Plástico

16 de julho de 2010

Masterbatches – Sustentabilidade norteia os novos desenvolvimentos

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Aparecida de Sino Reto
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Até pouco tempo atrás, a busca pelas tendências em cores e efeitos especiais orientava parcela significativa dos desenvolvimentos empreendidos pelos produtores de masterbatches – concentrados de cores, aditivos ou mistura de ambos –, sinônimo de dispersão e distribuição adequada dessas substâncias no processamento do plástico. Os transformadores compreenderam de modo rápido os benefícios e disseminaram o uso das cores em concentrados. Demoraram mais a tirar vantagens dos aditivos nesse formato, mas também os incorporaram rotineiramente à produção. Agora, conceitos de sustentabilidade ditam as tendências. Especialistas conduzem experimentos para forjar nos laboratórios produtos em consonância com os cuidados requeridos para a preservação do meio ambiente. Concentrados de colorantes, de aditivos, e a mescla dos dois, acompanham esse novo paradigma global e redesenham o quadro do setor com traços e tons ecológicos.

    Implantado no país há dezessete anos, o programa Atuação Responsável, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), conceitua a sustentabilidade como parte integrante do ciclo de vida de um produto, abrangendo toda a sua cadeia de valor: da sua concepção até o consumidor final. Termina na reciclagem ou descarte de resíduos. Os masterbatches se inserem nesse contexto. De nada adianta um produto plástico estampar a origem renovável ou a biodegradabilidade se os colorantes ou aditivos nele incorporados não se inserirem no contexto sustentável.

    Essa preocupação embasou os desenvolvimentos empreendidos pela Cromex em parceria com a Braskem, no ano passado. Muito antes de partir a sua fábrica de polietileno baseado em eteno derivado do etanol da cana-de-açúcar, a petroquímica buscou insumos coerentes com a sua proposta sustentável.

    A tradicional fabricante de masterbatches ficou incumbida de burilar em seus laboratórios concentrados especiais de cores e aditivos para os polietilenos verdes, respeitando o conceito de sustentabilidade dessas resinas.

    Mãos à obra, a Cromex desenvolveu uma gama de cores, das opacas e transparentes às mais elaboradas, com efeitos diferenciados como o perolado e o metalizado, além de aditivos especiais (antibloqueio, barreira aos raios ultravioleta, antiestáticos, antifog e outros) para otimizar o processamento do polímero e o desempenho do produto final. Agora só falta a Braskem dar partida à sua nova fábrica, de 200 mil toneladas, em Triunfo-RS, prevista para entrar em operação até o final deste ano.

    Plástico Moderno, Masterbatches - Sustentabilidade norteia os novos desenvolvimentos

    Embalagem biodegradável traz cor veiculada em PLA

    Na avaliação do gerente de projetos e produtos da Cromex, Enio A. Ferigatto, as principais demandas tecnológicas atuais carregam forte apelo de sustentabilidade e envolvem temas como os biopolímeros, redução energética, diminuição no consumo de água e de emissão de carbono, bem como a compensação deste último. “Sustentabilidade não é mais um indicador de tendência, é obrigatoriedade”, enfatiza.

    As pesquisas da Cromex voltadas a formulações para atender à nova solicitação do mercado também culminaram em lançamento recente de uma linha de concentrados de cores e aditivos biodegradáveis com base no ácido poliláctico (PLA), derivado de plantas, resultado de outra parceria – desta vez com a Cargill.

    Batizado de Ingeo, o bioplástico da Cargill, desenhado para aplicações em segmentos variados (embalagens, brinquedos, agricultura e outros) se decompõe no prazo de três a quatro meses, em condições de compostagem. Atuante em âmbito global com produtos e serviços nas áreas alimentícia, agrícola, financeira e industrial, a Cargill é uma das maiores indústrias de alimentos do país.

    Além das amplas opções em cores, os novos masterbatches desenvolvidos pela Cromex se prestam também a conferir características de alto desempenho aos produtos elaborados com PLA, em consonância com as propriedades fundamentais de sustentabilidade da resina.

    Como nos produtos baseados no biopolímero da Braskem, os veiculados no PLA também disponibilizam ampla gama de cores – opacas, transparentes, de efeitos especiais – e de aditivos que conferem características como antibloqueio, barreira aos raios ultravioleta, antiestática e outras. A nova linha atende às normas internacionais (ASTM 6400, DIN V 54900-1, EM 13432, GreenPla PL Ver. 2009.4 e Anvisa) e se aplica a variados processos produtivos: injeção, sopro, extrusão e termoformagem.

    Plástico Moderno, Enio A. Ferigatto, Gerente de projetos e produtos da Cromex, Masterbatches - Sustentabilidade norteia os novos desenvolvimentos

    Ferigatto comprova avidez por produtos sustentáveis

    Para se ter uma ideia do tamanho da movimentação provocada no mercado pelos produtos envoltos no conceito de sustentabilidade, a Cargill mudou os planos de um lançamento previsto para entrar no mercado brasileiro apenas neste ano, antecipando-o para o final de 2009. “Isso denota a avidez do mercado por soluções desse gênero”, comenta Ferigatto, aludindo ao forte apelo ecológico embutido nesses produtos. Trata-se de uma embalagem em tubo processada com PLA, criada em parceria com outra empresa, a Védat, com cores da Cromex, veiculadas também com PLA.

    As novidades não param por aí. O novo nicho de mercado impulsionou ainda outras prospecções, que devem resultar em mais opções de produtos da Cromex com viés ecológico. Desta vez, as conversas acontecem com a Basf e o possível desenvolvimento de concentrados veiculados nos seus polímeros biodegradáveis, que carregam as marcas Ecobras, Ecoflex e Ecovio (ver PM 422, dezembro de 2009, pág. 12), resinas também pertencentes à família dos poliésteres, como o PLA.


    Página 1 de 612345...Última »

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *