Embalagens

4 de maio de 2017

Feiplastic – Prévia 2017: Embalagem demanda PE customizado

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Publicado por: Marcelo Fairbanks
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    Plástico Moderno, Feiplastic - Prévia 2017: Embalagem demanda PE customizado

    Plástico Moderno, Innate forma balão estável de 7 camadas

    Innate forma balão estável de 7 camadas

    A Dow apresentará sua linha de resinas de polietileno durante a Feiplastic, enfatizando os produtos inovadores, que se alinham às tendências atuais do mercado de embalagem. Em todo o mundo, os convertedores buscam aumentar a produtividade e reduzir custos, proporcionando alternativas de alta qualidade para os clientes de modo a proteger melhor os produtos e oferecendo aspecto visual mais atraente para o consumidor.

    Como explicou Adriano Aun, gerente de marketing de embalagens de alimentos e especialidades da Dow para a América Latina, o mercado deseja resinas mais eficientes, que permitam operar processos mais simples de transformação, gerando funcionalidades, como aparência superior, manipulação fácil e aproveitamento do total do embalado. “Além disso, a embalagem final precisa atender aos requisitos de sustentabilidade, cada vez mais importantes”, comentou.

    A Feiplastic 2017 acontece em um ano ainda difícil para a economia nacional, cujo PIB despencou quase 8% em 2016 e 2016, afetando vários mercados. Até o setor de embalagens foi atingido, mas em menor gravidade, especialmente no caso dos plásticos, opção que traz vantagens econômicas e logísticas evidentes. “O mercado brasileiro é estratégico para a companhia, acreditamos que as dificuldades atuais serão superadas e haverá uma recuperação de volumes significativa já a partir deste ano”, avaliou Aun.

    Ele apontou que o país conta com um parque moderno de transformação de plásticos em embalagens, capaz de assimilar as inovações tecnológicas mundiais com facilidade. “Inovação em embalagens flexíveis significa usar mais camadas”, afirmou. Ele mencionou que os Estados Unidos já deixaram de produzir filmes monocamada para esse setor por uma razão simples: com maior número de camadas é possível alcançar desempenho superior com menor consumo total de resinas.

    Plástico Moderno, Aun: inovar significa usar filmes com mais camadas

    Aun: inovar significa usar filmes com mais camadas

    Ter uma participação forte no Brasil, maior consumidor de resinas plásticas da América Latina, é fundamental para a Dow, que opera uma capacidade total de produção de 1,2 milhão de t/ano de polietilenos na região (em quatro unidades) e avalia a construção de nova fábrica na Argentina, desde que tenha garantido suprimento de etano por longo prazo e preço adequado. Nos Estados Unidos, a Dow constrói capacidade adicional para 1,35 milhão de t/ano de polietilenos na área do Golfo do México. “Em 2015, a Dow completou 60 anos de presença direta no Brasil, temos conhecimento do mercado e capacidade para atendê-lo”, salientou Eide Garcia, diretor de vendas para o Brasil do negócio de embalagens e plásticos de especialidades.

    Como explicou, o mercado de embalagens está a cada dia mais sofisticado técnica e comercialmente, exigindo estabelecer acordos de colaboração dentro da cadeia produtiva. “Não dá mais para olhar apenas para a resina, tentar vender para os clientes aquele grade de prateleira, porque o mercado quer inovação”, comentou Garcia.

    Por isso, a Dow vai enfatizar durante a Feiplastic o trabalho do Pack Studio, uma rede mundial de especialistas em embalagem que compartilham experiências, facilitando a criação de soluções mais adequadas às necessidades dos clientes. Formada em 2013, a rede conta com instalações dedicadas e pessoal próprio em Jundiaí-SP, nos Estados Unidos, na Europa e no Oriente (Pacífico). Cada unidade desenvolve trabalhos voltados para as solicitações regionais. Jundiaí, por exemplo, tem foco tecnológico voltado para embalagens.


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