Aditivos e Masterbatches

29 de abril de 2014

Filmes biorientados: Masterbatches especiais para BOPP

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Aparecida de Sino Reto
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Listada entre as principais produtoras nacionais de masterbatches, a Cromex disponibiliza para o mercado de BOPP um portfólio de concentrados de alto desempenho técnico, especialmente desenhados para esse segmento da indústria, e elaborados de acordo com as necessidades dos clientes.

    Entre os destaques, a produtora menciona as formulações de brancos, de aditivos e de aditivos minerais. Como informa o gestor de projetos e produtos, Juliano Barbosa, os concentrados brancos BOPP-BA 2018 e BOPP-BA 11241 asseguram excelente dispersão, tonalidade azulada, alto poder tintoral e opacidade, com indicação especial para filmes brancos sólidos.

    Para a fabricação de filmes com efeito opaco perolado, ele recomenda os produtos BOPP-CG 5852 e BOPP-CG 12894. Para obtenção do efeito opaco branco, o gestor sugere o uso dos concentrados BOPP-BL 2616 e BOPP-BL 2435. Também há opções para a produção de filmes com efeito opaco branco de baixa densidade, alcançado com os produtos BOPP-BL 12620 e BOPP-BL 13348.

    O gerente de assistência técnica Claudio Marcondes acrescenta que a Cromex dispõe de uma tecnologia de aditivação com um ativo mineral inorgânico de características especiais, que, agregada à biorientação, confere efeito perolado às embalagens de BOPP.

    Os produtores de BOPP ainda contam com uma ampla família de concentrados de aditivos migratórios e não-migratórios que atribuem ao filme uma diversidade de propriedades, tais como coeficiente de atrito, bloqueio, dissipação de cargas estáticas, entre outras. Destacam-se nesta família: BOPP-AB 13155, BOPP-DL 13148, BOPP-DL 13190, BOPP-AE 5357 e BOPP-AE 13215. “Temos também a opção do concentrado de aditivo na forma combinada, isto é, quando há uma mistura sinérgica de dois ou mais aditivos para obtenção simultânea de diferentes propriedades”, informa Marcondes.

    Também é ofertada ao cliente a possibilidade de desenvolvimentos personalizados, de acordo com as suas necessidades. “Isso flexibiliza o processo, já que as opções atuais são todas importadas. Além disso, o estoque local facilita a logística”, explica Barbosa.

    É bom ressaltar que os concentrados para BOPP são contraindicados para filmes biorientados de PET ou de PA. “Se o cliente necessita de propriedades semelhantes, fazemos um novo produto. O princípio ativo pode ser o mesmo, porém o veículo pode comprometer a performance do máster, logo, há a necessidade de um novo produto, com veículo compatível com PET ou PA”, conclui Marcondes. Além de suprir o mercado doméstico, a Cromex exporta toda essa linha de produtos para BOPP para mais de 60 países.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *