Aditivos e Masterbatches

13 de maio de 2008

Masterbatch – Concorrência exige investimentos em qualidade, inovação e serviços

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Publicado por: Simone Ferro
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    Lilás, ouro, prata, tons cítricos, perolados e metalizados. As tendências de cores da temporada 2008 estão nas embalagens de cosméticos e de produtos de limpeza, nas utilidades domésticas e em muitos outros produtos expostos nas boas lojas do ramo. No entanto, o que parece simples começou muito tempo antes nas indústrias de pigmentos e masterbatches que pesquisam, desenvolvem e produzem em escala comercial as cores que vão conquistar os consumidores durante alguns meses, até que tudo recomece.

    Plástico Moderno, Alessandra Funcia, gerente do segmento de embalagens América Latina, da divisão masterbatches – Color Works, da Clariant S.A., Masterbatch - Concorrência exige investimentos em qualidade, inovação e serviços

    Alessandra: fornecedor prepara novas cores com antecedência

    São indústrias comprometidas com a redução dos impactos ambientais da produção e seus produtos finais, e com a necessidade de baixar custos e aumentar o valor agregado, garantindo o desenvolvimento comercial e tecnológico do setor. O Brasil conta com mais de uma centena de fabricantes de concentrados de cor, boa parte dedicada às commodities – em torno de 10% das empresas, com atuações nacional e internacional, focam as especialidades coloridas e de aditivação. Trata-se de um mercado altamente competitivo, impulsionado pela inovação e excelência dos serviços prestados.

    A gerente do segmento de embalagens América Latina, da divisão masterbatches – Color Works, da Clariant S.A. –, Alessandra Funcia, explica que os clientes trabalham com antecedência de um a dois anos no lançamento de produtos. Para suprir essa necessidade do mercado, a Clariant apresenta anualmente o ColorForward, uma ferramenta de design e análise da tendência de cores, que auxilia designers e profissionais de marketing a tomarem decisões. “É por isso que já apresentamos o ColorForward 2009.”

    Segundo ela, o trabalho explora as influências culturais globais e as tendências de estilos de vida, avaliando seu impacto nas preferências por cores dos futuros bens de consumo. “O objetivo é proporcionar informações e inspiração que possam ser interpretadas, adaptadas e aplicadas, visando a atender às necessidades individuais de marketing e de requisitos de produtos”, diz Alessandra.

    Impressos em um livreto, os temas do ColorForward contam ainda com tiras confeccionadas de polipropileno para proporcionar experiência tátil, além da visual. Especialistas em cores das Américas do Norte e do Sul, Europa e Ásia trabalham no projeto que busca a interação das tendências de cores em plásticos com outros segmentos, como indústria automotiva, tintas de impressão e de parede, área têxtil, couro e papel, que compõem outras divisões de negócios da Clariant, com atuação também na coloração e funcionalidade de pigmentos e aditivos. “Somos membros de associações locais, regionais e globais de estudos das influências culturais e tendências de estilos de vida”, diz Alessandra.

    Plástico Moderno, Masterbatch - Concorrência exige investimentos em qualidade, inovação e serviços

    Amostras de PP ajudam a avaliar tendências

    Cor virtual – O sistema batizado de DosiXpress também representa a evolução no desenvolvimento de cores. A novidade, apresentada na última Feira K, teve seu lançamento oficializado na Argenplás 2008, realizada em abril na capital argentina, Buenos Aires. Trata-se de um sistema automatizado no qual o cliente, com o auxílio de um espectrofotômetro, cria um match, ou seja, uma formulação de colorante, conforme a cor padrão desejada, em uma área personalizada na web site da norte-americana Colormatrix, com fábrica em Itupeva-SP.

    O sistema ainda permite emitir ordem de compra on-line para o produto escolhido, que será produzido e embarcado em até uma hora. “Tal tecnologia revolucionária estabelece um novo padrão no mercado mundial para desenvolvimento e fabricação de cores, permitindo aos clientes o controle de seus próprios desenvolvimentos e, eventualmente, até mesmo da fabricação de seu colorante”, informa o diretor de marketing para a América Latina da Colormatrix, Paulo Carmo.

    Na análise de Carmo, ao longo to tempo, o mercado competitivo passou a demandar produtos cada vez mais diferenciados, exigindo novos colorantes, como os metalizados ou que agregam efeitos especiais à embalagem. “Fizemos muitos desenvolvimentos em cores, aditivos e equipamentos dosadores, visando sempre à sustentabilidade do negócio.”

    Dentro desse contexto, a Colormatrix busca oferecer soluções integradas que contemplam inclusive a reciclabilidade da embalagem com colorante metalizado. O compromisso ambiental se estende, conforme Carmo, à participação ativa no conselho da Petcore (PET Container Recycling Europe), entidade européia sem fins lucrativos.

    O trabalho da Petcore visa promover o uso e o desenvolvimento do PET em embalagens, facilitando tanto sua reciclagem quanto o uso do material reciclado. De acordo com Carmo, a entidade, fundada em 1993, congrega representantes de vários setores da indústria e apóia autoridades locais para estabelecerem programas de reciclagem, além de atuar muito próximo a associações dedicadas à coleta e à revalorização. Dessa forma, desenvolveram conhecimento nos programas de reciclagem, apoiando as comunidades com informação pertinente ao processamento, recuperação e reutilização de embalagens pós-consumo.

    Ambiente – As questões ambientais também norteiam as operações da Clariant com o uso de pigmentos isentos de metais pesados e a aplicação de tecnologia avançada. O objetivo é concentrar ao máximo os seus masterbatches para que sejam utilizados em menor quantidade por seus clientes, com maior rendimento de coloração e alto desempenho nas máquinas. A proposta do fabricante é desenvolver produtos com foco na diminuição do impacto ambiental de toda a cadeia produtiva, com o emprego de tecnologia de ponta.


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