Embalagens

1 de julho de 2011

Fispal tecnologia – Expositores apostam em processos mais produtivos e de baixo impacto ambiental

Mais artigos por »
Publicado por: Rose de Moraes
+(reset)-
Compartilhe esta página

    As últimas inovações e tendências para o setor de embalagens de alimentos e bebidas sinalizam processos e produções mais eficientes e sustentáveis de modo que influenciem convertedores e indústrias nos próximos anos. Apresentadas na 27ª Fispal Tecnologia 2011 – Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, entre os dias 7 e 10 de junho, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, as novidades trazem à tona tecnologias mais comprometidas com a produtividade, sem deixar de lado os requisitos de sustentabilidade que deverão reger cada vez mais as condutas empresariais.

    Na avaliação do organizador da feira, a Brazil Trade Shows (BTS), esta edição é uma das maiores realizadas nos últimos tempos, com níveis de participação 13% maiores em relação à edição de 2010, com a presença de grande número de expositores nacionais e internacionais, que ocuparam uma extensão de 76 mil m² de área.

    A feira surpreendeu pela presença de expositores de 14 países – Estados Unidos, Canadá, Argentina, China, Espanha, Holanda, Itália, Peru, Suíça, Polônia, Taiwan, Turquia, Malásia e África do Sul –, mas também agradou pela participação de expressivo número de compradores e pela apresentação de novas tecnologias que deverão beneficiar as indústrias do plástico.

    Plástico Moderno, Fispal tecnologia - Expositores apostam em processos mais produtivos e de baixo impacto ambiental

    Novo sistema da Krones elimina o uso de filme termoencolhível

    Embalagens do futuro – As novas soluções em embalagens secundárias incorporam à risca os preceitos de sustentabilidade para empacotar embalagens plásticas primárias, de acordo com inovação desenvolvida pela Krones. Trata-se de embaladora, denominada EvoLite, composta de dois módulos, sendo um deles projetado para a entrada de garrafas plásticas e, outro, para a aplicação de fitas de polipropileno que irão envolver as embalagens primárias, formando pacotes que agregam várias unidades, para facilitar o transporte. A principal vantagem desse novo sistema é oferecer alternativa ao uso de embalagens termoencolhíveis secundárias, conhecidas como shrink-packs, de uso generalizado no empacotamento de garrafas PET que acondicionam águas e refrigerantes.

    “Os shrink-packs são as embalagens secundárias mais utilizadas no mercado de garrafas PET, mas trazem inconvenientes pelo uso de grandes quantidades de filmes termoencolhíveis e pela necessidade de instalação junto às linhas de empacotamento de túneis de encolhimento, ao passo que, com a instalação de nossa nova embaladora, que forma as embalagens LitePack, tornou-se possível alcançar grande economia”, informou Silvio Rotta, diretor comercial da Krones do Brasil.

    A economia de custos é avaliada em mais de 50%, pois se elimina o uso de filmes termoencolhíveis, e o consumo de energia despenca, permitindo poupar até 90% de energia, em decorrência de não se utilizar túneis de encolhimento.

    A nova tecnologia de empacotamento também propicia alcançar altas produções, podendo formar mil pacotes/hora por cabeçote, e embalar 24 mil unidades/hora, levando-se em conta a existência de quatro cabeçotes por máquina.

    Em virtude dos ganhos financeiros e ambientais, as embalagens LitePack estão sendo consideradas embalagens do futuro, uma vez que seu uso está associado à baixa geração de resíduos e ao menor consumo de energia, sem que para isso a indústria tenha de abrir mão da conveniência oferecida aos consumidores no que diz respeito às facilidades de movimentação e de transporte de maior número de garrafas de uma só vez.

    Com o conceito “embalagem do futuro”, a Krones também apresentou na 27ª Fispal garrafas PET ultraleves, produzidas por sopradoras da linha Contiform, também fabricadas pela empresa, e que, em comparação com garrafas PET convencionais, tiveram seu peso drasticamente reduzido.

    Enquanto embalagens convencionais PET de 500 ml e de 330 ml podem pesar mais de 10 gramas, as novas embalagens comportando os mesmos volumes pesam, respectivamente, 6,6 gramas e 4,4 gramas, oferecendo significativos níveis de economia para as empresas, seja no uso mais racional de resinas ou na geração de menores volumes para reciclagem.

    Também com sopradoras Contiform, geração ProShape, a empresa destacou a versatilidade desses sistemas que permitem produzir frascos retangulares e ovais em diversos tamanhos, variedades muito requisitadas pelas indústrias de embalagens que atuam no segmento de homecare.

    Plástico Moderno, Silvio Rotta, Diretor comercial da Krones do Brasil, Fispal tecnologia - Expositores apostam em processos mais produtivos e de baixo impacto ambiental

    Rotta destacou a tecnologia de aquecimento por micro-ondas

    “Esse novo processo funciona graças ao aproveitamento da tecnologia amplamente aprovada de aquecimento e de sopro da série Contiform, em combinação com um novo módulo para a orientação e o aquecimento das pré-formas, permitindo alcançar rendimentos em faixas até duas mil embalagens/hora por estação”, acrescentou Silvio Rotta.

    A Fispal deste ano também serviu para a Krones divulgar um inovador conceito em forno de aquecimento para sopro. Trata-se de uma tecnologia para aquecimento de pré-formas por micro-ondas (FlexWave), aplicada às sopradoras Contiform S8, e que propicia maior avanço ao sopro de garrafas PET, principalmente pelo menor consumo de energia em comparação com as tecnologias convencionais de aquecimento por infravermelho.

    “Com a tecnologia de aquecimento por micro-ondas FlexWave é possível produzir garrafas em várias cores e tonalidades num único lote, além de garrafas multicoloridas, o que não se consegue ao se trabalhar com tecnologias de aquecimento por infravermelho, que são mais limitadas por não permitirem tempos diferenciados de aquecimento das pré-formas”, informou Rotta.


    Página 1 de 41234

    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *