e eficiência do processo em plataformas de extrusão-sopro. O produto é compatível com o fluxo de reciclagem do PET, classificado como RIC 1, de acordo com a Associação de Recicladores de Plástico Pós-consumo (APR) dos Estados Unidos, em julho de 2012, por cumprir o protocolo do Documento de Orientação Crítica para Garrafas PET.

    De acordo com a Eastman, o Aspira One permite a concepção de embalagens originais, transparentes e brilhantes, com alças através de orifícios e outras características inovadoras, que só podem ser obtidas pelo processo de extrusão-sopro. O bom desempenho das garrafas é assegurado pelo material que oferece alta resistência e é livre de bisfenol A e de halogênios.

    A transparência cristalina da resina permite ao consumidor visualizar o conteúdo dos frascos, proporcionando diferenciação do produto e apelo na prateleira. Em comparação com outras resinas de poliéster para extrusão-sopro, é um material amorfo e oferece um processo de extrusão-sopro melhor em relação a outros materiais.

    Em razão de os pellets do polímero não serem cristalinos, podem ser secados e processados sob temperaturas mais baixas do que outras resinas de PET. Isso reduz o consumo de energia, melhora a qualidade do material fundido e minimiza a degradação térmica do polímero. Outra característica é que não é necessária a cristalização de rebarbas recicladas das garrafas, pois os pellets do Aspira One são amorfos. O polímero também não sofre fratura do material fundido em taxas altas de extrusão, alcançando alta transparência em todas as plataformas de extrusão-sopro.



    Compartilhe esta página







      Um Comentário


      1. […] ano, mas projetam melhoria em 2013Notícias – Velho continente expande debates sobre biopolímerosMercado ganha nova resina desenhada para injeção-sopro 0 comentários » […]



      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *