Ferramentaria Moderna

7 de fevereiro de 2014

Ferramentaria moderna: Grupo alemão compra fabricante chinês de máquinas-ferramenta

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Aparecida de Sino Reto
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Após dois anos de negociação, acompanhada de perto pelas autoridades e associações alemãs e chinesas, o grupo alemão Trumpf adquiriu a maioria das ações (aproximadamente 72%) da fabricante chinesa de máquinas-ferramenta Jiangsu Jinfangyuan CNC Machine Company Ltd. (JFY), por valores não divulgados.

    Segundo informações da Trumpf, a JFY fabrica máquinas-ferramenta para o processamento de chapas metálicas e, em volume de produção, é líder no mercado chinês de máquinas puncionadeiras e de dobra, e vem crescendo de modo relevante no setor de máquinas de corte a laser. No ano passado, a fabricante de Yangzhou vendeu cerca de 70 milhões de euros.

    Como acionista majoritária da JFY, a Trumpf expande a sua atuação no mercado chinês representado pelas empresas de porte médio, mas também se fortalece em âmbito global. No entendimento do grupo alemão, a aquisição coloca ambas as marcas em uma posição de destaque em relação aos outros fornecedores chineses, com a oferta de produtos em todos os níveis tecnológicos e do mesmo grupo de empresas. Como a JFY é uma marca forte e bem estabelecida no mercado chinês, a Trumpf a manterá independente, com o controle operacional nas mãos do time à frente da companhia há anos.

    A aquisição da JFY representa uma das mudanças que a empresa alemã pretende implantar como estratégia de crescimento e busca de oportunidades nos mercados por ela considerados promissores nos próximos anos. No seu último ano fiscal, de 2012/13, o grupo atingiu vendas totais de 2,34 bilhões de euros, contra 2,33 bilhões de euros do ano fiscal anterior, um crescimento pequeno, porém bastante comemorado diante das difíceis condições de mercado.

    Os investimentos foram audaciosos diante do crescimento tímido: no período fiscal 2012/13, a Trumpf investiu um total de 211 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento – cerca de 9% acima do ano anterior e o maior valor já gasto em pesquisa e desenvolvimento em um único ano. Além de aumentar o investimento em P&D, o grupo também contratou mais funcionários.

    A Trumpf atua em três áreas de negócios: máquinas-ferramenta; tecnologia laser e eletrônica; e tecnologia médica. No primeiro segmento, fabrica especialmente máquinas-ferramenta para o processamento flexível de chapas metálicas e laser com aplicação industrial. Com cerca de 60 subsidiárias, está representada em quase toda a Europa, América do Norte e do Sul, e na Ásia. Possui unidades fabris na Alemanha, China, França, Reino Unido, Japão, México, Áustria, Polônia, Suíça, Cingapura, República Tcheca e Estados Unidos. O grupo atua no Brasil há 32 anos. Sua em Alphaville, em São Paulo, atende toda a América Latina e concentra assistência técnica, treinamento, estoque, produção de ferramentas e um completo showroom. A empresa, que triplicou o seu faturamento no país nos últimos três anos, soma mais de 1.000 máquinas instaladas no território nacional.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *