Ferramentaria Moderna

28 de maio de 2014

Ferramentaria moderna: Empresa lança novidades para melhorar a coextrusão

Mais artigos por »
Publicado por: Maria Aparecida de Sino Reto
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Um dos principais fornecedores internacionais de matrizes planas, blocos de alimentação e equipamentos relacionados para filmes, lâminas, revestimento por extrusão, revestimento fluido e peletização. A Nordson Extrusion Dies Industries, da Nordson Corporation Polymer Processing Systems, anuncia o lançamento de inserções de ajuste para o bloco de alimentação Ultraflow I, que podem ser reguladas durante o processo de coextrusão, propiciando aos fabricantes de filmes e chapas uma redução no tempo de inatividade e o desperdício de material, enquanto as inserções de fluxo permanentes são preparadas.

    Plástico Moderno, Nova inserção de ajuste reduz o desperdício

    Nova inserção de ajuste reduz o desperdício

    Segundo detalha a fabricante, um bloco de alimentação modela os polímeros fundidos a partir de duas ou mais extrusoras em camadas, em uma estrutura tipo sanduíche que é, subsequentemente, distribuída pela largura total do produto final dentro de uma matriz plana.  Em blocos de alimentação como o Ultraflow I, uma inserção de fluxo especialmente usinada produz um perfil de espessura alvo na direção cruzada para cada camada, e qualquer alteração do trabalho, envolvendo taxas significativamente diferentes de camada ou propriedades de fluxo do polímero torna necessário projetar e usinar inserções diferentes. As inserções de ajuste inovadoras para blocos de alimentação Ultraflow I permitem que processadores mantenham a produção enquanto são ajustados até que seja alcançado o perfil alvo e uma inserção permanente correspondente possa ser construída. Assim, as novas inserções de ajuste ajudam os processadores a maximizar o tempo de execução e minimizar o desperdício.

    As novas inserções permitem fazer várias repetições, efetuando pequenas alterações, e refinar a geometria com precisão, antes da usinagem de uma inserção permanente. A fabricante assegura que esse processo elimina a necessidade de várias “reusinagens” da inserção permanente, antes de chegar a um novo perfil de camada alvo.

    O componente de regulação de fluxo da nova inserção de ajuste da Nordson Extrusion Dies consiste de dez segmentos, cada um dos quais pode ser ajustado para reduzir ou aumentar a espessura da camada, girando-se um parafuso correspondente. Uma vez que o perfil alvo foi estabelecido, uma ferramenta de medição fornecida pela empresa reproduz as posições dos parafusos de modo que possam ser usadas para produzir uma inserção permanente exatamente correspondente.

    A fabricante informa que os blocos de geometria fixa Ultraflow I podem ser projetados para acomodar uma bobina de sequência de fluxo com a possibilidade de alterar a sequência de camadas de material sem a necessidade de bloquear canais ou desmontar o bloco de alimentação. A empresa também oferece o bloco de alimentação com geometria ajustável Ultraflow V que, em vez de insertos intercambiáveis, possui planos de combinação ajustáveis embutidos, localizados onde os fluxos de material fundido se encontram com o canal de fluxo central.

    Ainda o grupo – A Nordson Xaloy anuncia o lançamento de um sistema de cilindro e rosca único e patenteado com a promessa de assegurar um menor investimento na injeção de dois componentes em relação aos sistemas de moldagem por coinjeção mais complexos, que usam unidades de injeção separadas. Chamado Twinshot, este novo sistema, constituído por uma rosca com duas áreas de plastificação independentes e um cilindro com duas bocas de alimentação, substitui a rosca e o cilindro padrão, permitindo produzir uma peça com dois componentes em um só ciclo de injeção, com uma única rosca, uma única carga e uma única recuperação.

    Seu uso, porém, é limitado à produção de estruturas sanduíche “A-B-A” simples, sendo contraindicado para injeção de canal quente ou em equipamentos com proporções de C/D inferiores a 20:1. Dentro dessas limitações, a fabricante informa que o sistema pode processar uma ampla variedade de combinações de cores e resinas, bem como retornar de imediato para a injeção monomaterial.

    A fabricante credita ao seu produto a facilidade de adaptação a injetoras novas ou reformadas e também uma maior simplicidade de operação, comparativamente às máquinas de coinjeção equipadas com duas unidades de injeção, com vantagens adicionais de ocupar menor espaço e consumir menos energia elétrica.


    Página 1 de 212

    Compartilhe esta página







      Um Comentário


      1. Antonio Bechueti Junior

        Considerando o canhão de uma Injetora, este sistema é capaz de escalanoar as temperaturas e várias zonas ao longo do canhão?

        Att.



      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *