Ferramentaria Moderna

15 de dezembro de 2014

Manutenção: Operador treinado evita quebras

Mais artigos por »
Publicado por: Jose Paulo Sant Anna
+(reset)-
Compartilhe esta página
    Plástico Moderno, Aula do curso de formação de operadores do IAP

    Aula do curso de formação de operadores do IAP

    Para os transformadores, contar com um time especializado em manutenção é para lá de recomendado. Essa providência, no entanto, muitas vezes não basta para alcançar bons resultados. Capacitar os operadores das injetoras a realizar pequenas intervenções ou a ter percepção de comportamentos estranhos das máquinas é providência que pode significar economia em consertos emergenciais e redução nas horas paradas nas linhas de produção.

    “Temos um curso de manutenção voltado para o treinamento dos colaboradores das empresas”, informa Gilmar Antonio dos Santos Martins, sócio-proprietário do Instituto Avançado do Plástico (IAP). A escola, criada no ano 2000, surgiu da observação feita pelo sócio da carência de profissionais bem preparados para trabalhar na indústria do plástico. “Os cursos oferecidos pelo Senai não são suficientes para atender o mercado e essa deficiência gera problemas”, avalia.

    O currículo oferecido sobre o tema privilegia a manutenção preventiva. “Procuramos dar informações sobre quais itens os operadores ou responsáveis pela manutenção devem analisar para o bom funcionamento da injetora”. Ele pode ser ministrado em diferentes versões. Uma das opções é a do curso presencial, realizado em dois ou três dias, cujas aulas ocorrem nas dependências do IAP.

    Outra é a do curso online, com aulas oferecidas pela internet durante prazo estipulado conforme o interesse da empresa. “Nos cursos online, depois de cada aula os participantes respondem a um questionário. Somente quem apresentar aproveitamento superior a 70% é aprovado para assistir a próxima aula”. Os cursos também podem ser realizados na sede da indústria, nos horários em que o contratante considerar conveniente. “Também criamos currículos taylor made, que podem durar de quatro horas a doze meses, de acordo com o interesse do cliente”, informou.

    Manutenção à parte, o IAP oferece cursos sobre vários outros temas, todos com as mesmas opções de realização oferecidas no de manutenção.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *